Clássico BaVI acontece na Arena Fonte Nova, a partir das 16h

Leia em: < 1 minuto

Amanhã (1º.fevereiro), Bahia e Vitória vão se enfrentar na Arena Fonte Nova, em Salvador, às 16h, pela 6ª rodada do Campeonato Baiano. O Vitória é o atual líder da competição com 11 pontos, enquanto o Bahia está na terceira posição com oito pontos.

No histórico do maior clássico da Bahia, o tricolor possui vantagem sobre o rubro-negro, com mais triunfos ao longo dos confrontos, tendo vencido 194 partidas, enquanto o Leão da Barra venceu 153, além de acumularem 152 empates.

 

Conquista foi chancelada pela primeira-dama Andrea Castro durante visita à sede da Secretaria de Políticas para Mulheres da Bahia

Leia em: < 1 minuto

A cidade de Itabuna será uma das contempladas com a Casa da Mulher Brasileira, um importante equipamento de acolhimento e proteção às mulheres em situação de violência. A conquista foi chancelada ontem (30.janeiro) pela primeira-dama Andrea Castro durante uma visita à Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia, em Salvador.

Nesta semana, técnicos da prefeitura e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia realizaram uma vistoria no terreno onde a unidade será construída, no Bairro São Caetano. A unidade de Itabuna será a primeira da região Sul da Bahia e oferecerá serviços como delegacia especializada, juizado e Ministério Público e Defensoria.

 

Polícia chegou até endereço no Bairro Nossa Senhora da Vitória depois de receber denúncia anônima

Leia em: < 1 minuto

Depois de receber uma denúncia anônima, uma guarnição da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) se deslocou até um endereço no Bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus, onde encontraram vestígios de crime ambiental em uma serraria. No local, foram flagradas diversas unidades da floresta nativa que estavam sendo utilizadas na fabricação de produtos, mas sem as autorizações exigidas pela legislação específica.

Segundo a polícia, a madeira teria sido extraída ilegalmente de espécies pertencentes ao bioma da Mata Atlântica. Um homem se apresentou aos policiais, alegando ter acesso e fazer uso do imóvel. Ele foi conduzido e apresentado à delegacia de Polícia Civil para que as medidas legais cabíveis fossem adotadas.

📷 Divulgação CIPPA

Ariel Ayala Assis tem 18 anos e é motivo de orgulho para familiares, professores e colegas

Leia em: < 1 minuto

O jovem Ariel Ayala Assis Souza da Silva, de 18 anos, aluno do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte da Diamantina II (CETEP), em Jacobina, conquistou uma vaga no curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Ariel também alcançou o primeiro lugar na categoria Pessoa com Deficiência (PCD) e ainda aguarda o resultado do vestibular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Oriundo da rede pública estadual, Ariel sempre demonstrou dedicação aos estudos e disse que Computação sempre foi o curso que desejou fazer, pois possibilita aliar a tecnologia à arte. Em 2023, apresentou um estudo sobre hiperfoco no espectro autista, explorando o sistema solar como tema principal. No ano seguinte, desenvolveu uma pesquisa sobre a importância dos satélites na comunicação e realizou a apresentação de forma independente na feira de ciências da escola.

Rui enfatizou que o candidato do PT à presidência em 2026 é Lula

Leia em: < 1 minuto

Nesta sexta-feira (31.janeiro), o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), esteve em Salvador para participar da cerimônia de entrega do Hospital Mont Serrat. Durante a coletiva de imprensa ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), Rui não deixou de falar sobre as próximas eleições.

Em meio às articulações sobre o partido ter ou não um sucessor para o presidente Lula (PT) em 2026, Rui Costa disse que seu nome está disponível para concorrer ao Senado Federal, e não à presidência. O ministro enfatizou que o atual chefe do Executivo nacional é o nome da legenda para concorrer ao próximo pleito.

📷 Foto de Wagner Lopes

Homem estava portando arma de uso restrito quando foi localizado pela polícia

Leia em: < 1 minuto

O quarto e último suspeito de envolvimento na morte do dj e ex-ator mirim, João Rebello Fernandes, de 45 anos, foi preso ontem (30.janeiro) em Vila Velha, no Espírito Santo. O crime aconteceu em outubro do ano passado em Trancoso, distrito de Porto Seguro.

