Droga apreendida poderia render mais de R$ 800 mil reais aos traficantes

Leia em: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, domingo (24), aproximadamente 835 kg de maconha e haxixe durante a abordagem de um conjunto um Bitrem, no KM-360 da BR-262, em Betim/MG.

A apreensão ocorreu após a área de Inteligência da PRF repassar informações sobre o veículo para as equipes operacionais, que se mobilizaram para realizar a abordagem.

Durante a entrevista com o motorista de 55 anos, os policiais conseguiram descobrir que o veículo transportava drogas no interior de alguns pneus das carretas.

Ao efetuarem a desmontagem dos pneus, os agentes localizaram aproximadamente 830 kg de maconha e aproximadamente 5 kg de haxixe. As drogas apreendidas poderiam render mais de R$ 800 mil reais aos traficantes.

O caminhoneiro, que já possui ficha criminal por tráfico de drogas, relatou aos policiais que receberia a quantia de R$ 20.000,00 para transportar as drogas do estado do MS até a região metropolitana de BH.

A ocorrência, o caminhoneiro e as drogas apreendidas foram encaminhados para Departamento Especializado de Combate ao Narcotráfico – DENARC em BH/MG.

Os responsáveis pelos animais, não possuíam autorização do órgão ambiental para criação/transporte e, por este motivo, responderão por Crime Ambiental

Leia em: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal resgatou 19 pássaros transportados sem a devida autorização ambiental no interior de um ônibus e um veículo de passeio, respectivamente.

A primeira ação, foi registrada por volta das 11h20, no KM-828 da BR-116, trecho de Vitória da Conquista. Os policiais abordaram um ônibus de transporte de passageiros e, encontraram no compartimento de bagagens, duas gaiolas contendo 10 pássaros da espécie Canário da Terra e 06 pássaros da espécie Coleira. Um homem de 35 anos foi identificado como proprietário dos animais.

Já em outra ação, fiscalizar um Chevrolet/Onix, também em Vitória da Conquista, a equipe encontrou em seu interior 03 pássaros da espécie Trinca Ferro. A passageira do veículo, identificado como responsável pelos animais, declarou que o objetivo seria a criação doméstica.

Diante dos fatos, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor dos envolvidos, os quais responderão por crime ambiental.

//

Moléculas poderão ser utilizadas para criar remédios e produtos para cuidar da saúde

Leia em: 2 minutos

Após ter sido estudado para criação de etanol, cerveja artesanal, e até medicamento contra a Covid-19, o cacau, matéria-prima típica do Sul da Bahia, agora é utilizado como base para a criação de uma biofábrica de moléculas terapêuticas que possuem propriedades para diversos setores industriais. O projeto é de um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), liderado por Akyla Alves, que consiste em selecionar algumas proteínas do fruto, a exemplo da proteína de ligação ao selênio, que, produzidas através da engenharia genética, podem ter alta aplicabilidade comercial devido às suas propriedades terapêuticas. As moléculas produzidas, segundo Akyla, poderão servir de base para remédios, fármacos, entre outros.

“A partir do DNA recombinante, utilizando Escherichia coli como biofábrica, queremos levar soluções para a sociedade, através da nossa empresa Bioativa Biotecnologia LTDA”, afirmou Akyla antes de detalhar como surgiu a inspiração para a criação deste trabalho. “A ideia surgiu ao longo da minha pesquisa de mestrado e doutorado, quando me dediquei a buscar e caracterizar moléculas de cacau de importância biotecnológica. A partir disso, trabalhamos com a tecnologia do DNA recombinante, produzindo proteínas de cacau e realizando testes in vitro contra parasitas. Os resultados obtidos indicaram a boa aplicabilidade dessas moléculas para fins terapêuticos”, declarou.

De acordo com a cientista, o diferencial da pesquisa é produzir as moléculas de cacau a partir da tecnologia do DNA recombinante e utilizar bactérias competentes como biofábrica.

