Presidente estadual da sigla, João Roma, vai participar do evento na Câmara de Vereadores

Leia em: < 1 minuto

Está marcada para o próximo domingo (28.julho) a Convenção Municipal do PL de Itabuna. O evento vai acontecer na sede da Câmara de Vereadores, de 13h às 18h.

O presidente estadual da sigla, João Roma, vai comparecer à convenção. Existe a expectativa de que o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, também participe do ato por meio de uma videochamada e a data de sua vinda a Itabuna.

O engenheiro civil Chico França, pré-candidato a prefeito pela legenda, convidou a população para participar. No encontro, serão apresentados os nomes dos pré-candidatos que desejam concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Ferlú Mansur esteve com Otto Alencar em Salvador para reafirmar parceria

Leia em: < 1 minuto

O senador da República e líder do PSD na Bahia, Otto Alencar, declarou apoio irrestrito à reeleição do prefeito Ferlú Mansur (PSD) em Arataca. Para Otto, a parceria entre ele e o atual gestor só tende a aumentar durante o segundo mandato com o objetivo de destinar ainda mais recursos para executar obras no município.

“Eu tenho muita admiração pelo trabalho dele. Agora, ele vai para a reeleição com o meu apoio, além do apoio do governador Jerônimo e do presidente Lula. No segundo mandato, vamos dobrar as emendas e os recursos para você fazer mais e melhor pelo município de Arataca. Pode contar comigo!”, disse Otto em vídeo gravado em seu gabinete em Salvador.

Emocionado, Ferlú agradeceu o apoio e disse ter muita admiração pelo senador: “Muito obrigado por tudo. Você é um grande líder político, que é exemplo. Nós acompanhamos o senhor porque nos orgulhamos do seu caráter”.

//

Líder religioso congregava no Bairro Pedro Jerônimo

Leia em: 2 minutos

O pastor Jorge Oliveira, responsável por ministrar na Congregação do Bairro Pedro Jerônimo, em Itabuna, faleceu. O velório vai ser realizado na sede da Igreja Batista Teosópolis. Nossos sentimentos à família.

Atualização às 16h50min de 24 de julho: O líder religioso realizava hemodiálise, mas precisou ser submetido a um procedimento cirúrgico no coração, o que gerou complicações no quadro de saúde e impediu a continuidade das sessões de hemodiálise. Pastor Jorge precisava ser transferido para uma unidade de saúde com mais recursos, no entanto, a situação se agravou e ele não resistiu.

Amanhã (25.julho), às 14h, haverá um Culto Memorial na Igreja Batista Teosópolis e, às 15h30, o corpo do Pastor Jorge vai ser sepultado no Cemitério Campo Santo.

“Pastor Jorge e sua família eram queridos pela comunidade cristã que apascentava. Era um pastor que tinha paixão pela vida”, disse o ex-secretário municipal Júnior Brandão (foto).

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

ESCLARECIMENTO❗ PDT desmente fake news sobre desistência de pré-candidatura de Dr. Isaac Nery

ANÁLISE❗ As garras de ACM Neto na pré-candidatura de Pancadinha a prefeito de Itabuna

ANÁLISE❗ O balaio em que Capitão Azevedo se encontra em Itabuna; veja possíveis saídas para ex-prefeito

Pancadinha é o nome escolhido por ACM Neto para disputar prefeitura de Itabuna

Leia em: 2 minutos

Em um ato estratégico, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), viabilizou a pré-candidatura do deputado estadual Pancadinha (Solidariedade) à prefeitura de Itabuna após uma reunião com outros pré-candidatos de oposição ao prefeito Augusto Castro (PSD). Neto demonstrou, inclusive, que é mais fiel que Pancadinha já que o deputado continua em cima do muro em relação ao governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT).

Pancadinha continua em cima do muro em relação ao governador Jerônimo Rodrigues.

Todos sabem que Neto, líder do União Brasil na Bahia, é opositor ferrenho ao petista, principalmente, quando os assuntos são segurança pública e educação. A postura ambígua de Pancadinha com o governo estadual levanta o seguinte questionamento: Qual foi a posição do deputado quanto às críticas feitas por Neto à gestão estadual? Ele concordou, discordou ou fingiu que não viu nada?.

Por um lado, a falta de posicionamento pode enfraquecer a posição política de Pancadinha e causar desconfiança nos eleitores. Por outro, a neutralidade pode ser interpretada como uma tentativa de se tornar uma espécie de mediador imparcial, capaz de atrair apoio de ambos os lados.

ACM Neto, que não é bobo nem nada, deu corda a Pancadinha. A julgar pela experiência do ex-prefeito da capital baiana, a conta pode ser bem cara no final. A conferir!

No cenário político itabunense, Pancadinha está fortalecido porque analisou o jogo e buscou fincar as apostas no deputado federal Elmar Nascimento (UB), que está cotado para presidir a Câmara dos Deputados, em Brasília.

Ao endossar a figura de Pancadinha, ACM Neto aposta em repercussões significativas no futuro. Caso o deputado prove lealdade, essa aliança pode consolidar o poder e a influência política de Neto.

A maior surpresa vai ser o fato de Pancadinha conseguir convencer o ex-prefeito Capitão Azevedo (PDT) a entrar no páreo na condição de pré-candidato a vice. A eventual saída do Capitão muda, significativamente, a disputa porque o político tem muitos votos entre a classe mais carente da cidade. 

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

ANÁLISE❗ O balaio em que Capitão Azevedo se encontra em Itabuna; veja possíveis saídas para ex-prefeito

"Isaac Nery é candidatíssimo!", dispara presidente Fernando Netto

Leia em: < 1 minuto

O presidente do PDT de Itabuna, Fernando Netto, emitiu uma nota de esclarecimento para desmentir a informação de que o médico Isaac Nery teria desistido da pré-candidatura a prefeito.

