A escolha de Nelson Leal para a coordenação é vista como um movimento de peso no tabuleiro político baiano

Leia em: < 1 minuto

O deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Nelson Leal (PP), anunciou o rompimento com o grupo político do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e declarou apoio ao ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto. Além do apoio, Leal será o coordenador da campanha de ACM Neto na Bahia e disse que abriu mão de disputar a reeleição para se dedicar integralmente à nova missão.

O parlamentar explicou que a decisão foi tomada após uma reflexão sobre o futuro do estado: “Estou abrindo mão da minha candidatura, seria a oitava vez que eu disputaria uma eleição. Sou decano, mas preferi deixar de lado o projeto pessoal para coordenar a campanha de Neto. Acredito que essa é a forma mais concreta de ajudar a Bahia a mudar de verdade”.

A escolha de Nelson Leal para a coordenação é vista como um movimento de peso no tabuleiro político baiano. Com ampla experiência e forte articulação no interior, ele será responsável por aproximar lideranças, prefeitos e parlamentares em torno do projeto oposicionista liderado por ACM Neto.

O levantamento analisa municípios com mais de 100 mil habitantes em todo o país, com base em indicadores de criminalidade e segurança pública

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), comemorou o resultado do Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2025, divulgado pela plataforma MySide, que classificou o município como a terceira cidade mais segura da Bahia para se viver. O levantamento analisa municípios com mais de 100 mil habitantes em todo o país, com base em indicadores de criminalidade e segurança pública.

No estado, o ranking é liderado por Vitória da Conquista, seguida por Luís Eduardo Magalhães, Itabuna, Alagoinhas e Barreiras. Porto Seguro aparece em décimo lugar, com uma taxa superior a 60 homicídios por 100 mil habitantes.

Ao comentar o resultado a este Pauta Blog, o prefeito Augusto Castro destacou o papel das ações conjuntas entre diferentes esferas de governo e os investimentos municipais em infraestrutura urbana: “É o resultado de ações integradas dos governos municipal e estadual, por meio de políticas públicas e intervenções em bairros que, no passado, nunca recebiam nenhum tipo de atenção. Hoje vemos obras de pavimentação, iluminação e, principalmente, a reestruturação das praças da cidade. Tudo isso contribui para um ambiente mais seguro”.

Castro ressaltou, ainda, que os investimentos em equipamentos esportivos, culturais e na ampliação da iluminação pública, além de obras estruturantes de grande porte fazem parte de uma política contínua de valorização dos espaços urbanos: “A prefeitura tem se empenhado em criar uma cidade mais segura, o que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade de manter esse trabalho. Com isso, investidores são atraídos, impulsionando a economia e a geração de empregos em nossa cidade”.

O anuário utiliza como principal indicador a taxa de homicídios por 100 mil habitantes, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

Segundo o político, as três opções viáveis para a legenda são Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Júnior (PSD) e Eduardo Leite (PSDB)

Leia em: < 1 minuto

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que o partido não pretende apoiar o presidente Lula (PT) em 2026. Segundo o político, as três opções viáveis para a legenda são Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Júnior (PSD) e Eduardo Leite (PSDB).

A declaração levanta o questionamento sobre qual será a postura da sigla na Bahia. Será que o partido vai seguir a determinação nacional e abandonar a base petista? Vale lembrar que a aliança já dura alguns anos, mas, recentemente, parece ter estremecido com o imbróglio causado pela vontade do senador Angelo Coronel (PSD) concorrer à reeleição e não encontrar espaço.

Notícias mais lidas

Outros assuntos