Fique atento: veja os valores por categoria 👇

Leia em: 2 minutos

Os valores das contribuições previdenciárias de quem trabalha por conta própria ou decide contribuir com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mesmo sem ter um trabalho formal mudam neste mês.

Com o reajuste do salário mínimo, autônomos, facultativos e MEIs (Microempreendedores Individuais) terão que contribuir mais para a Previdência Social.

Veja quais são os novos valores por categoria:
📌 Contribuinte individual: Os contribuintes individuais são os autônomos, ou seja, profissionais que trabalham por conta própria. As opções de contribuição são:

📌 11% sobre o salário mínimo = R$ 121: Esse tipo de pagamento dá direito a se aposentar pela regra de transição da aposentadoria por idade.

📌 20% entre o salário mínimo e o teto previdenciário = de R$ 220 a R$ 1.286,71: Com esse tipo de pagamento, o autônomo consegue se aposentar também pelas regras de transição da aposentadoria por tempo de contribuição.

📌 Datas de pagamento: O pagamento deve ser feito até o dia 15 do mês seguinte ao qual se refere a contribuição. Isso quer dizer que o pagamento de janeiro, já com o valor reajustado, deve ser pago até 15 de fevereiro. Se for feriado ou final de semana, a data-limite fica para o dia útil seguinte.

📌 Facultativo: Entram nessa categoria donas de casa, estudantes e desempregados, por exemplo. As opções de contribuição são:

📌 5% sobre o salário mínimo = R$ 55: Esse tipo de pagamento é válido apenas para os segurados de baixa renda, com inscrição no CadÚnico. Dá direito a se aposentar pela regra de transição da aposentadoria por idade.

📌 11% sobre o salário mínimo = R$ 121: Esse tipo de pagamento dá direito a se aposentar pela regra de transição da aposentadoria por idade.

📌 20% entre o mínimo e o teto = de R$ 220 a R$ 1.286,71: Com esse tipo de pagamento, o facultativo também consegue se aposentar pelas regras de transição da aposentadoria por tempo de contribuição.

📌 Datas de pagamento: O pagamento deve ser feito até o dia 15 do mês seguinte ao qual se refere a contribuição. Isso quer dizer que o pagamento de janeiro, já com o valor reajustado, deve ser pago até 15 de fevereiro. Se for feriado ou final de semana, a data-limite fica para o dia útil seguinte.

📌 MEI: O MEI (Microempreendedor Individual) tem a seguinte opção:

📌 5% sobre o salário mínimo: R$ 55: Esse tipo de pagamento dá direito a se aposentar pela regra de transição da aposentadoria por idade.

⚠️ Como é feito o pagamento? O pagamento deve ser feito até o dia 20 do mês seguinte a que se refere a contribuição. O pagamento de janeiro, por exemplo, já com os novos valores, deveria ser feito até 20 de fevereiro. Se a data cai em feriado ou final de semana, como neste mês, a data-limite fica para o dia útil seguinte. Dia 20 de fevereiro cairá em um sábado, portanto, o prazo máximo de pagamento será dia 22.

⚠️ Os MEIs devem fazer o pagamento por DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e pagam outros valores:
– R$ 1 de ICMS, se trabalhar em atividades de comércio ou indústria
– R$ 5 de ISS, se for prestador de serviços

Em alguns casos, é possível ter que pagar as duas taxas, além da contribuição. Ou seja, o valor máximo pode ficar em R$ 61.

⚠️ Contribuição ao INSS vale só para aposentadoria?
Os segurados que pagam ao INSS não estão só contribuindo para sua aposentadoria, mas passam a ter direito também a outros benefícios previdenciários, como auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-maternidade, por exemplo.

O condutor poderá informar a PRF, através do número 191, que tomará as medidas de segurança cabíveis

Leia em: 2 minutos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informa que os proprietários de animais devem tomar todas as precauções necessárias para evitar eventuais fugas, em especial nas imediações de rodovias, onde há risco de acidentes graves, visto que poderão ser responsabilizados por eventuais danos causados em caso de acidentes, tanto no âmbito civil, como no criminal.

Muitos animais de grande porte são vistos com frequência se alimentando nas imediações das pistas: uma situação que potencializa o risco de acidente, atropelamento, além de colocar em risco a vida dos motoristas e passageiros. Muitas das vezes, para não atropelar animais soltos na pista, os motoristas são obrigados a desviar ou a frear bruscamente, o que pode resultar em acidente grave.

