No período da tarde, os imunizantes começarão a ser distribuídos através de veículos quatro rodas, helicópteros e aviões

Leia em: < 1 minuto

A nova remessa de vacina contra o novo coronavírus chegou ao Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar, no final da manhã deste domingo (24). Os imunizantes da Astrazeneca/Oxford serão distribuídos em Salvador e cidades da Região Meteopolitana e interior.

Até as 18h de hoje (24), aeronaves da Polícia Militar (PM) e da Casa Militar do Governador (CMG) distribuirão as 119.500 doses da vacina Astrazeneca/Oxford, contra o novo coronavírus, para cidades da Região Metropolitana de Salvador e do interior do estado. Todas as regiões estão sendo contempladas.

Onze aeronaves, sendo seis aviões e cinco helicópteros, iniciaram as decolagens às 13h30. Os imunizantes chegaram à Bahia, no final da manhã.

A dupla foi apresentada na Delegacia Territorial (DT) de Lauro de Freitas

Leia em: < 1 minuto

Um simulacro de pistola usado durante um sequestro relâmpago foi apreendido pela 52ª Companhia Independente da Polícia Militar, ontem, sábado (23), na Região Metropolitana de Salvador. Dois criminosos acabaram presos em flagrante.

Acionados pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria da Segurança Pública, PMs que realizavam a ‘Operação Pitstop’ – que visa o combate à roubo de veículos – montaram um cerco após informações de homens, em um veículo modelo Ranger praticando assaltos. A denúncia citou ainda que um homem havia sido sequestrado pelo grupo.

“Rapidamente conseguimos identificar o carro, que seguia em direção ao bairro de Portão. Soltamos a vítima que estava extremamente assustada. Conseguimos apurar ainda que a intenção dos criminosos era levar a vítima para fazer saques de dinheiro”, contou o comandante da unidade, major Everton Monteiro.

Fátima Vidal, é mais uma vítima da Covid-19

Leia em: < 1 minuto

A funcionária da Sedur, a engenheira agrimensora, Maria de Fátima Aquery Vidal, 64 anos, faleceu no ontem, sábado (23) e vinha lutando contra a Covid-19 desde dezembro de 2020.

Ela era também membro do Conselho Estadual das Cidades da Bahia (ConCidades).

Tags: , ,

Ferbasa foi pioneira e produz com esta matriz energética desde 2018

Leia em: < 1 minuto

A energia eólica pode ser uma oportunidade para mineradoras baianas produzirem de maneira mais sustentável e reduzirem custos. Foi o que fez a Companhia de Ferro Ligas da Bahia (Ferbasa), no final de 2017, quando incorporou o Complexo Eólico Guirapá. No último dia 12 de janeiro, a empresa informou a seus acionistas a assinatura de memorando de entendimento com a AES Tiete Energia, para aquisição de energia pelo período de 20 anos a partir de 2024. Com o acordo, a Ferbasa vai dobrar a quantidade de energia eólica utilizada pela empresa.

As empresas interessadas em investir neste segmento poderão aproveitar a liderança da Bahia no ranking nacional de geração de energia elétrica a partir das fontes eólica e solar em 2020. Na fonte eólica, o estado gerou 12.590,21 GWh de janeiro a setembro de 2020, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O início das atividades de 17 novos parques neste ano ajudou na permanência do primeiro lugar na produção energética a partir da fonte dos ventos no Brasil.

Segundo um estudo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), feito a pedido da Aneel no ano passado, a eólica é a mais barata entre as fontes renováveis de geração de energia, com custo de R$ 195/MWh. Em seguida aparecem a biomassa R$ 246/MWh, as pequenas centrais hidrelétricas R$ 280/MWh e só então a solar R$ 321/MWh.

De priscas eras, clicada no Plenário Alves de Macedo, Conselho Consultivo dos Produtores de Cacau, extinto CCPC. Ritinha Dantas, Flávio Simões, Gilka Badaró, Ubaldo Dantas, Jabes Ribeiro, Renato Afonso, Manuel Leal. Todos empolgados no Centro Popular de Formação Política de Itabuna. Empolgados e atentos. // Foto publicada no Jornal Diário Bahia, na edição de fim de semana de 22 a 25 de julho de 2011.

