Suspeita é que botijão de gás tenha explodido e provocado o incêndio

Leia em: < 1 minuto

Por volta das 15h40 desta quinta (25.julho), o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para debelar as chamas que consumiam um imóvel localizado na região conhecida como Baixa Fria, no Bairro São Lourenço, em Itabuna. Inicialmente, os próprios vizinhos tentaram apagar o fogo, mas não conseguiram.

A principal suspeita é que um botijão de gás tenha explodido e causado o incêndio. Infelizmente, duas crianças que estavam no interior do imóvel não conseguiram sair do local a tempo. Os corpos foram encontrados carbonizados pelos bombeiros.

Nos vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ter noção da dimensão dessa tragédia. Na comunidade, o clima é de desespero. Segundo informações de alguns vizinhos, as vítimas tinham 3 e 8 anos de idade.

O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para realizar o levantamento cadavérico. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Adélia Pinheiro e Rui Costa se reuniram em Brasília para falar sobre projetos para Ilhéus

Leia em: < 1 minuto

A pré-candidata a prefeita de Ilhéus pelo PT, Adélia Pinheiro, demonstrou ter prestígio com o ex-governador da Bahia e atual ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT). Adélia se reuniu com Rui durante uma reunião em Brasília.

Nas redes sociais, Adélia fez questão de publicar uma foto ao lado do ministro e agradecer pela confiança: “Nossa pauta foi, claro, sobre Ilhéus e os muitos projetos para trazer a mudança e melhorar a vida na cidade. Tenho uma relação de confiança com o nosso ex-governador e trago na bagagem novidades, além do imenso carinho e respeito que ele tem pelos ilheenses. Rui Costa foi um governador que muito investiu no nosso município”.

"Ele vendeu a legenda para o prefeito atual e me tirou a possibilidade de ser candidato a prefeito", disse Isaac Nery sobre mudança de postura do Bispo Márcio Marinho

Leia em: < 1 minuto

O médico e pré-candidato a prefeito de Itabuna, Dr. Isaac Nery (PDT), acusou o Bispo Márcio Marinho (Republicanos) de traição durante uma entrevista ao jornalista Oziel Aragão. Segundo o médico, o líder do Republicanos na Bahia o enganou quando fez o convite para integrar a legenda.

Ainda segundo Dr. Isaac, o Bispo Márcio Marinho teria garantido que apoiaria a pré-candidatura dele à prefeitura de Itabuna neste ano, mas decidiu se aliar ao prefeito Augusto Castro (PSD): “Márcio Marinho me traiu, mentiu pra mim e me enganou quando me chamou para o Republicanos. Ele não foi homem de palavra! Ele disse que eu era o candidato a prefeito em 2024 para que eu me filiasse ao partido. Olhando em meus olhos, ele disse que era homem de palavra. Eu acreditei! O Republicanos quis me vender para o prefeito atual. Ele vendeu a legenda para o prefeito e, quando ele vendeu a legenda para o prefeito atual, ele me tirou a possibilidade de ser candidato a prefeito”.

Capitão Azevedo precisa se decidir e comunicar decisão ao ex-prefeito ACM Neto até amanhã

Leia em: 2 minutos

Parece que a ficha do ex-prefeito e pré-candidato a prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (UB), ainda não caiu. Depois da reunião com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), em Salvador, na última terça-feira (23.julho), o político ainda não se pronunciou e optou pelo silêncio.

O prazo para que Azevedo comunique a decisão ao mandachuva do partido na Bahia termina amanhã (26.julho). A orientação é que Azevedo desista da pré-candidatura para apoiar o deputado estadual Pancadinha (Solidariedade), mas o Capitão não estaria satisfeito com essa opção. Isso porque as pesquisas encomendadas pelo grupo apontam que o parlamentar é o único que pode enfrentar o prefeito e pré-candidato à reeleição, Augusto Castro (PSD).

Quem participou da reunião afirma que houve um acordo prévio entre Pancadinha, Azevedo, Isaac Nery (PDT) e ACM Neto para que o pré-candidato de oposição melhor posicionado nas pesquisas seria o cabeça de chapa. Azevedo “caiu na pilha” de Neto ao aceitar os termos do acordo, mas, no final da contas, não teve vantagem e vai precisar abrir mão da ideia de tentar comandar o Centro Administrativo Firmino Alves mais uma vez.

