//

Adeum Sauer tinha 69 anos

Leia em: < 1 minuto

⚫ #LUTO – Adeum Sauer, 69 anos, ex-secretário da Educação do Estado, morreu na noite deste sábado (18.setembro), em um acidente de carro próximo ao município de Canavieiras. A informação foi divulgada pelo Blog do Bené.

Sauer comandou a SEC nos dois primeiros anos do governo Jaques Wagner (PT) e foi secretário em Itabuna. Era sociólogo, ex-servidor da Ceplac e era também professor da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz).

Prefeitura Itabuna decretará luto por 3 dias.

Regularização do título deve ser feita junto ao TRE-BA

Leia em: < 1 minuto

De acordo com informações do TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral) divulgadas esta semana, a Bahia tem mais de 1,5 milhão de títulos de eleitores cancelados. Os eleitores devem regularizar a situação no TRE que, devido à pandemia da Covid-19, está atendendo, preferencialmente, online.

O título de eleitor é cancelado quando a pessoa deixa de votar por três eleições consecutivas e também não justifica as ausências. O cancelamento do documento acarreta uma série de consequências negativas, mas essas punições estão suspensas justamente por causa da pandemia que vivemos.

Os títulos cancelados podem ser regularizados pelo Título Net. Quem não tiver acesso à internet, pode buscar o atendimento presencial feito por agendamento prévio no site do TRE-BA ou através do número (71) 3373-7000 ou pela atendente virtual Maia, que faz parte do Nave (Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor).

Augusto Castro (PSD) bem avaliado pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM)

Leia em: < 1 minuto

ACM Neto (DEM) em sua passagem por Itabuna, concedeu uma entrevista a jornalista Lari Castro, onde ela o indagou: “Como o senhor avalia a administração do prefeito Augusto Castro?”.

O pré-candidato ao governo da Bahia avaliou respondendo: “Olha, não é o meu papel está avaliando ou deixando de avaliar este ou aquele prefeito. Augusto pegou um cenário que a situação era muito ruim na cidade, e que vinha com problemas históricos”.

E Neto finalizou: “Eu vejo que ele [Augusto Castro] tenta se esforçar para trabalhar por Itabuna”.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

A secretária Andrea Castro trabalha para ampliar o acesso dos cursos profissionalizantes em Itabuna

Leia em: 2 minutos

A primeira-dama, Andrea Castro, que é também secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna, disse ao Pimenta Blog ontem (17.setembro), que a ampliação do acesso a cursos profissionalizantes é uma forma de reduzir a violência urbana. “O combate à violência é uma questão de segurança pública, mas também de ações de inclusão social e de capacitação profissional, especialmente para a juventude, criando novas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho em Itabuna”, enfatizou.

Desde o início da gestão, Andrea vem demonstrando que pretende caminhar lado a lado com a população na tentativa de transformar o município em referência para a região, principalmente nas questões sociais.

E, em apenas oito meses e meio à frente da pasta de Promoção Social, a secretária tem trabalhado para garantir os direitos da população com as ações:
➖ Desenvolveu ações emergenciais de enfrentamento à pobreza e entregou cinco mil cestas básicas para famílias em situação de extrema pobreza;

➖ Criou o auxílio municipal emergencial de R$ 100,00 entregue às 3.500 famílias carentes que estão ainda mais necessitadas nesse período de pandemia;

➖ Criou o Aquece Itabuna (projeto que está entregando cobertores a pessoas em situação de rua);

➖ Entregou 20 mil kilos peixes na Semana Santa.

➖ Recentemente inaugurou a nova sede do CRAM (Centro de Referência em Atendimento à Mulher), comprovando que a gestão vem se preocupando com as inúmeras mulheres vítimas de violência doméstica em Itabuna.

Ainda em entrevista ao Pimenta Blog, a secretária citou que os cursos que serão oferecidos aos moradores dos condomínios do Programa Minha Casa, Minha Vida. Cerca de 700 vagas serão disponibilizadas e ministradas pelo Senai em parceria com a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura.

//

O quadro do pastor Carlos Ubaldino é estável

Leia em: < 1 minuto

O deputado estadual pelo 4º mandato, o pastor Carlos Ubaldino, do PSD, sofreu um infarto na manhã de hoje, 6ª feira (17.setembro). E segundo informações, o quadro de saúde é estável.

Em nota, a assessoria informa: “Pedimos a orações dos queridos e amados irmãos. Cremos que Deus é poderoso para restaurar a saúde do seu servo, Ubaldino”.

ACM Neto não economizou nas respostas ao responder o experiente Oziel Aragão

Leia em: < 1 minuto

ACM Neto (DEM), ex-prefeito de Salvador, ao visitar o município de Buerarema, detonou o atual governador da Bahia, Rui Costa (PT), ao dizer: “É uma vergonha o governador Rui Costa, em oito anos, não ter feito nada pela cidade [Buerarema] e nem ter visitado”, respondeu na tarde desta sexta (17) ao experiente jornalista Oziel Aragão.

O atual presidente nacional do Democratas, ACM Neto, está na região desde ontem (16.setembro) e passou pelos os municípios de Ilhéus, Uruçuca, Serra Grande, Itabuna e Buerarema, no Projeto #PelaBahia.

Pior que o clima da campanha de 2022 só está começando. Imagine o que não deve vir por aí!

