Presidente da Câmara de Ilhéus, Jerbson Moraes sai vitorioso de manutenção da cassação de Luca Lima após TJ-BA derrubar decisão da Justiça ilheense

Leia em: 2 minutos

Na semana passada, a Justiça de Ilhéus anulou o processo de cassação do mandato do ex-vereador Luca Lima (PSDB), afastado do cargo em agosto do ano passado após ser investigado em um esquema de rachadinha. Já o Tribunal de Justiça da Bahia decidiu, nesta semana, derrubar a decisão ilheense e manter o ex-vereador longe da Casa Legislativa.

Além de liderar o esquema de rachadinhas, Lima foi acusado de assédio moral e sexual contra funcionários da Câmara de Ilhéus. O então vereador também utilizava os servidores da instituição para prestar serviços em uma clínica de propriedade dele e, pelas acusações, 18 vereadores decidiram pelo afastamento imediato do edil.

Enquanto a Justiça ilheense queria reconduzir Luca ao cargo e realizar o pagamento retroativo dos salários, o TJ-BA entendeu que os vereadores agiram de forma correta e manteve a cassação. Até hoje, a defesa de Luca afirma que não existem provas de que ele tinha participação no esquema.

Luca Lima, ex-vereador cassado e o atual vereador Baiano do Amendoim

Com a decisão do TJ, o vereador Baiano do Amendoim (PSDB) – que assumiu uma cadeira na Câmara de Ilhéus após a saída de Luca Lima – continua exercendo o cargo até 2024.

QUEDA DE BRAÇO
Para o presidente da Câmara de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), essa decisão do TJ prova que o trabalho realizado pelos vereadores ilheenses foi pautado nas provas apresentadas pela relatoria: “Essa é uma confirmação de que a nossa análise foi criteriosa e baseada em fatos, não em hipóteses. A Câmara reitera a parceria com a sociedade para que Ilhéus tenha representantes comprometidos com a população do início ao fim”.

Ainda de acordo com Jerbson, essa vitória da atual gestão respinga positivamente nos pré-candidatos apoiados por ele, Soane Galvão (PSB) para deputada estadual e Paulo Magalhães (PSD) para deputado federal.

Encontro de Didiu e Cris Correia acontece amanhã no Bairro Pedro Jerônimo

Leia em: < 1 minuto

O primeiro suplente de vereador de Itabuna pelo Partido Liberal, Diogenes Monteiro, mais conhecido como “Didiu”, já declarou apoio à pré-candidatura de Cris Correia (PSDB) a deputada federal. Didiu é uma figura bastante conhecida na cidade e, atualmente, é presidente da Associação de Moradores do Bairro Pedro Jerônimo.

Nas últimas eleições municipais, Didiu tentou, pela terceira vez, se tornar vereador, mas “bateu na trave” de novo. Conseguiu 900 votos, se tornou o primeiro suplente da Câmara e é considerado um verdadeiro puxador de votos na periferia já que tem envolvimento com projetos sociais.

Amanhã (9.julho), vai acontecer um encontro na Rua Nossa Senhora Aparecida, nº 366, Bairro Pedro Jerônimo, para apresentar as propostas da pré-candidata Cris Correia caso seja eleita deputada. A comunidade está convidada para abraçar essa ideia e reforçar a necessidade de ter um representante da região na Câmara Federal.

Além do apoio à pré-candidatura de Cris Correia, Didiu afirmou que pretende votar em ACM Neto para governador da Bahia. Já em relação ao cenário nacional, o suplente afirmou que não vai levantar bandeiras e se considera neutro.

Parceria entre Ferlú e Otto Filho vai além da política e promete levar ainda mais benefícios para Arataca

Leia em: < 1 minuto

Ontem (7.julho) foi aniversário do deputado federal Otto Filho (PSD) e o prefeito de Arataca, Ferlú Mansur (PSD), fez questão de parabenizar o amigo e grande parceiro do município. A dupla já conseguiu grandes avanços para o povo arataquense e promete que vem muito mais por aí.

Nas redes sociais, o gestor fez questão de desejar votos de felicidade ao parlamentar: “É com grande alegria que parabenizo o amigo e deputado federal, Otto Alencar Filho (Otinho), pelo seu aniversário e desejo que Deus ilumine seus caminhos para que prossiga sempre na trilha do bem e trabalhando cada vez mais em prol de nossa terra e nossa gente”.

