Novo aeroporto reposiciona Itabuna no mapa do desenvolvimento; prefeito Augusto Castro e o consultor Mozart Alemão, especialista em engenharia aeroportuária.

Leia em: < 1 minuto

Itabuna deu mais um passo rumo à concretização de um antigo sonho da região: a construção de um aeroporto próprio. O prefeito Augusto Castro (PSD) esteve em São Paulo nesta terça-feira (19.agosto) para uma reunião com o consultor Mozart Alemão, especialista em engenharia aeroportuária, a fim de avançar nas discussões do Plano Diretor que vai nortear a obra.

Segundo Castro, a etapa atual envolve a avaliação de áreas potenciais, elaboração de diagnósticos e estudos técnicos necessários para viabilizar o projeto. “Avançamos na avaliação de áreas prováveis, diagnósticos e estudos técnicos que vão nortear a implantação desse equipamento tão esperado”, afirmou o prefeito.

A construção do novo aeroporto é tratada como prioridade pela gestão municipal. O objetivo, segundo o chefe do Executivo, é ampliar a mobilidade, fortalecer o turismo, atrair investidores e impulsionar a geração de emprego e renda. “O novo aeroporto será um dos maiores vetores de integração e desenvolvimento da nossa região”, disse o prefeito Augusto Castro.

O projeto é visto como estratégico para posicionar Itabuna em um novo patamar de crescimento. Para Castro, a obra tem potencial de transformar a cidade em polo logístico e turístico no sul da Bahia, reduzindo a dependência de aeroportos em municípios vizinhos e ampliando a competitividade regional.

//

Petista Everaldo Anunciação morre após complicações cirúrgicas

Leia em: < 1 minuto

O ex-presidente do diretório estadual do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, morreu nesta quarta-feira (20.agosto), em Salvador. Ele estava internado após passar por um procedimento cirúrgico. Atualmente, ocupava o cargo de vice-presidente nacional do partido, função assumida após a saída de Gleisi Hoffmann para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Servidor público federal, Everaldo teve uma longa trajetória política e sindical. Foi presidente da CUT-Cacaueira, dirigente da CUT-Bahia e coordenador da Troca de Informações de Trabalhadores sobre Multinacionais – Tie/Holanda.

Também presidiu o Diretório do PT de Ilhéus, foi vereador de Itabuna, candidato a vice-governador em 1998 e diretor-geral adjunto da CEPLAC durante o governo Lula.

Valderico Júnior denuncia gesto frio do governador Jerônimo Rodrigues no São João.

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior (UB), disparou contra o governador Jerônimo Rodrigues (PT). Disse em entrevista ao radialista Vila Nova que o petista passou por ele no São João de Jequié e sequer estendeu a mão. O gesto — ou a falta dele — soa menos como descortesia ou apenas fingiu que não viu?

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

//

Expo Cacau 2025 projeta Ilhéus como Capital do Chocolate.

Leia em: < 1 minuto

Ilhéus se prepara para sediar a Expo Cacau 2025, entre os dias 26 e 28 de agosto, no Centro de Convenções. Realizado pela Cocoa Action Brasil, o evento conta com apoio institucional da Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo e de Agricultura e Pesca, além de entidades do setor produtivo.

A expectativa é receber cerca de 10 mil visitantes, entre moradores e turistas. A feira vai expor toda a cadeia produtiva do cacau ao chocolate, com programação que inclui palestras, oficinas, rodadas de negócios, apresentações culturais, gastronomia e atrações diversas.

Com estrutura de grande porte, a Expo Cacau consolida-se como um dos principais eventos do calendário econômico e turístico da região, fortalecendo a imagem de Ilhéus como Capital do Cacau e do Chocolate.

Nova aliança mexe com o tabuleiro político.

Leia em: < 1 minuto

Brasília sediou, nesta terça-feira (19), a primeira convenção da Federação União Progressista (UPb), a nova aliança entre União Brasil e PP que busca ocupar o espaço deixado pela ausência de lideranças nacionais capazes de inspirar e representar a sociedade brasileira.

A federação reúne 109 deputados federais, 19 senadores, 7 governadores, 4 vice-governadores, 186 deputados estaduais, 4 distritais, além de 1.335 prefeitos e 12.398 vereadores em todo o país. Entre os nomes de maior expressão estão o governador Ronaldo Caiado (União-GO) e a vice-governadora Celina Leão (PP-DF).

Já em Itabuna, a nova sigla contará com três vereadores: Kaiá da Saúde, Danilo da Nova Itabuna e Babá Cearense. Apenas Danilo já sinalizou que vai permanecer ao lado de ACM Neto; Kaiá, tudo indica, vai marchar com Jerônimo Rodrigues; e Babá ainda está se definindo.

Integrantes da federação afirmam que o objetivo é consolidar uma frente sólida de poder político e estratégico, posicionando a aliança como alternativa frente à escassez de líderes com projeção nacional.

UPb chega e tensiona cenário em Itabuna.

Notícias mais lidas

Outros assuntos