//

A termonebulização acontecem sempre a partir das 19h de segunda a quinta // Foto de Jefferson Peixoto

Leia em: < 1 minuto

O Centro de Controle de Zoonoses está aplicando inseticida em várias localidades de Salvador, utilizando um equipamento que gera uma densa neblina no ar. O método, conhecido por termonebulização, é utilizado no combate ao Aedes aegypti e muriçocas (Culex), com o intuito de diminuir a infestação dos insetos, eliminando de forma rápida um grande quantitativo de mosquitos em fase adulta.

A operação consiste em lançar uma mistura de inseticida e óleo mineral suficiente para eliminar os mosquitos, por meio das gotículas do produto, que permanecem por um bom tempo flutuando no ar. Com a estratégia é possível complementar as ações contra as arboviroses (doenças causadas pelos chamados arbovírus), eliminando também o Aedes aegypti e reduzindo assim a circulação da dengue, zika e chikungunya no município.

As ações de termonebulização acontecem sempre a partir das 19h, sempre de segunda a quinta, em localidades a exemplo do Bairro da Paz, Dique do Cabrito, Pirajá, Santa Teresa, Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana) e Santa Luzia. A operação envolve duas equipes que trabalham em dias alternados, com auxílio de uma caminhonete e um veículo de apoio.

//

Pesquisa realizada pela Compasso Pesquisas

Leia em: < 1 minuto

Recente pesquisa encomendada pelo blog Políticos do Sul da Bahia para a conceituada Compasso Pesquisas, sobre o universo político e da comunicação de Itabuna.

A pesquisa não trouxe grandes surpresas no que diz respeito ao rádio: a Bahia FM, com sede em Salvador e foco musical, ainda segue liderando.

Na sequência e com programações locais e muito mais tempo para jornalismo, política e entretenimento locais, aparecem as rádios Difusora (AM) e a Interativa FM. A “surpresa” entre os jornalistas é a apuração final, que mostra uma audiência expressiva para a desconhecida das redes sociais, que hoje arrebenta em todo o mundo, a Proeves FM.

Tags: , , , ,

Além da Bahia, Mandetta planeja visitar a Paraíba e o Pernambuco

Leia em: < 1 minuto

Luiz Henrique Mandetta (DEM), ex-ministro da Saúde do Governo Bolsonaro chega à Bahia no mês de setembro para visitar Salvador e algumas cidades do interior baiano, segundo o Alô Alô Política

O pré-candidato à Presidência da República contou que a viagem deve ocorrer entre os dias 9 e 10 de setembro e está sendo organizada com bastante carinho já que, além da Bahia, ele também pretende ir à Paraíba e ao estado do Pernambuco para dar uma “andada boa”.

Ainda de acordo com o site, a passagem do ex-deputado federal pela capital baiana inclui uma visita às Obras Sociais Irmã Dulce. Ele também vai participar de reuniões para discutir os indicadores de saúde da Boa Terra.

Leia em: < 1 minuto

Apesar de ter aprovado a prestação de contas do convênio firmado pela Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) com a Prefeitura de Ibicaraí, a segunda Câmara do TCE (Tribunal de Contas da Bahia) decidiu aplicar multa de R$ 2 mil ao ex-prefeito Lenildo Alves Santana (PT).

O objeto do convênio foi o apoio financeiro para a pavimentação de ruas no Bairro Bela Vista, em Ibicaraí, e as sanções foram aplicadas, segundo o TCE, “em virtude das pendências documentais, da inexecução parcial do objeto e do atraso na devolução do recurso que constava na conta vinculada ao convênio”.

Lenildo Santana foi prefeito de Ibicaraí entre os anos de 2009 e 2016. Nas eleições do ano passado, foi candidato novamente, mas recebeu apenas 12,21% dos votos válidos e ficou em 3º lugar.

//

Lei já está em vigor e prevê multa de R$ 2 mil em caso de descumprimento

Leia em: < 1 minuto

Já está em vigor a lei nº 14.324 que proíbe, em todo o estado baiano, o preenchimento do tanque de combustível dos veículos após o travamento automático de segurança da bomba.

