Mauro Ribeiro, Bené e Porfírio, Piçarra, Marão e Gurita, Israel Cardoso, Valderico Junior, Charliane Sousa, Geraldo Simões, Ricardo Xavier, Marcelo Souza

Matheus Vital é editor de Política do Pauta Blog.

Leia em: 6 minutos

PP deve perder mais cargos no governo do estado ainda nesta semana

Várias mudanças estão acontecendo nos cargos indicados pelo PP dentro das instituições estaduais desde que o partido rompeu com a base aliada do PT. As alterações não são nenhuma surpresa, principalmente se avaliarmos as condições em que aconteceu a ruptura entre os partidos e posterior aliança com o grupo ligado a ACM Neto (UB).

Atualmente, a filha do ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), tem um cargo na Bahia Pesca de Salvador, mas deve ser exonerada ainda nesta semana. Isso porque o atual presidente da empresa, Marcelo Oliveira, filho de Jurandir Oliveira (PP) – único deputado estadual do partido que ainda permanece ao lado do governador Rui Costa (PT) -, já pediu a entrega do cargo.

Em Gandu, por exemplo, o deputado estadual Aderbal Caldas (PP) vai perder as indicações de cargos para o líder do governo na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia), Rosemberg Pinto (PT). Rosemberg pretende transferir as cotas para o grupo do ex-prefeito da cidade, Djalma Galvão (PT).

Fato é que, após a ruptura entre PP e PT, as duas legendas “sentiram o baque”, mas evitam perder a compostura e afirmam que “política é assim mesmo”. Se, de um lado, uma sigla é apontada como egocêntrica, do outro, a legenda mostrou que consegue fazer mais barulho do que se imaginava mesmo amargando a perda de benefícios.

Fake News

O empresário e presidente da ACI (Associação Comercial de Itabuna), Mauro Ribeiro, negou, veementemente, que tenha interesse em entrar na política.

Ribeiro retrucou em tom forte: “Não sou filiado e nunca me filiei a nenhum partido. Nunca convidei ninguém a nada de partido. Então é uma fake news!”.

Pegada de ar

O jornalista Ederivaldo Benedito, conhecidíssimo como Bené, foi cumprimentar o vereador e líder do governo Augusto Castro (PSD) na Câmara, Manoel Porfírio (PT), e o mesmo não retribuiu o aceno. Não houve cordialidade, então, é melhor não convidar os dois para a mesma mesa.

Pauta em Pauta

Na sessão da Câmara de Vereadores de Itabuna do último dia 16, o edil Manoel Porfírio citou as palavras “pauta, pautar e pautando” várias vezes. Será que é fã ou leitor assíduo do Pauta Blog?

Ele falou…

O vereador Piçarra (Solidariedade) pediu para falar na última sessão da Câmara. Sim, falou! Os colegas demonstraram estranheza e um ou outro gritaram aos risos: “Ele gostou!”.

O fato é que nós acompanhamos as sessões na Câmara semanalmente e essa foi a primeira vez que Piçarra pediu a palavra na tribuna. Pelo visto, gostou de falar porque, na mesma sessão, se pronunciou três vezes.

E agora, José?

Xiiii! A desistência da pré-candidatura à deputado(a) estadual que abalou o meio político fez muita gente ficar preocupada com a manutenção ou não do emprego na prefeitura.

O que se comenta, nos bastidores, é que várias pessoas estão dormindo de olhos abertos pensando na possível demissão.

Fato é que muitos foram contratados e, agora, pela lógica, estão se perguntando: será que eu fico ou será que eu vou (embora)?

Prefeito Marão convida Professor Gurita

O prefeito de Ilhéus, Marão (PSD), como bom articulador político que é, já está vislumbrando a eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores. Já que na Casa Legislativa ilheense não há reeleição, o atual presidente e aliado do prefeito, Jerbson Moraes (PSD), vai deixar o cargo neste ano.

Pensando em dar continuidade à parceria entre Executivo e Legislativo ilheense, o prefeito convidou o vereador Professor Gurita, também do PSD, para concorrer como presidente da Câmara. O vereador, no entanto, descartou a hipótese de se lançar como chefe da Casa.

Agora, o prefeito informou que as tratativas para a eleição da mesa só vão ser retomadas depois das eleições gerais previstas para outubro deste ano.

É federal

O ex-candidato a prefeito de Ilhéus e empresário Valderico Junior (UB) vai concorrer a uma vaga na Câmara Federal. As informações são de um drone que conhece as articulações de Salvador.

Junior chegou a anunciar a dobradinha com o pré-candidato a estadual, Raimudinho da JR, mas não sabemos informar se está firmada. Tentamos contato com Valderico, mas não obtivemos êxito.

O empresário obteve 20.265 votos válidos nas eleições de 2020 quando tentou ser prefeito de Ilhéus.

URGENTE❗ Empresário ilheense Valderico Junior é pré-candidato a deputado federal

De corpo e alma

O vereador Israel Cardoso (Agir) não esconde de ninguém que vai estar de corpo e alma na campanha de ACM Neto para o governo da Bahia. Em abril, o edil está planejando trazer Roberta Caires, vereadora de Salvador e coordenadora do Move Mulher Empreendedora, até Itabuna.

Quebra de braço

A ex-vereadora de Itabuna, Charliane Sousa (PCdoB), está determinada a continuar tecendo críticas à gestão de Itabuna. Já o partido dela saiu em defesa do prefeito Augusto Castro. Quem conhece Charliane, sabe que ela não é de arredar o pé. Será que vai “pedir para sair” ou vai ser convidada a se retirar?

VIXE❗ Ex-vereadora Charliane diz que vai continuar criticando a gestão municipal: “Não posso me negar a concordar com o povo”

Geraldo cotado

Segundo informações de uma fonte ligada a Salvador, o ex-prefeito de Itabuna, Geraldo Simões (PT), estaria sendo cotado para assumir uma secretaria estadual. Será?

Até o momento, GS vem sustentando a ideia de que quer ajudar o ex-presidente Lula (PT) a se eleger em outubro e que pode ser candidato a deputado.

O fator é que Simões vive sorrindo à toa.

Adeus, Centro Administrativo

O secretário de Emprego, Indústria e Comércio e vereador licenciado, Ricardo Xavier (Cidadania), vai retornar à Câmara de Itabuna. Com o retorno à Casa, o edil garante que vai permanecer na base do governo Augusto Castro (PSD).

Já para as eleições de outubro, Xavier fechou com Guinho para deputado federal e com Pedro Tavares para deputado estadual.

EXCLUSIVO❗ Vereador Ricardo Xavier confirma retorno à Câmara de Itabuna e permanência na base do governo Augusto Castro

Adeus à Câmara de Itabuna

Com o retorno de Ricardo Xavier, Marcelo Souza (Cidadania) vai deixar de ser vereador já que ocupava a cadeira graças à ausência do vereador licenciado.

Envie a sua sugestão de pauta: matheus@pauta.blog.br

Notícias mais lidas

Outros assuntos