Leia em: 2 minutos

Relembrando um pouco das pérolas do saudoso Eduardo Anunciação, semanalmente traremos algumas notinhas elaboradas com o jeito peculiar deste jornalista que deixou saudade. Confira algumas:

// Eis uma informação contra o esquecimento, eis uma notícia a favor da dinâmica da política. Waldir Pires, Ubaldo Dantas, Renato Costa, Davidson Magalhães já puxaram o verbo no palanque de Geraldo Simões. Cada eleição tem sua própria história. Da Edição Nº 167.
______

// Pela primeira vez em muitos anos, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI), exemplar instituição, exemplarmente dirigida por Edimar Margotto, atrasa o pagamento de seus funcionários. Da Edição Nº 164.
______

// Ronald Kalid, José Adervan, Silvio Porto, Ari Teixeira saíram do PSDB. Acham que Ubaldo Dantas expôs o partido ao ridículo. Ubaldo, lógico, poderia ter vindo a Itabuna conversar com seus amigos, seus fieis companheiros do PSDB antes de qualquer decisão. Desrespeitou a todos. Da Edição Nº 165.
______

// Reginaldo de Jesus, o deputado federal, deixou o PFS de José Henrique espantado, o PTB de Saulo Souza perplexo, o PPB de Antônio Vieira azucrinado, o PL de Pedro Henrique Mudo. O parlamentar se ofereceu em praça pública para ser o vice de Fernando Gomes. Da Edição Nº 167.
______

// Jackson Rezende, podem chama-lo de Jaquito, surpreendentemente eleito prefeito dali de Itapé. Traduzindo em português brasileiro, com responsabilidade de jornalista, com sinceridade máxima. Administrativamente Jackson Rezende é insensível, como é político ingrato. A culpabilidade, o culpado é Pedro Jackson, o Pedrão. Paciência. Da Edição Nº 167 do jornal Diário Bahia. Da edição de 22 a 25 de julho de 2011
______

// Joabes Ribeiro, ex-presidente da Câmara de Vereadores dali de Ilhéus, ex-vereador, advogado, personalidade de fino trato. A primeira leitura dele do dia, o primeiro café dele do dia, o primeiro pão dele do dia: POLÍTICA, GENTE, PODER. Joabes Ribeiro, meu considerado. Sensibilizado, agradeço. Da edição de 22 a 25 de julho de 2011
______

// Geraldo Simões, deputado federal, PT & Fernando Gomes, prefeito antigo daqui de Itabuna, PMDB. Muitos colunistas políticos estão explorando, estão escrevendo sobre as confabulações, encontros entre Fernando Gomes (versus) Geraldo Simões. Isso é desinformação. Tenho escrito, tenho dito há tempos que essas confabulações, esse encontro não aconteceu. O futuro a DEUS pertence. Da edição de 22 a 25 de julho de 2011

Fonte: Jornal Diário Bahia

O prefeito Marão esteve no Abrigo São Vicente, onde acompanhou vacinação contra a Covid-19 em idosos residentes do Abrigo São Vicente de Paulo

Leia em: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus divulgou na noite de sexta-feira (22) o balanço semanal da vacinação Covid-19 no município. Mil novecentos e sessenta pessoas foram vacinadas desde o início da imunização esta semana, entre os dias 19 e 22 de janeiro.

“Fazemos questão de informar à nossa comunidade como está indo a vacinação em Ilhéus. Nossas equipes estão trabalhando diuturnamente para seguir o plano municipal e respeitar todos os protocolos e critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Sesab. Nosso objetivo é garantir a segurança e o direito à saúde para o nosso povo”, destacou o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre.

Distribuídos em 05 rotas, todos os ônibus partem às 10h e retornam pelo mesmo itinerário, às 19:30h.

Leia em: < 1 minuto

A Prefeitura de Eunápolis informa que linhas especiais e gratuitas serão disponibilizadas para os candidatos que realizarão provas do Enem, neste domingo, 24.