Deixar animais soltos nas rodovias colocando em risco a vida dos que trafegam pelo local é crime. Os proprietários dos animais podem ser enquadrados no artigo 132 do Código Penal, que trata sobre expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e eminente, bem como no artigo 31 da Lei de Contravenções Penais, no qual estabelece que deixar em liberdade, confiar a guarda a pessoa inexperiente ou não guardar com a devida cautela animal perigoso.

A PRF alerta que, na hipótese do condutor deparar-se com um animal, principalmente de grande porte, durante sua viagem, é recomendado diminuir a velocidade do veículo, evitar o uso de buzina e faróis altos, uma vez que essas medidas podem assustar o animal e provocar reações de ataque, e gerar acidentes.

Arthur Lira (PP-AL) venceu a eleição no primeiro turno

Leia em: < 1 minuto

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi eleito novo presidente da Câmara dos Deputados, com 302 votos, contra 145 de Baleia Rossi (MDB-SP).

Uma derrotada para o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) e uma vitória do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido).

Arthur Lira, o novo presidente da Câmara, já chegou anulando a composição da Mesa Diretora e convocou novas eleições.

Os demais candidatos ao cargo, obtiveram: Fábio Ramalho (MDB-MG) obteve 21 votos, Luiza Erundina (PSOL-SP) recebeu 16 votos; Marcel Van Hattem (Novo-RS), 13 votos; André Janones (Avante-MG), 3 votos; Kim Kataguiri (DEM-SP), 2 votos; e General Peternelli (PSL-SP), 1 voto.

A nova ponte que liga o Fojo às regiões das Tesouras, Incom e adjacências, em Itacaré

Leia em: < 1 minuto

Mais um sonho dos moradores da região quilombola do Fojo está se tornando realidade, na zona rural do município de Itacaré. A Prefeitura está concluindo, com recursos próprios, mais uma etapa da nova ponte que liga o Fojo às regiões das Tesouras, Incom e adjacências.

Para o mestre de obras Ailson Anes, que está coordenando os serviços, construir pontes é levar desenvolvimento, encurtar distâncias e crescer. De acordo com ele, nos últimos quatro anos foram construídas oito pontes pelo prefeito Antônio de Anízio, em regiões rurais do Limoeiro, Cajueiro, Serra de Água, nos Andres, Barrocão, Sombra da Tarde, Curisco e agora no Quilombola do Fojo.

O prefeito Antônio de Anízio assegurou que assim como as comunidades da região do Fojo e Tesouras, outras localidades da zona rural de Itacaré vão sendo beneficiadas com a construção de novas pontes.

Após inscrição feita, os participantes da modalidade street devem enviar vídeos gravados com o próprio smartphone

Leia em: < 1 minuto

Os interessados em competir no torneio esportivo Desafio Skate em Casa têm agora até o dia 8 de fevereiro para fazer sua inscrição e participar de forma gratuita, concorrendo a prêmios em um evento da modalidade até então inédito na Bahia e realizado 100% no formato digital.

Após inscrição feita, os participantes da modalidade street devem enviar vídeos gravados com o próprio smartphone. Apesar de a produção audiovisual ser muito comum entre skatistas, a proposta do evento é desafiar o praticante a registrar em vídeo, sem corte ou edição, realizando uma linha com até duas manobras em apenas 30s. O participante ainda pode usar mais 15s para se apresentar. O vídeo pode ser gravado em qualquer espaço, no quintal de casa, nas pistas ou na rua.

Para além de movimentar a cena do skate, o formato online do evento permite a participação de skatistas de todo o estado em tempos de distanciamento social. Entre as exigências, estão o cumprimento dos protocolos de segurança contra contaminação pelo coronavírus definidos por cada município e a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Os melhores vídeos e os vencedores da votação popular serão anunciados numa transmissão ao vivo no dia 20 de fevereiro. Os prêmios variam entre trucks, rodas e shapes para montar um skate novíssimo.

O Desafio Skate em Casa é uma iniciativa da Federação de Skateboard da Bahia (Feseb) e conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

SERVIÇOS
Inscrições no site até dia 08 de fevereiro de 2021
Resultado da seletiva: 15 de fevereiro
Período do voto popular: 16 a 20 fevereiro
Live final com premiação: 20 de fevereiro
Acesse o Instagram ou Facebook

Deputado estadual Adolfo Menezes (PSD)

Leia em: < 1 minuto

O deputado Adolfo Menezes (PSD) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) com 60 votos contra 1 voto do deputado Hilton Coelho (PSOL).

