//

Sistemas da Secretaria Municipal de Saúde fora do ar após ataques hacker ao site do Ministério da Saúde

Leia em: 2 minutos

Os sistemas de informática utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna para informações sobre a vacinação contra o Covid-19 estão fora do ar, depois de invasão por hackers na madrugada de hoje (10.dezembro).

O site do Ministério da Saúde e a página e o aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, sofreram o ataque e, embora a página do ministério já tenha voltado a funcionar, ainda não é possível acessar os dados sobre a vacina contra covid-19.

Segundo a Agência Brasil, também foi afetado o e-SUS Notifica, que recebe notificações dos estados e municípios sobre a síndrome gripal suspeita e confirmada de Covid-19. Esse sistema ainda está fora do ar. Outro sistema afetado foi o Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).

A autoria do ataque cibernético foi assumida por “Lapsus$ Group”. O grupo disse que os dados dos sistemas foram copiados e excluídos. “Nos contatem caso queiram o retorno dos dados”, dizia a mensagem dos autores do ataque nas páginas do ministério.

O Ministério da Saúde informou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal foram acionados para apoiarem nas investigações sobre o caso. “O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o restabelecimento das plataformas”, acrescentou, em nota.

Notícias mais lidas

Outros assuntos