Será que o silêncio do Capitão significa uma tentativa de tentar se aliar a outro grupo?

A pergunta de 1 milhão de dólares é: Onde está o Capitão?

📷 Reprodução/Redes Sociais

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

ANÁLISE❗ O balaio em que Capitão Azevedo se encontra em Itabuna; veja possíveis saídas para ex-prefeito

ESCLARECIMENTO❗ PDT desmente fake news sobre desistência de pré-candidatura de Dr. Isaac Nery

ANÁLISE❗ As garras de ACM Neto na pré-candidatura de Pancadinha a prefeito de Itabuna

APOIO BUMERANGUE❗ Pastor Elias Fernandes desiste da “birra” e volta a apoiar prefeito Augusto Castro

Pastor Elias havia desistido de apoiar gestão após receber proposta de ‘’esvaziamento’’ do próprio partido, mas já voltou a apoiar Augusto Castro

Leia em: 2 minutos

Parece que a birra do pastor Elias Fernandes (Agir) com o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), acabou. Em abril, o líder religioso e presidente municipal do Agir anunciou o rompimento com a gestão após uma proposta para “esvaziar” o próprio partido.

Na época, em entrevista a este Pauta Blog, o pastor Elias declarou que jamais aceitaria a proposta feita por Augusto: “Ele me propôs algumas vantagens para que isso acontecesse e eu disse a ele que isso não seria possível porque eu não sou uma mercadoria e tenho dignidade. Não faria isso por nenhuma vantagem!”.

O pastor também disse a este Pauta Blog que não concordava com esse tipo de negociação dentro da política: “Ele [Augusto] fez uma proposta que eu nunca fiz a ninguém de tentar prejudicar um partido para beneficiar outro”.

De abril até agora, parece que muita água passou debaixo dessa ponte e o pastor mudou de ideia em uma espécie de apoio bumerangue. Nesta semana, com o sorriso no rosto, posou ao lado do prefeito e reafirmou a intenção de apoiar a tentativa de reeleição. Qual será a proposta da vez? Vai entender os conchavos políticos! 

RELEMBRE O CASO ⤵️

DESABAFO❗ Após atrito com prefeito Augusto Castro, pastor Elias Fernandes renuncia ao cargo antes mesmo de ser empossado

Fernando Gomes governou Itabuna por cinco mandatos

Leia em: 2 minutos

A morte do ex-prefeito de Itabuna por cinco mandatos, Fernando Gomes, completou dois anos ontem (24.julho). O político também exerceu o cargo de deputado federal e se dedicou à agropecuária.

Fernando tinha 83 anos de idade quando faleceu. Ele contraiu uma bactéria no fígado e chegou a ficar internado no Hospital Aliança, em Salvador, mas não resistiu ao agravamento no quadro de saúde.

O ex-prefeito foi responsável pela viabilização de grandes obras em Itabuna, a exemplo do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, Maternidade Ester Gomes, Vila Olímpica, Teatro Municipal Candinha Doria, Usina Asfáltica, além da construção de 57 escolas municipais e três viadutos.

Fernando deixou a esposa e ex-secretária de Assistência Social de Itabuna, Sandra Neilma, com quem teve duas filhas. Também deixou outros quatro filhos, duas mulheres e dois homens, frutos do primeiro casamento, e netos.

CONFIRA A ENTREVISTA DE FERNANDO GOMES NO PAUTA BLOG ⤵️

Ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes declara sobre eleições de outubro: “Eu sou amigo de Rui Costa! Não sou amigo do PT, eu não sou petista. Hoje, eu não tenho candidato a nada!”; Ouça algumas partes❗

Multas podem ser aplicadas para quem realizar prática e, posteriormente, denúncia será feita à Polícia Civil

Leia em: < 1 minuto

O Departamento de Fiscalização da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna está notificando comerciantes e prestadores de serviço que insistem em fixar cartazes publicitários em equipamentos públicos. A publicidade irregular contraria as normas do Código de Posturas do Município e estabelece a aplicação de multas para quem realizar a prática.