Agora, é dever dos donos de postos de combustíveis a divulgação da referida lei, ou seja, os empresários têm que fixar, em lugar visível no estabelecimento, um cartaz contendo a informação da proibição. Em caso de descumprimento da legislação, será aplicada uma multa no valor de R$ 2.000,00, que será dobrado no caso de reincidência.

O que se sabe é que, nos manuais de automóveis vendidos no Brasil, existe a indicação de que o máximo de combustível permitido em um tanque, para que não acarrete danos aos veículos, não é até sua capacidade máxima, mas até o travamento da bomba. Isso representa, no mínimo, 10% menos da capacidade máxima do tanque.

Do jeito que está o preço do combustível, não é sacrifício deixar de encher o tanque do veículo “até a tampa”, não é?

Secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro

Leia em: < 1 minuto

A secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, destacou a importância do curso de capacitação para a inserção dos catadores de recicláveis no mercado de trabalho. “Acredito que a seja obra social mais importante do nosso governo, pois a dignidade desses catadores foi resgatada”, comemorou.

Ela lembrou que essas famílias viviam em condições subumanas, em local insalubre, sujeitas a todo tipo de doenças. “Encerramos o lixão. Hoje, a entrega dos certificados aos catadores de recicláveis os qualifica como agentes coletores de resíduos”, disse a titular da Promoção Social (Semps), acrescentando que foi a primeira capacitação, com a metodologia do programa de coleta seletiva Cataforte, do Governo Federal.

Andrea disse que a Semps tinha um calendário de visitas quinzenais ao antigo lixão para doação de cestas básicas e benefícios sociais com as equipes do CRAS. “Fomos além disso. A partir de hoje se dá a inserção das pessoas e famílias no mercado de trabalho, com a elevação da autoestima e da dignidade”, disse.

A secretária lembrou que o lema da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza é ‘Cuidar de você’, ou seja cuidar de todos aqueles que necessitem de amparo e acolhimento. Andrea Castro agradeceu ainda o esforço conjunto das demais secretarias municipais envolvidas no projeto como Planejamento, de Infraestrutura e Urbanismo e de Governo com a participação da Biosanear e da CVR Costa do Cacau, equipe multidisciplinar e do consultor André Dantas.

Investigação descobriu ligação entre dupla criminosa que atuava no Sudoeste e no Estado de Goiás

Leia em: 2 minutos

Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Federal deflagrou uma operação para combater crimes relacionados à falsificação e distribuição de notas falsas. Além de cumprir dois mandados de busca e apreensão no município de Botuporã, a justiça determinou o bloqueio das contas utilizadas pelos investigados.

Segundo a PF, a investigação teve início em janeiro do ano passado quando a Polícia Militar e a Polícia Federal prenderam um homem de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste do estado. Ainda de acordo com a polícia, esse homem foi preso porque teria ido à agência dos Correios da cidade para buscar uma encomenda contendo centenas de reais em notas falsas. A investigação também aponta que outro morador dessa mesma região atuava na aquisição de notas falsas e na dispersão dessas notas.

A investigação desvendou também a participação de um suspeito do Estado de Goiás, que era responsável pela venda e remessa de milhares de notas falsas por dia para todo o país. Contra ele, havia dois mandados de prisão preventiva, além de outras investigações. Ele acabou sendo preso pela PM em junho deste ano na cidade de Anicuns, em Goiás, por uso de documento falso.

A negociação entre o núcleo da associação criminosa do sudoeste da Bahia e o fornecedor de Goiás resultou na combinação do valor de R$ 300,00 para cada lote de R$ 1.000,00 falsos. As remessas eram feitas com frequência para o endereço dos investigados através dos Correios que chegou a interceptar, pelo menos, três delas.

//

Alice Cintra é uma das advogadas que vai concorrer à presidência da Ordem pela oposição

Leia em: < 1 minuto

A disputa para a Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia, reforça o protagonismo feminino. A eleição, que ocorre em novembro, já tem três pré-candidatas. Daniela Borges, sócia do Didier, Sodré́ e Rosa Advocacia, será a aposta da atual gestão. Na oposição, se destaca Alice Cintra, advogada experiente e sócia do Cintra e Tufi Advocacia Estratégica. Também no campo oposicionista, está Ana Patrícia Leão, vice-presidente da instituição, que rompeu há três semanas com a atual gestão e pode disputar em chapa própria.