“Produzir essas moléculas neste sistema garante a produção em larga escala e de forma padronizada, além de substituir modelos de produção baseados na extração de compostos vegetais direto da natureza e de produtos químicos. Atualmente, a biotecnologia associada à indústria farmacêutica tem demonstrado eficácia ao desenvolver novos produtos, visto que essas proteínas de cacau, por terem origem vegetal, podem apresentar menor toxicidade aos seres vivos em relação às drogas químicas utilizadas atualmente”, ressaltou.

O projeto foi aprovado no Programa Centelha, da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), que vai conceder R$ 60 mil em recursos financeiros a cada um dos pesquisadores selecionados, para que possam desenvolver suas pesquisas científicas.

“Com o trabalho concluído, esperamos que os futuros fármacos tenham características sustentáveis e racionais. Além disso, poderemos atender a grande demanda atual por moléculas terapêuticas para doenças infecciosas emergentes e reemergentes, e valorizar o patrimônio genético e a biodiversidade vegetal do Sul da Bahia, pois ao utilizar essas técnicas não é necessário devastar nenhuma floresta em busca de proteínas com potencial terapêutico. Por isso, a utilização de uma molécula extraída de plantas de cacau para o tratamento de doenças em humanos proporcionará grande potencial agregado para nossa economia e sociedade, além da competitividade empresarial”, finalizou.

Está sendo oferecido um total de nove vagas, para as seguintes especialidades: anestesiologista, endocrinologista\metabologista, colonoscopista, cardiologista\ecocardiografia, cardiologista clínico, neurologista, oftalmologista, angiologista e mastologista

Leia em: < 1 minuto

O Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Jequié abriu as inscrições nesta manhã (25) e irão até o próximo dia 12 de fevereiro, exceto sábados, domingos e feriados, de 8 às 12hs e de 13 às 17hs.

As inscrições para processo público simplificado para reenchimento temporário para vagas para profissionais de médicos especialistas do quadro de pessoal da Policlínica Regional de Saúde, sediada em Jequié.

Após preencher o formulário de inscrição, o candidato ou procurador legalmente constituído deverá comparecer na sede do Consórcio, Avenida Otávio Mangabeira s\n, Mandacaru, Jequié, para apresentar a documentação exigida.

A seleção tem prazo de validade de um ano, podendo ser prorrogada por igual período, e os contratos serão regidos pelos termos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

A seleção para os empregos públicos de que trata o Edital compreenderá análise curricular, para aferir conhecimentos e habilidades. A convocação para as vagas será feita de acordo com a necessidade e conveniência do Consórcio, dentro do prazo de validade do concurso.

CADASTRO RESERVA
Candidatos aprovados, que tenham obtido classificação, além do número de vagas oferecidas – estão sendo oferecidas as seguintes especialidades: hematologista, neuropediatra, nefrologista, pneumologista, cardiologista\ergometria, reumatologista.

Os profissionais médicos poderão ser contratados com cargas horárias semanais de 8, 12, 16 ou 20 horas, com remuneração proporcional, e poderão ter gratificação por desempenho, no patamar de até 100% em relação ao salário-base.

Confira o edital na íntegra: clique aqui!

Vicente Neto (camisa cinza), diretor geral da SUDESB, esteve prestigiando o evento, em Ubaitaba  

Leia em: 2 minutos

A equipe da Associação de Canoagem de Itacaré (ACI) foi campeã por equipes do Torneio de Inauguração do Centro de Canoagem de Ubaitaba, realizado ontem, domingo (24). A delegação de Itacaré conquistou 30 medalhas, sendo cinco de prata, cinco de bronze e 20 medalhas de ouro, totalizando 391 pontos.

A equipe foi formada por uma delegação de 39 atletas, cinco dirigentes e ainda o secretário de Esportes, Mulher e Juventude, Marcelo Barros e o assessor de Esporte Amador, Jorge Muller, representando o prefeito Antônio de Anízio.

O prefeito Antônio de Anízio parabenizou a equipe itacareense e reafirmou o compromisso em apoiar os esportes coletivos, a exemplo da canoagem, que se tornou uma referência no Brasil. O objetivo, segundo o prefeito, é continuar valorizando os desportistas locais, das mais diversas modalidades, incentivando as crianças e jovens, despertando cada vez mais novos talentos no esporte.