Felipe Souza Bruno, mais conhecido como Zingue, de 22 anos, foi localizado no Bairro Jaboaté após uma denúncia anônima. No momento da abordagem, ele estava com uma pistola calibre 9mm, que é de uso restrito. Prontamente, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, mas já havia um mandado de prisão contra ele por envolvimento no homicídio do dj.

O homem permanece à disposição da Justiça e deve ser recambiado para a Bahia nos próximos dias.

O CRIME

João Rebello estava dentro do próprio carro quando dois atiradores chegaram em uma motocicleta e dispararam várias vezes contra ele. A vítima foi atingida por cerca de 12 disparos e morreu ali mesmo.

A polícia trabalha com a hipótese de que o dj tenha sido confundido com outra pessoa e descartou a possibilidade dele ter qualquer tipo de envolvimento com a criminalidade.

Outros três homens suspeitos de envolvimento no crime já foram identificados pela polícia. Um deles se entregou acompanhado de advogados e permanece preso, enquanto outros dois morreram depois de reagir à voz de prisão e trocar tiros com a polícia.

Produção de café na Bahia para a safra está estimada em 3,4 milhões de sacas

Leia em: 2 minutos

A produção de café na Bahia para a safra de 2025 está estimada em 3,4 milhões de sacas, representando um crescimento significativo de 11,3% em relação à safra anterior, de acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Este aumento é impulsionado, principalmente, pela produção de café conilon, que deve atingir 2,25 milhões de sacas, um crescimento de 13,6%.

Já a produção de café arábica está estimada em 1,16 milhão de sacas, com um aumento de 5,6% na produtividade média, alcançando 20,7 sacas por hectare. Esses números refletem as condições climáticas favoráveis e a adoção de tecnologias avançadas de manejo e irrigação.

Comparando com a safra de 2024, que foi marcada por desafios climáticos como estiagens e altas temperaturas, a safra de 2025 apresenta uma recuperação notável. Em 2024, a produção total de café na Bahia foi de, aproximadamente, 3,06 milhões de sacas, com uma produtividade média de 30,3 sacas por hectare. A melhoria nas condições hídricas no último trimestre de 2024 e o uso eficiente de técnicas de fertirrigação contribuíram para o aumento da produção e da produtividade na safra atual.

Os resultados positivos da safra de 2025 são atribuídos à regularidade das chuvas e ao uso de irrigação suplementar, que beneficiaram especialmente as lavouras de café conilon na região do Atlântico, no sul da Bahia. Além disso, a diversificação das fases de desenvolvimento das lavouras de café arábica nas regiões do Planalto e Cerrado também contribuiu para a estabilidade da produção.

As perspectivas para os preços do café no Brasil em 2025 indicam que eles devem permanecer elevados, pelo menos até o final do primeiro semestre. Entre as causas, estão as adversidades climáticas, como secas prolongadas e altas temperaturas, que reduziram a produtividade das lavouras brasileiras. Além disso, a demanda global por café continua a crescer, impulsionada por mercados emergentes como a China, enquanto os estoques mundiais não acompanham.

Material foi encontrado em área de mata no Bairro Califórnia

Leia em: < 1 minuto

Durante mais uma fase da Operação Garra de Arquimedes, policiais militares do 15° Batalhão apreendem arma de fogo, drogas e coletes balísticos no Bairro Califórnia, em Itabuna. O material foi encontrado em uma área de mata.

Nesta ação, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, três coletes balísticos, 100 gramas de maconha, 40 gramas de crack, 20 gramas de cocaína, seis munições calibre 38 e três balanças de precisão. Ninguém foi preso.

Atendimento vai acontecer em sete postos da capital baiana e outros 10 do interior do estado

Leia em: < 1 minuto

O SAC vai promover um atendimento especial para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em sete postos da capital e 10 do interior. A ação acontece amanhã (1º.fevereiro), de 8h às 12h, nos postos SAC Cajazeiras, Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pituaçu e Uruguai, em Salvador; além de Alagoinhas, Barreiras, Conquista II, Eunápolis, Feira II, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jequié e Juazeiro.

O atendimento da CIN é realizado por agendamento prévio, que deve ser feito através do aplicativo ou portal www.ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). Para fazer o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil original.

A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada. Para outras informações, a Saeb disponibiliza os sites https://www.ba.gov.br/administracao/ e www.sac.ba.gov.br.

📷 Ascom SAEB

Notícias mais lidas

Outros assuntos