Alice Cintra tem nome sólido e conhecido no mercado baiano. “Quero chegar para trabalhar e somar. Vou ouvir meus pares para que juntos possamos construir uma OAB aberta, participativa e que tenha escuta ativa com os advogados”, pontua a candidata.

Cintra promete trazer uma nova cara para a Ordem. “A OAB-BA está desacreditada por parte dos advogados, que não se sentem mais representados e acolhidos pelo sistema”, enfatiza.

Em sua pauta para uma futura gestão, Alice Cintra destaca a atenção às prerrogativas dos advogados, que estão previstas pela Lei n° 8.906/94, em seus artigos 6º e 7º, e garantem o direito de exercer a defesa plena de seus clientes, com independência e autonomia. Ela ressalta ainda que fará um amplo trabalho em defesa da categoria, da jovem advocacia e piso salarial para a classe.

//

Universidade foi homenageada pela Loja Maçônica 28 de julho

Leia em: < 1 minuto

Para comemorar o Dia do Maçom, celebrado em 20 de agosto, as seis lojas maçônicas de Itabuna decidiram presentear, com homenagens, instituições cujo serviço contempla toda a região. Com este objetivo a Câmara de Itabuna foi palco de uma sessão solene para comemorar a data, que foi inserida no calendário de eventos do município.

O presidente do Legislativo itabunense, vereador Erasmo Ávila (PSD), ressaltou a satisfação de reverenciar essa tradicional entidade, que prega a paz, amor e tolerância; uma referência para todos.

O venerável Rafael Gama, da Loja Maçônica 28 de julho, evidenciou as gerações de lojas maçônicas no município. “Estamos todos sintonizados com os desafios do novo tempo e os ideais da liberdade, igualdade e fraternidade”.

Com a anuência dos pares, ele homenageou a Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), representada pelo reitor Alessandro Fernandes de Santana. “Nós temos a oportunidade de mostrar à sociedade que em momentos tão difíceis, como os que estamos vivendo, é necessário atuarmos em rede, conjuntamente, pessoas e instituições”, assinalou o reitor.

As vagas de empregos são exclusivas para Itabuna

Leia em: < 1 minuto

O SineBahia de Itabuna está com novas oportunidades de emprego para Itabuna e região. Os candidatos interessados devem agendar um atendimento para o dia e horário de atendimento disponíveis no site sacdigital.gov.br ou pelo Aplicativo Sac Digital.

O horário de funcionamento da SineBahia é de 8h às 17h. E é imprescindível levar para o atendimento documentos de RG, CTPS, CNH (se tiver), comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Endereço: Avenida Aziz Maron, S/N, Shopping Jequitibá.

As vagas disponíveis em Itabuna são:

📌 ARQUITETO (ESTÁGIO): Cursando 5º semestre no Ensino Superior em Arquitetura. Não exige experiência, atuar na área de Manutenção e Obras, domínio de pacote Office intermediário e residir em Itabuna. 01 VAGA

📌 ENGENHEIRO (ESTÁGIO): Cursando 5º semestre no Ensino Superior em Engenharia. Não exige experiência. Atuar na área de Manutenção e Obras ter domínio de pacote Office intermediário e residir em Itabuna. 01 VAGA

📌 AUXILIAR ADMINISTRATIVO (ESTÁGIO): Cursando 5º semestre no Ensino Superior em Administração, Contábeis ou Economia. Não exige experiência, ter domínio de pacote Office intermediário e residir em Itabuna. 02 VAGAS

📌 ANALISTA ADIMINISTRATIVO (ESTÁGIO): Cursando 5º semestre no Ensino Superior em Administração, Contábeis ou Economia, Tec. Da Informação ou áreas afins. Não exige experiência, ter domínio de pacote Office intermediário e residir em Itabuna. 02 VAGAS

📌 ENGENHERIA DE PRODUÇÃO (ESTÁGIO): Cursando 5º semestre no Ensino Superior em Engenharia de Produção ou áreas afins. Não exige experiência, ter domínio de pacote Office intermediário e residir em Itabuna. 02 VAGAS

Notícias mais lidas

Outros assuntos