Veja a composição da Mesa Diretora da AL-BA:
Presidência: Adolfo Menezes (PSD)
1ª Vice-Presidência: Paulo Rangel (PT)
2ª Vice-Presidência: Marcelinho Veiga (PSB)
3ª Vice-Presidência: Bobô (PCdoB)
4ª Vice-Presidência: Paulo Câmara (PSDB)
1ª Secretaria: Júnior Muniz (PP)
2ª Secretaria: Alan Sanches (DEM)
3ª Secretaria: Soldado Prisco (PSC)
4ª Secretaria: Neusa Cadore (PT)

 

Rodrigo Pacheco (DEM-MG) era o favorito na disputa e o candidato do Palácio do Planalto, ou seja, da família Bolsonaro

Leia em: < 1 minuto

Senador por Minas Gerais recebeu 57 votos e comandará a Casa pelos próximos dois anos. Pacheco derrotou Simone Tebet (MDB-MS), onde obteve 21 votos; outros três senadores: Major Olimpio (PSL-SP), Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Lasier Martins (Pode-RS) desistiram da candidatura.

A Kombi foi recebida da gestão passada totalmente destruída

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Arataca, Ferlú Mansur (PSD), lamenta o estado de abandono em que recebeu agora, o veículo que funcionava como Biblioteca Itinerante. A Kombi foi entregue a gestão passada em perfeito estado, mas o descaso deixou chegar a esse ponto.

Este era um projeto da Biblioteca Municipal que levava leitura e contação de história aos distritos, escolas e praças, mas infelizmente a gestão anterior deixou deteriorar. Além disso, o projeto também era levado para municípios vizinhos.

“Não podemos aceitar isso. Em nossa gestão iremos resgatar esse projeto”, destacou o prefeito Ferlú Mansur (PSD).

ANTES E DEPOIS | O veículo na gestão do prefeito Ferlú Mansur estava em perfeito estado

As vagas são para diversas áreas

Leia em: < 1 minuto

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna abriu processo seletivo para estágio remunerado nas áreas:
Jornalismo (4º semestre);
Administração (2º semestre);
Enfermagem (5º semestre);
Fisioterapia (8º semestre); e
Técnico de enfermagem (com pré-requisito de ter cursado a disciplina de clínica médica e fundamentos da enfermagem).

Interessados devem encaminhar currículo e comprovante de matrícula para processoseletivo@scmi.org.br, até o dia 10 de fevereiro. Mais informações pelo 3214-9160.

O prefeito Augusto Castro quer ampliar os vetores de crescimento de Itabuna

Leia em: 2 minutos

Com um discurso focado no trabalho que venha trazer resultados efetivos para os itabunenses, o prefeito Augusto Castro frisou durante entrevista na Rádio Difusora que pretende implementar uma gestão eficiente. “Nosso intuito nesse momento é trabalhar pela cidade com transparência e fazer a diferença. Ninguém faz nada sozinho, faz com equipe e apoio da sociedade e é isto que estou buscando”.

Ele citou que há muito tempo Itabuna não tem uma gestão eficiente, com funcionários motivados, comércio ampliando sua capacidade de empregos e com projeto de urbanismo para cidade. “Itabuna precisa de novos vetores de crescimento e para isso estamos com equipe técnica muito qualificada”.

E lembrou do projeto em que pretende criar a Região Metropolitana do Sul da Bahia. “A parceria Ilhéus/Itabuna tem sido muito forte e nós vamos trabalhar uma agenda comum para criação dessa Região Metropolitana, com tarifas telefônicas e transportes mais baratos, aterro sanitário Metropolitano, entre outros. Enfim, vejo com muito entusiasmo essa parceria”.

Ao ser questionado sobre a atenção do Governo da Bahia com Itabuna, ele foi enfático ao dizer que o governador Rui Costa conhece todos os municípios do estado e ele “tem preocupação muito grande com Itabuna. Tenho certeza que ele ajudará nosso município, juntamente com o Senador Otto Alencar e diversos deputados”.

ZONA AZUL
E aproveitou para informar que já autorizou a abertura de processo de licitação para retomada da Zona Azul, atendendo apelo do Sindicato dos Comerciários, CDL e Sindicom.

“Estamos nesse propósito, de voltar a zona azul gerando aproximadamente 100 empregos. Itabuna tem mais de 2.000 vagas de estacionamento e a nossa ideia é contratar empresa para operar a zona azul, e com isto melhorar o fluxo de veículos”, disse.

E finalizou ressaltando que como consequência a cidade sentirá um ambiente de organização, além de ajudar o comércio com organização porque aumenta a quantidade de clientes.

Notícias mais lidas

Outros assuntos