EXCLUSIVO❗ Vereador Ricardo Xavier confirma retorno à Câmara de Itabuna e permanência na base do governo Augusto Castro

"Nós somos da base de Neto e vou apoiar Guinho para deputado federal", declara Ricardo sobre eleições de outubro

Leia em: 2 minutos

Diante das especulações sobre a tão esperada reforma administrativa na gestão do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), o secretário de Emprego, Indústria e Comércio e vereador licenciado, Ricardo Xavier (Cidadania), vai retornar à Câmara de Vereadores. Com isso, Marcelo Souza (Cidadania) vai deixar de ser vereador já que ocupava a cadeira graças à ausência de Xavier.

De acordo com o secretário, a mudança já estava prevista desde quando ele assumiu o cargo, mas a saída não significa um rompimento com a base do governo municipal: 📌“Isso já está definido, né. O prefeito já conversou comigo. Dentro do processo de mudanças, já era uma coisa previsível desde quando eu entrei. De qualquer forma, a gente fez um trabalho de reorganização na parte da secretaria. Em abril, eu retorno. Eu vou seguir a orientação do prefeito no sentido de continuar na base”.

Ricardo é político experiente e já ocupou a presidência da Casa Legislativa de Itabuna anteriormente, no entanto, disse que não tem interesse em voltar à posição: 📌“Quanto à antecipação, eu creio que vai ser chapa única mesmo. Erasmo vai ser o candidato do governo. Não vou colocar meu nome à disposição”.

GESTÃO COMO SECRETÁRIO
Sobre a atuação enquanto secretário, o vereador disse que esperava contribuir mais para a pasta, mas reconhece que conseguiu melhorias significativas: 📌“Eu pensei que ia poder fazer mais. É um sentimento meu, mas foi uma passagem que nós conseguimos fortalecer parcerias para o município que estavam um pouco esquecidas, principalmente em relação ao Sebrae. Nós assinamos o convênio do programa Cidades Empreendedoras, estreitamos os laços. O Sebrae é um parceiro importante dos municípios, principalmente para os pequenos negócios. Conseguimos, também, levar a secretaria descentralizando os atendimentos para os bairros. Tivemos uma participação muito importante no equilíbrio entre a questão sanitária e a economia e essa, talvez, tenha sido uma das ações mais importantes no período muito difícil”.

ACM NETO VS JERÔNIMO
Ainda segundo Xavier, o laço político está mantido com o prefeito Augusto, mesmo sabendo que há divergências em relação à sucessão estadual: 📌 “Desde quando eu fui convidado para a secretaria, eu deixei muito claro meu posicionamento político. Nós somos da base de Neto, vou apoiar Guinho para deputado federal e Pedro Tavares para deputado estadual. Na verdade, o nosso partido, o Cidadania, na aliança que foi feita para a eleição municipal, já era da base de Neto. Nós não estamos mudando de lado, estamos continuando no projeto que estava vingado. A aliança é para o fortalecimento de Itabuna, na questão estadual, cada liderança e partido tem o seu caminho”.

Notícias mais lidas

Outros assuntos