Segundo Netto, espalhar essa notícia é uma estratégia da oposição: “O objetivo é desestabilizar o nome que representa a verdadeira mudança para nossa cidade. Isaac Nery é candidatíssimo!”.

Nas redes sociais, Dr. Isaac Nery postou uma legenda sobre a importância de lutar: “Não desista. Geralmente, é a última chave do chaveiro que abre a porta”.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

ANÁLISE❗ O balaio em que Capitão Azevedo se encontra em Itabuna; veja possíveis saídas para ex-prefeito

Capitão Azevedo tem até sexta-feira para sanar o imbróglio. Haja tinta de caneta para preparar argumentos.

Leia em: 3 minutos

A política é uma ciência que nem mesmo os cientistas são capazes de explicar. Não há espaço para achismos no campo político porque as decisões são tomadas com base em estatísticas. Nesse cenário lógico, o caldo envolvendo o ex-prefeito e pré-candidato a prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (UB), pode entornar a qualquer momento.

Tudo tem um preço e, nesse caso, a lentidão de Azevedo dentro da política pode custar caro demais. O capítulo da vagareza começou ainda em 2022 quando o Capitão decidiu, de última hora, por qual partido se candidataria a deputado. Com poucas opções, embarcou no PDT, onde permaneceu até março deste ano. Diante da morosidade do Capitão, a sigla comprou o passe de Dr. Isaac Nery e forçou o ex-prefeito a se abrigar em outro ninho.

Azevedo, então, se aproximou do vice-prefeito e presidente municipal do União Brasil, Enderson Guinho, e, juntos, partiram para a capital baiana. De lá, o vice-presidente nacional da legenda, ACM Neto, deu uma guarida momentânea ao Capitão. A lua de mel, no entanto, durou pouco porque o peso das influências ocultas foi forte a ponto de colocar em xeque a candidatura do ex-prefeito nas eleições deste ano.

Quem participou da reunião realizada ontem (23.julho) em Salvador relatou a este Pauta Blog que o Capitão não ficou satisfeito com o rumo da prosa, que também reuniu o deputado estadual Pancadinha (Solidariedade) e o médico Isaac Nery.

Diante da decepção, ainda restam algumas alternativas para o ex-prefeito. Veja!

1️⃣ Permanecer fiel a ACM Neto e viver sem asa política, ou seja, contentar-se em ficar onde Neto decidir;

2️⃣ Seguir os comandos do novato e deputado Pancadinha, o que seria doloroso para quem já teve tinta na caneta e governou uma das maiores cidades do Sul da Bahia;

3️⃣ Abraçar o prefeiturável Isaac Nery, mas essa é uma missão quase (im)possível (ou não) de ser cumprida;

4️⃣ “Cair esbravejando”, o que significaria dar tchau ao grupo de ACM Neto e cair nos braços do governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), aderindo à campanha de reeleição do atual prefeito Augusto Castro (PSD);

Ps.: Essa seria uma excelente possibilidade porque o Capitão passou quatro anos sendo complacente e não chegou a criticar a gestão atual em nenhuma ocasião;

O balaio em que Capitão Azevedo se encontra é resultado das más decisões tomadas lá atrás e que refletem no presente. O final do enredo não está favorável ao ex-prefeito, que sempre se considerou um grande jogador político e, na verdade, comportou-se como amador na arte de “apenas” conquistar votos e não garantir alianças duradouras.

Se o União Brasil de Itabuna decidir apoiar a pré-candidatura de Pancadinha, o Capitão vai ficar “a ver navios”. O político tem até a próxima sexta-feira (26.julho) para comunicar o posicionamento ao mandachuva do União Brasil.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

ANÁLISE❗ As garras de ACM Neto na pré-candidatura de Pancadinha a prefeito de Itabuna

//

Evento acontecerá entre 15 e 18 de agosto no Espora de Ouro

Leia em: < 1 minuto

A Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (ADASB) vai realizar a 5ª Edição do Final de Semana do Produtor entre os dias 15 e 18 de agosto no Espora de Ouro, em Itabuna. A proposta é que, neste ano, o evento ganhe uma grandiosidade e seja ”Muito Maior e Melhor”.

Na programação, estão previstas a realização de palestras, workshop de churrasco, leilão de gado, além da montagem de stands de diversos segmentos do comércio regional e a realização da Copa Grapiúna de 3 Tambores,. No espaço, também haverá restaurantes, parque infantil e oportunidades de negócios.

A expectativa é de um público ainda maior que o registrado na edição do ano passado, quando cerca de 10 mil pessoas visitaram a feira durante os três dias.

Tags: ,

Entrega da honraria acontecerá no Teatro Candinha Doria, a partir das 19h30

Leia em: < 1 minuto

Para marcar os 114 anos de emancipação político-administrativa de Itabuna, que serão completados no próximo domingo (28.julho), vai ser realizada a entrega da Comenda Firmino Alves às pessoas que se destacaram na sociedade com prestação de serviços ou trabalhos relevantes. A honraria será entregue amanhã (25.julho), às 19h30, no Teatro Municipal Candinha Dória.

As comendas serão concedidas à juíza federal Maízia Seal Carvalho, aos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro e Roberto Maynard Frank, ao comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Robson Farias, ao diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Bernardo Cerqueira Dutra, além da delegada de Polícia Civil, Maria das Graças Valadares Oliveira.

Entre os homenageados, também estão a médica Larissa Almeida Andrade Kowalski, o médico Glaucio Werneck Mozer, o ex-vereador João Xavier e a diretora da Ação Solidária Adventista, Ana Carla Santos Pita.

Notícias mais lidas

Outros assuntos