COLOCAÇÕES
Em primeiro lugar, por equipe, ficou a Associação de Canoagem de Itacaré, seguido pela Associação Cacaueira de Canoagem, de Ubaitaba, e em terceiro a Associação Ubatense Evangélica de Canoagem, de Ubatã.

NOVO EVENTO
O evento contou ainda com a presença do diretor geral da SUDESB, Vicente Neto, representando o governador Rui Costa, que confirmou a sua participação no Encontro Desportivo dos Municípios do Litoral do Baixo Sul, que acontecerá em Itacaré no dia 12 de fevereiro.

Associação de Canoagem de Itacaré foi campeã por equipes do Torneio de Inauguração do Centro de Canoagem de Ubaitaba

Vitória da Conquista recebeu 7.320 doses da vacina contra a Covid-19

Leia em: < 1 minuto

Chegaram em Vitória da Conquista, neste domingo (24), a quantidade de 3.280 doses da vacina desenvolvida pela universidade de Oxford, em parceria com a biofarmacêutica AstraZeneca.

Até o momento, o município recebeu 7.320 doses da vacina contra a Covid-19 e já vacinou 3.011 pessoas. A estratégia, para aplicação do restante das doses de CoronaVac e da nova remessa de vacinas Oxford recebidas hoje, é continuar vacinando os profissionais das unidades de saúde e os da rede hospitalar.

VACINAÇÃO
Nesta terça-feira (26), de 9h às 11h30 e de 14h30 às 17h, por meio de drive-thru (entrada permitida apenas para carros e motocicletas) no Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), além de um ponto estratégico montado no 9º Batalhão de Polícia Militar para vacinar os profissionais que não tiverem a disponibilidade de veículos.

A multa é de dois salários mínimos

Leia em: < 1 minuto

Manter o terreno limpo e murado é Lei Municipal 3.245/2011. Contudo, há ainda quem desrespeite a legislação municipal. A Prefeitura de Feira de Santana alerta que caso não cumpram, os proprietários serão notificados e estão sujeitos ao pagamento de multa.

O valor da multa é de dois salários mínimos pela falta do muro e mais um quando não há a calçada. Ainda assim, em ruas e avenidas de Feira de Santana, é possível encontrar áreas que acabam servindo como depósito irregular de lixo e entulho.

Segundo a chefe de Fiscalização, em 2020, a Sesp emitiu 157 notificações de terreno baldio, sendo 96 casos resolvidos. Os demais tiveram o processo encaminhado para dívida ativa do município.

A população também pode contribuir nesse trabalho, denunciando através do Serviço 156 ou no próprio órgão municipal, situado na rua Tupinambá, bairro São João. Quando isso ocorre, a fiscalização vai ao local e aplica a notificação.

O secretário interino de Serviços Públicos, João Falcão, informa que o recolhimento de lixo e entulho despejados de modo aleatório em vias públicas é outro problema que a Prefeitura tenta combater. “O local é limpo e com menos de uma semana, está cheio de lixo novamente. Isso gera despesa aos cofres públicos”, pontua.

A imunização contra o novo coronavírus já foi iniciada em todos os 417 municípios baianos

Leia em: < 1 minuto

Um novo lote de vacinas contra a Covid-19 chegou à Bahia, ontem, domingo (24). Desta vez, 119.500 doses do imunizante desenvolvido pela universidade de Oxford, em parceria com a biofarmacêutica AstraZeneca, desembarcaram no aeroporto internacional de Salvador, de onde seguiram para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer).

Uma vez que a segunda dose da vacina de Oxford pode ser tomada em até 90 dias, o Estado vai adotar a estratégia de usar todas as vacinas que chegaram neste domingo, como explicou o titular da Secretaria da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. “Por possuir resposta imunológica precoce ampla, garantindo que se possa esticar o prazo de aplicação da segunda dose para 90 a 120 dias à frente, isso permitirá que apliquemos todas as doses sem que seja preciso guardar 50%, como ocorreu com a CoronaVac”, detalhou o secretário.