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

ACM Neto conseguiu unir o ex-prefeito Azevedo e o atual vice-prefeito Enderson Guinho no mesmo lugar

Leia em: < 1 minuto

Um registro intrigante e, ao mesmo tempo, cheio de mensagens subliminares! Essa é a definição da foto que mostra Capitão Azevedo (PL), Enderson Guinho (DEM) e ACM Neto (DEM) juntos no bairro São Pedro na tarde desta 6ª feira (17.setembro).

Já que um ditado chinês afirma que “uma imagem vale mais que mil palavras”, fica a reflexão do que pode estar sendo traçado nos bastidores para 2022. As próximas eleições, inclusive, estão mais próximas do que nunca e, quem quiser sair na frente, precisa começar a trabalhar e fazer alianças além das vaidades.

É certo que Neto vai se lançar como candidato ao Governo do Estado no próximo ano, mas será que ele também conseguiu a façanha de unir Azevedo e Guinho na mesma chapa?

Será que vem aí uma “dobradinha” (im)provável nas urnas?

Por enquanto, apenas no prato, mas o tempero, com certeza, está sendo muito bem preparado.

O vereador Pancadinha guiou ACM Neto que assistiu apresentações artísticas e foi recebido com muita música

Leia em: 2 minutos

ACM Neto chegando no Projeto Alô Comunidade, na praça do bairro São Pedro ao lado de Pancadinha.

O ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, cumpriu a promessa feita na semana passada e foi ao bairro São Pedro, em Itabuna, para conhecer o Projeto Cores e Vida, na Rua Ana Vitória, criado pelo vereador Fabrício Pancadinha (PMN).

No local, alguns jovens que participam do projeto fizeram apresentações artísticas e a Charanga da Alegria foi responsável por animar a passagem de Neto pelo local. Animado e muito à vontade, o pré-candidato a governador do estado chegou ao bairro no início desta tarde (17.setembro), cumprimentou moradores e se empolgou ao som do axé ao lado de Pancadinha.

 

Pancadinha não escondeu a felicidade de ter ACM no Gueto, como ele gosta de se referir ao bairro onde nasceu e foi criado. O político soteropolitano também fez questão de registrar a chegada ao bairro com fotos e vídeos no Instagram e discursou ao lado de apoiadores.

O vice-prefeito de Itabuna, Enderson Guinho (DEM), ACM Neto e o vereador Pancadinha (PMN), na rua Ana Vitória.

DÊ PLAY E ASSISTA ⬇️

//

Leia em: 2 minutos

Desenvolvido pelo Ministério da Ação Social da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna (IBT), o Mutirão Cabra Macho atendeu 209 pessoas, gratuitamente, com exames de detecção do câncer de próstata neste ano. A nona edição do projeto contou com a participação de 8 médicos urologistas, psicólogos e cerca de 30 voluntários.

 

“Nesta edição, devido à pandemia, utilizamos o cadastro que temos na igreja, reduzindo o número de atendidos para evitar aglomeração”, informou o pastor Geraldo Meireles, presidente da IBT. Os exames de PSA foram realizados previamente, no mesmo dia, em grupos de 50 pessoas. Já os exames com os urologistas foram realizados em quatro etapas.

Dos 209 homens atendidos, 43 (20,57%) repetiram o exame do PSA no laboratório LAP, um dos parceiros do Projeto. Também foram feitas 13 biópsias (6,22%) e 19 USG e outros encaminhamentos (9,09%). “No próximo ano, certamente com a queda da pandemia, queremos voltar a oferecer uma média de 900 exames como nas edições anteriores”, disse Gilson Pinheiro, do Ministério da Ação Social da IBT.

IGREJA TEOSÓPOLIS CEDE ESPAÇO PARA UNIDADE DE SAÚDE


A Igreja Batista Teosópolis de Itabuna cedeu em cessão não onerosa (gratuitamente) para a Secretaria de Saúde de Itabuna, espaço para o funcionamento provisório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lavignia Magalhães. A unidade passa por reforma e está funcionando provisoriamente, durante três meses, nas instalações cedidas pela Igreja Batista Teosópolis, na Rua Santo André, 231, Bairro Conceição.

Leia em: 2 minutos

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza vai oferecer cursos profissionalizantes para as mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher Isabela Nascimento Seara (CRAM). É a continuidade das ações de ativação da nova sede que foi inaugurada em agosto durante cerimônia com a participação do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD).

Serão oferecidos cursos de Auxiliar de Cabeleireiro, Manicure, Customização, Capitonê (técnica tipo crochê) e Defesa Pessoal com duração média de três meses em cada modalidade. As participantes poderão escolher em qual área querem se especializar. As vagas já estão abertas e de acordo com a titular da Semps, a secretária Andrea Castro, essa etapa faz parte das ações de enfrentamento da violência e de empoderamento feminino.

“Estamos avançando com a assistência a essas mulheres vítimas de violência. Esse é mais um importante passo que está sendo dado, já que muitas dessas mulheres quando saem do ciclo de violência não têm renda. Com os cursos elas serão empoderadas e conseguirão gerar a própria renda e não mais depender financeiramente dos seus agressores”, celebrou Andrea Castro.

Atualmente, o CRAM assiste mais de 120 mulheres em situação de violência física, psicológica, sexual, além de casos de negligência e abandono. A unidade faz parte da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, reunindo ações e serviços nas áreas de assistência psicossocial e jurídica e integrando a rede de enfrentamento ao contemplar o eixo de assistência previsto na Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.

Notícias mais lidas

Outros assuntos