"Sigo como um soldado da democracia, estimulando a composição para romper a polarização política", declara Moro no Twitter

Leia em: < 1 minuto

Após o anúncio de que o deputado federal e líder nacional do União Brasil, Luciano Bivar, foi o escolhido pela legenda como pré-candidato a presidente, o ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, usou as redes sociais para dizer que é um “soldado da democracia”. Recentemente, Moro trocou o Podemos pelo União Brasil e chegou a declarar que estava “à disposição para concorrer à Presidência” e que não havia “desistido de nada”.

No Twitter, Moro disse que espera que as demais legendas indiquem os pré-candidatos com clareza: “O União Brasil escolheu o seu pré-candidato à Presidência, Luciano Bivar. Espera-se que os demais partidos também possam definir, com clareza, os seus pré-candidatos. Sigo como um soldado da democracia, estimulando a composição para romper a polarização política”.

//

Juvenal acumula passagens pela Ceplac, Ibametro e FASI

Leia em: < 1 minuto

Na edição desta 5ª feira (14.abril) do Diário Oficial do Estado da Bahia, o administrador de empresas e ex-bancário, Juvenal Maynart Cunha, foi nomeado pelo governador Rui Costa (PT) como superintendente da secretaria estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).

Anteriormente, Juvenal foi presidente da Fasi (Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna), superintendente regional e diretor-geral da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), além de diretor-geral do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro).

//

Leia em: 2 minutos

O pré-candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), reagiu ao ataque do ex-secretário de educação do governo petista, Jerônimo Rodrigues, ao presidente Jair Bolsonaro, em entrevista à rádio Massa FM, na manhã desta 5ª feira (14.abril).

“O presidente Bolsonaro disse o que os fatos comprovam. A Bahia ocupa a última colocação no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb). O pior ensino do Brasil é o troféu do atraso que conquistou o pré-candidato do PT como secretário de educação. Isso é indiscutível”, disse Roma.

O pré-candidato bolsonarista destacou que a Bahia está no fim da fila também da saúde e segurança pública. “O legado dos 16 anos de PT para os baianos são os piores indicadores sociais do Brasil, mas o seu pré-candidato tem a desfaçatez de dizer que o presidente Bolsonaro não cuida de gente”.

Para o ex-ministro da Cidadania, o petista não vive na realidade, vive na propaganda do PT. “Será que ele não sabe que o presidente Bolsonaro socorre mais de duas milhões de famílias baianas com o Auxílio Brasil, que são R$ 400 todo mês para aqueles que sofrem com a falta de oportunidades que não foram criadas nesses 16 anos petistas?”.

Roma não perdeu a oportunidade de lembrar ao pré-candidato petista que a vacina que está imunizando os baianos contra o coronavírus veio do governo de Bolsonaro. “A vacina do governador Rui Costa, a tal Sputnik, não chegou, nem teve validação da Anvisa”.

Na avaliação de João Roma, o povo da Bahia está vendo a diferença de postura do presidente Bolsonaro com relação ao passado petista, quando houve desvio de bilhões da Petrobras que dariam para fazer 100 transposições do Rio São Francisco. “Em três anos, Bolsonaro está fazendo a água chegar no Nordeste, o que o PT não fez em 16 anos”.

//

O paciente deverá procurar atendimento na Policlínica Municipal Dois de Julho // Foto de Pedro Augusto

Leia em: < 1 minuto

Portadores de Fibromialgia – doença caracterizada por dor muscular generalizada, acompanhada de fadiga e alterações do sono, memória e humor – terão atendimento preferencial garantido a partir do mês de maio, em Itabuna, mediante comprovação médica.

A norma, regulamentada por meio do Decreto de nº 2.550, de 12 de julho de 2021, ganha reforço com a emissão da carteira que identifica os portadores para que tenham direito ao atendimento preferencial nos diversos estabelecimentos comerciais, de serviços, públicos, etc. De acordo com o Decreto, o direito ao atendimento prioritário terá a mesma obrigatoriedade que já acontece com os idosos, gestantes e deficientes.

A norma diz, textualmente: “Ficam os órgãos públicos, empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas obrigadas a dispensar, durante todo o horário do expediente, atendimento preferencial às pessoas portadoras de Fibromialgia”.

De acordo com a assistente social Pollyana Macêdo, do Departamento de Alta e Média Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela confecção das carteiras que serão disponibilizadas para os portadores da Fibromialgia. Segundo ela, pelo menos 80 pacientes já solicitaram sua carteirinha.

“O paciente deverá procurar atendimento no órgão emissor na Policlínica Municipal Dois de Julho, na Avenida Mário Padre, Góes Calmon. Ele deverá estar munido de RG, Cartão Nacional de Saúde, comprovante de residência, relatório médico e foto 3×4 para que possamos oficializar sua solicitação”, informa Pollyana Macêdo.

//

A vacina é o método mais eficaz para manter a queda de casos ativos e na taxa de óbitos

Leia em: < 1 minuto

Pela primeira vez desde o início da pandemia, Ilhéus não registrou nenhum caso positivo da Covid-19 em 24 horas. Além disso, a cidade não contabiliza mortes em decorrência da doença há mais de um mês. Para o prefeito Mário Alexandre, a queda acentuada é resultado das ações para conter a transmissão do vírus, que incluem o avanço da vacinação. As informações foram dadas pela Secretaria Municipal de Saúde nesta 5ª feira (14.abril).

A vacina é o método mais eficaz para manter a queda de casos ativos e na taxa de óbitos, fato que contribui para melhora do cenário na cidade. Estudos mostram, por exemplo, que o risco de morte entre idosos não vacinados ou com a imunização incompleta é 40 vezes maior que entre aqueles que tomaram as três doses contra a Covid-19.

Leia em: 2 minutos

Mantendo a tradição da Semana Santa, a prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, entregou mais 7 toneladas de peixe, para beneficiar mais seis mil famílias da sede e dos distritos, que além do peixe ainda recebem um quilo de arroz, um dendê, um leite de coco e uma goiabada.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Terezinha Tavares, foram entregues no distrito da Salomeia, distritos da Vila Emílio Izabel e os Cajueiros Novo e Velho.

“A entrega de peixe para as famílias carentes da nossa amada Ibicaraí é uma tradição que sempre existiu e a nossa gestão faz questão de manter. Esse ano, além do peixe, a secretaria de Assistência Social fez um esforço e entregou um quilo de arroz, um dendê, um leite de coco e uma goiabada”, disse a prefeita Monalisa Tavares.

Notícias mais lidas

Outros assuntos