A chegada do novo lote acontece após a liberação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é responsável pela análise e etiquetamento das duas milhões de doses importadas do Instituto Serum da Índia, um dos centros produtores da vacina de Oxford-AstraZeneca. Já o envio para os estados brasileiros foi feito pelo Ministério da Saúde.

//

O artista Márcio Rootz é de Ibicaraí, mas já morou em Ilhéus e em São Paulo por 4 anos, onde aprendeu a grafitar

Leia em: 2 minutos

Com um traço livre e um estilo próprio o artista Márcio Conceição dos Santos, ou simplesmente Márcio Rootz, como ele gosta de assinar os seus trabalhos, produz diariamente cenas do cotidiano de Ibicaraí e da região cacaueira, tendo na periferia a essência do teu trabalho, que ele diz ser um dos prazeres da sua vida.

Apesar de ter nascido em Itabuna, Márcio cresceu em Ibicaraí, no bairro Corina Batista – Zona Leste da cidade –, bairro esse que tem uma forte influência na sua pessoa, cidadão e artista. Márcio gosta sempre de falar do Corina e da importância na sua formação.

Perguntado pelo traço marcante dos trabalhos, Márcio deixa claro que o seu estilo não tem um nome específico, e ele mesmo gosta de denominar como um estilo livre, com destaque pros traços fortes e a figura humana como centro dos seus trabalhos. Márcio gosta de muitos ilustradores, mas faz questão de falar dos irmãos gêmeos Eduardo Kobra e Drica Monteiro, artistas que ele tem como exemplo.

Márcio lembra que morou também em Ilhéus e em São Paulo por 4 anos, onde aprendeu a grafitar. Hoje, Márcio já vende seus desenhos e tem um projeto em andamento para estampar camisas e objetos com as suas produções. Márcio também faz painéis e pôsteres por encomenda. Segundo ele, em breve as pessoas poderão comprar ou solicitar os seus trabalhos pela internet. Já existe uma página no Facebook e postagens no Instagram, divulgando os seus trabalhos.

QUEM É MÁRCIO ROOTZ?
Márcio é filho de Maria Creuza da Conceição e Edson Pereira dos Santos. Garoto talentoso, de origem humilde, que sempre desenhou. Rabiscar sempre fez parte da sua vida e mostrar nos desenhos o dia a dia da sua cidade e o seu bairro, sempre foi a melhor forma de se desligar do mundo real e entrar literalmente no mundo dos desenhos. Márcio é rapaz simples que só pensa em ajudar a família e a sua comunidade através da arte.

“Eu não lembro de uma fase na minha vida que não gostasse de riscar, e durante a fase da escola sempre foi meu diferencial na sala. Já trabalhei com várias outras coisas, mas nunca consegui me desvincular da arte. Hoje me dedico a produzir os meus desenhos. Sempre desenhei por diversão e agora começo a perceber que posso viver de arte”, disse Márcio.

Erasmo Ávila (PSD), presidente da Câmara de Itabuna; Mário Alexandre (PSD), prefeito de Ilhéus; João Leão (PP), vice-governador; Augusto Castro (PSD), prefeito de Itabuna; Soane Galvão, primeira-dama de Ilhéus e Ângela Sousa, ex-deputada estadual estiveram presentes

Leia em: < 1 minuto

No último sábado (23), o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD) ofereceu um jantar em sua residência para o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, João Leão (PP), após uma agenda intensa de visitas. Na ocasião, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) também esteve presente.

Durante o jantar, Leão destacou as obras realizadas pelo Estado em benefício a Ilhéus, Itabuna e de toda a região. Já o prefeito Mário Alexandre enfatizou o bom relacionamento com o ente estadual e o alinhamento de ações voltadas ao desenvolvimento do sul baiano.

“A relação do governador Rui Costa e do vice-governador João Leão com as nossas cidades cresce cada vez e mostra respeito ao nosso povo. Vamos continuar trabalhando para fortalecer a parceria entre os municípios e com muito esforço atrair investimentos promissores para a nossa região”, disse o prefeito de Ilhéus.

Mário Alexandre possui uma ótima relação com o dirigente estadual e um papel relevante no cenário político à frente dos municípios que integram a base do governo.

Notícias mais lidas

Outros assuntos