Em caso de reincidência, o infrator será denunciado à Polícia Civil para que seja punido como prevê a legislação e, até mesmo, faça o ressarcimento do recurso investido pelo município na conservação e preservação dos equipamentos pichados ou com cartazes afixados.

📷 Foto divulgada pela prefeitura de Itabuna

Augustão deve anunciar até esta sexta-feira sua posição de apoio para concorrer à cadeira do Palácio Paranaguá.

Leia em: 2 minutos

Pelo andar da carruagem, o vereador de Ilhéus, Augustão (PDT), deve retirar a pré-candidatura a prefeito de Ilhéus. Informações apuradas por este Pauta Blog confirmam que o político vai participar de algumas reuniões hoje (25.julho) para definir quem vai apoiar nas eleições de outubro.

Há duas possibilidades para o vereador: apoiar a pré-candidatura da ex-secretária estadual, Adélia Pinheiro (PT), ou a do empresário Valderico Júnior (União Brasil). Lembrando que Augustão saiu do PT porque não encontrou apoio para lançar a própria pré-candidatura ao Palácio Paranaguá. Será que ainda guarda alguma mágoa do partido?

Ainda segundo a apuração deste Pauta Blog, o que está descartada mesmo é a hipótese de Augustão apoiar o nome de Bento Lima (PSD), pré-candidato apoiado pelo atual prefeito Marão (PSD).

Em declaração ao Portal A Tarde, o presidente estadual do PDT, Félix Mendonça Jr., garantiu que a decisão é do vereador: “Hoje, nós temos a pré-candidatura de Augustão em Ilhéus e caberá a ele decidir. Se mantiver seu nome, terá nosso total suporte. Se decidir compor, também não vamos nos opor”.

Pitaco do Pauta Blog: pela aproximação de Augustão com a ala petista, ele deve ancorar seu apoio na campanha de Adélia Pinheiro. A conferir!

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

ANÁLISE❗ As garras de ACM Neto na pré-candidatura de Pancadinha a prefeito de Itabuna

ANÁLISE❗ O balaio em que Capitão Azevedo se encontra em Itabuna; veja possíveis saídas para ex-prefeito

Dando está afastado da Câmara de Itabuna desde junho do ano passado

Leia em: < 1 minuto

O vereador de Itabuna, Dando Leone (PDT), demonstrou apoio à pré-candidatura do médico Isaac Nery (PDT) à prefeitura de Itabuna. Dando está afastado das funções legislativas desde junho do ano passado, quando foi alvo de uma operação do Ministério Público estadual.

Nas redes sociais, Dando elogiou a postura do correligionário: “Dr. Isaac Nery continua firme em sua pré-candidatura, buscando, fervorosamente, todos que compartilham do seu compromisso com a cidade. Sua determinação e visão inspiram confiança, prometendo um futuro de progresso e bem-estar para todos os cidadãos de nossa comunidade”.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

ANÁLISE❗ As garras de ACM Neto na pré-candidatura de Pancadinha a prefeito de Itabuna

ANÁLISE❗ O balaio em que Capitão Azevedo se encontra em Itabuna; veja possíveis saídas para ex-prefeito

//

TCM encontrou irregularidades nas contratações de empresas de serviços de limpeza

Leia em: < 1 minuto

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia emitiram um parecer pela procedência parcial do Termo de Ocorrência lavrado pela Inspetoria Regional contra o ex-prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bitencourt, por causa de irregularidades nas contratações de diversas empresas para a prestação de serviços de limpeza pública em 2016. Foi aplicada uma multa no valor de R$ 4 mil ao ex-gestor.

Também foi determinado o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$ 384.283,50, com recursos pessoais do ex-prefeito, diante da ausência de notas fiscais em processos de pagamento, de planilhas de serviços executados junto aos documentos de despesa e de desconto de ISSQN.

Foi apontada a existência de diversas irregularidades nos processos licitatórios realizados, a exemplo da ausência de nota fiscal nos processos de pagamentos; de justificativa/comprovação da compatibilidade entre os preços estimados com os praticados no mercado e no âmbito da administração pública; e de pesquisa de mercado ou critérios para estipular o fornecimento a ser efetuado e de planilhas de serviços executados junto aos documentos de despesa.

Notícias mais lidas

Outros assuntos