Em Barreiras, polícia interceptou veículo que transportava 676 quilos de maconha; já em Vitória da Conquista, cão K9 Kaleu identificou 22 quilos de drogas dentro de bagagem

Leia em: 2 minutos

Ontem (7.julho), a PRF (Polícia Rodoviária Federal) realizou duas grandes apreensões de drogas nas cidades de Barreiras e Vitória da Conquista. Ao todo, aproximadamente, 700 quilos de maconha foram tirados de circulação pelos agentes rodoviários federais.

A primeira apreensão aconteceu em Barreiras por volta das 13h40 quando os policiais realizavam uma fiscalização em frente à unidade operacional e verificaram que o condutor de uma caminhonete tentou fugir da abordagem. Ele foi alcançado e assumiu que o veículo transportava drogas.

Nesse carro, a polícia encontrou 676,12 quilos de maconha divididos em 828 tabletes. O motorista era um jovem de 24 anos que disse que ganharia R$ 5 mil para levar os entorpecentes de Colombo, em Santa Catarina, até Recife. Havia outro homem dentro do automóvel, que também assumiu a responsabilidade sobre a maconha, e os dois foram presos em flagrante.

Horas mais tarde, a PRF abordou um ônibus que seguia de São Paulo para Caruaru na BR-116, trecho de Vitória da Conquista. Durante fiscalização no bagageiro, o cão farejador K9 Kaleu sinalizou que havia encontrado drogas em uma das malas. Nessa bagagem, foram encontrados 22 quilos de maconha.

De acordo com a PRF, a mala pertencia a uma mulher de 29 anos que disse que receberia R$ 1.400 pela droga para chegar até o estado de Sergipe. Ela foi encaminhada à delegacia de Polícia Civil e autuada em flagrante por tráfico de drogas.

Júnior Brandão informa que cerca de 30% das unidades escolares ainda estão em reformas // 📷 Foto de Pedro Augusto

Leia em: 2 minutos

A Secretaria Municipal da Educação está programando o retorno às atividades presenciais em mais oito unidades da Rede Pública Municipal de Ensino nesta semana, depois do recesso junino. Com isto, ao todo 60 unidades escolares de um total de 89 retornam com 100% presencial, de acordo com o secretário Josué Brandão Junior.

De acordo com o planejamento do Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria municipal da Educação, está programado o retorno do atendimento presencial para hoje 6ª feira (8.julho), das seguintes escolas: Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco (Califórnia), Três Irmãos (Pedro Jerônimo), Margarida Pereira (Maria Pinheiro), João Mangabinha Filho (Mangabinha), Luiz Viana Filho (Santo Antônio), Ewerton Chaloup (Zizo), Pedro Lemos (Lomanto Júnior) e Brasília Baraúna (São Roque).

A diretora de Educação Básica, Elioenai Farias, explica que para assegurar o retorno às atividades presenciais nestas unidades escolares foram eecutadas intervenções de revitalização pela equipe de manutenção da própria Secretaria bem como por meio da construtora contratada pela Prefeitura, priorizando reparos nos sistemas elétrico e hidráulico, além de telhados, em alguns casos.

A diretora acrescenta ainda que para o regresso de alunos e professores às salas de aula, estão sendo adotadas medidas para cumprimento dos protocolos de segurança sanitária, incluindo maior eficiência na higienização dos espaços escolares, respeitando as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Municipal de Educação (CME).

Além das oito escolas que retornam durante esta semana, a Secretaria Municipal da Educação está transferindo provisoriamente o funcionamento da Escola Municipal Flávio Simões, no Bairro Califórnia, para as instalações do Colégio Ciso, onde serão atendidos 1.400 alunos nos três turnos.

No Ciso, já estão instalados o Centro Psicossocial de Educação Inclusiva (CEPEI) e o Centro de Formação e Tecnologia Municipal (CFTM).  A pretensão da SEDUC é viabilizar o retorno 100% presencial em todas as escolas da Rede Pública Municipal ainda este semestre.

Para tanto, estão sendo feitas intervenções, requalificação e  revitalização de espaços educativos, incluindo a  locação de novos espaços para funcionamento provisório.

//

Leia em: < 1 minuto

As vítimas foram identificadas como Lucival de Jesus Conceição, de 40 anos, e Sandro da Cruz Regis, de 29 anos. Eles são de Salvador e estavam em Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro, trabalhando na colocação de manilhas quando a tragédia aconteceu.

Os corpos foram encontrados horas depois cerca de 7 metros abaixo do solo após um intenso trabalho do Corpo de Bombeiros Militar.

📷 Fotos são reprodução redes sociais

Notícias mais lidas

Outros assuntos