Distribuídos em cinco roteiros, todos os ônibus partem às 10h e retornam pelo mesmo itinerário, às 19:30h. As rotas, são:
📌 ROTA 1
➖ Itapuã (Ginásio de Esporte)
➖ Santa Lúcia (Praça da Rua Ipiranga)
➖ Praça da Centauro
➖ Praça do Gusmão

📌 ROTA 2
➖ Centro (Av. Santos Dumont e Av. Porto Seguro)
➖ Praça da Matriz e Anísio Teixeira
➖ Urbis I e II (Posto de Saúde)
➖ Dinah Borges (Posto Salim)
➖ Motor (Posto Verão)

📌 ROTA 3
➖ Juca Rosa (Escola Antônio Batista)
➖ IBFA (Rosa Neto)
➖ Kasabella (Stela Reis)
➖ Auto Peças Rony

📌 ROTA 4
➖ Quadra do Arnaldão
➖ Tiago de Melo 1 (Rua principal)
➖ Tiago de Melo 2 (ponto da creche na Av. principal)
➖ Praça do Moisés Reis

📌 ROTA 5
➖ Praça do Minas Gerais
➖ Praça do Pequi

A ação visa atender aos candidatos, garantindo a tranquilidade no trajeto, sentido Unesulbahia, até as unidades escolares de Eunápolis. Vale lembrar que os interessados devem apresentar comprovante de inscrição e portarem máscaras de proteção para o acesso aos ônibus.

Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus

Leia em: < 1 minuto

O aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, vem passando por obras de requalificação: ampliação do terminal de passageiros e a construção de novo estacionamento e de nova Seção Contra Incêndio. A requalificação está sendo acompanhada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).

Os serviços estão sendo realizados pela Concessionária Socicam, responsável pela gestão e operação do local. O aeroporto é o terceiro maior em movimentação total de passageiros da Bahia, atrás apenas de Salvador e Porto Seguro, e considerado um dos mais importantes do litoral sul do estado.

Estão sendo oferecidas 17 vagas, com salário inicial de R$ 5 mil, podendo variar a depender da carga horária

Leia em: < 1 minuto

O Consórcio Público Interfederativo de Saúde de Piemonte da Chapada Norte informa que estão abertas até o próximo dia 1º de fevereiro as inscrições para processo público simplificado para reenchimento temporário para vagas para profissionais de médicos especialistas do quadro de pessoal da Policlínica Regional de Saúde, em Jacobina.

A seleção tem prazo de validade de um ano, podendo ser prorrogada por igual período, e os contratos serão regidos pelos termos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição, declarando esta ciente das condições exigidas para admissão no emprego publico e submetendo-se às normas expressas no Edital, e enviar por e-mail: adm.consan@policlinicajacobina.ba.gov.br.

A seleção para os empregos públicos de que trata o Edital compreenderá análise curricular, para aferir conhecimentos e habilidades. A convocação para as vagas será feita de acordo com a necessidade e conveniência do Consórcio, dentro do prazo de validade do concurso.

A subsecretária disse que na maioria das unidades inspecionadas há problemas no piso, telhado, forros, instalações elétricas e hidráulicas, dentre outros

Leia em: < 1 minuto

Relatório preliminar foi apresentado à secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ontem, sexta-feira (22), contendo observações da infraestrutura de cinco unidades básicas de Saúde de Itabuna na primeira semana de visitas. Em todas foi possível notar graves problemas na estrutura física com riscos de desabamento, infiltrações, ambientes insalubres, falta de espaço físico adequado, etc.

A subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, afirma que as unidades Lavignia Magalhães, no Conceição; Simão Fiterman, no São Pedro; John Leahy, no Zizo; Amália Lessa, no Novo São Caetano; e José Édites dos Santos, no São Caetano, necessitam de intervenções de engenharia para que tenham padrão aceitável de funcionamento.

As inspeções foram acompanhadas por integrantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

Notícias mais lidas

Outros assuntos