Justiça eleitoral entendeu que vereador não pode exercer presidência da Casa pela terceira vez consecutiva

Leia em: < 1 minuto

A Justiça determinou que haja nova eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Itambé, no sudoeste baiano. A decisão proferida ontem (14.setembro) diz que o atual presidente da Casa, Paulo Rucas (PSD), não pode exercer o cargo pela terceira vez consecutiva e, por isso, deve haver nova eleição.

A decisão acata o Agravo de Instrumento interposto pelo advogado Helder Freitas Gusmão e considera inconstitucional a recondução de Rucas ao cargo de presidente. O caso gira em torno da eleição da Mesa Diretora realizada em 1º de janeiro deste ano para o biênio 2025-2026.

Inicialmente, a Justiça havia concedido uma tutela provisória suspendendo os efeitos da eleição, no entanto, o juiz de primeira instância revogou essa decisão, argumentando que a modulação temporal dos efeitos das decisões do STF permitia considerar apenas as eleições realizadas após 07/01/2021 como passíveis de inelegibilidade, e que a eleição de Achy para o biênio 2025-2026 seria apenas a primeira após esse marco.

Logo depois, o Tribunal de Justiça da Bahia reverteu essa decisão. A Quinta Câmara Cível baseou-se no entendimento do STF, que, ao julgar as ADIs 6.709 e 6.710, firmou que a recondução para o mesmo cargo em mesas diretoras legislativas por mais de uma vez consecutiva é inconstitucional. Embora o STF tenha modulado os efeitos da decisão para considerar apenas as composições a partir do biênio 2021-2022, o Tribunal de Justiça da Bahia entendeu que a situação de Paulo Rucas Brito Achy se enquadra na vedação.

Meta é imunizar 40 mil animais até o fim da campanha

Leia em: < 1 minuto

A prefeitura de Itabuna já vacinou mais de 31 mil animais durante a Campanha de Vacinação Antirrábica 2025. O trabalho segue sendo executado pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos departamentos de Controle de Zoonoses e de Combate às Endemias.

No último sábado (13.setembro), quando aconteceu o Dia D de Vacinação na Praça Otávio Mangabeira, foram imunizados 350 cães e gatos. A meta é imunizar 40 mil animais até o fim da campanha.

Nesta segunda-feira (15.setembro), o trabalho acontece nos bairros São Pedro e São Judas. Amanhã (16.setembro), a equipe de vacinação estará presente no Conceição e Vila Zara.

Na quarta-feira (17.setembro), em Ferradas e Nova Ferradas, enquanto na quinta-feira (18.setembro), a vacinação antirrábica ocorrerá nos bairros Fernando Gomes, Nova Esperança e nos condomínios residenciais Jubiabá e Gabriela.

Já na sexta-feira (19.setembro), nos bairros Maria Matos, Sinval Palmeira e condomínio residencial São José. No sábado (20.setembro), a visita será no Assentamento Manoel Chinês e, no domingo (21.setembro), na Fazenda Progresso.

Comunicação falsa para serviços de emergência e interromper ou atrapalhar serviço de utilidade pública é crime

Leia em: < 1 minuto

Entre janeiro e agosto deste ano, os trotes representaram cerca de 6,4% das ligações recebidas pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), nas centrais de atendimento da Polícia Militar (190), Polícia Civil (197) e do Corpo de Bombeiros (193). Ao todo, foram 3.283.174 chamadas, sendo 210.441 falsas.

Neste período, os meses de maior incidência dos trotes foram janeiro (28.752) e junho (28.462), que representaram, respectivamente, 6,8% e 6,7% das ligações recebidas ao longo dos dias. Ambos os meses possuem histórico de apresentarem o quantitativo maior devido às férias escolares.

A taxa se mostra maior se analisada somente em Salvador e Região Metropolitana (RMS), onde os trotes representam 8,2% do total de ligações, sendo 78.390 de 956.585. No interior, foram 132.051 chamadas falsas de 2.326.589, uma porcentagem de 5,6%.

A comunicação falsa para serviços de emergência e interromper ou atrapalhar serviço de utilidade pública é crime e prevê multa e até três anos de prisão para os delitos.

Mesmo com esse resultado, polícia afirma que não pode afastar hipótese de participação do homem nos crimes

Leia em: < 1 minuto

O triplo homicídio ocorrido em Ilhéus em agosto deste ano continua sendo um grande mistério para a polícia. Isso porque as análises periciais mostraram que não existe material genético do principal suspeito de cometer os crimes nos restos mortais das vítimas.

Thierry Lima da Silva, de 23 anos de idade, foi preso pelo crime de tráfico de drogas, mas, em depoimento na delegacia, confessou ter participação nos assassinatos. Sendo assim, a prisão foi convertida em preventiva e ele foi encaminhado ao presídio, mas a informação divulgada agora pode mudar o rumo da investigação.

Em nota, a Polícia Civil informou que aguarda a conclusão e apresentação de todos os laudos periciais de análises genéticas. Ainda em nota, a polícia disse que o homem permanece sendo investigado pelas mortes de Maria Helena do Nascimento Bastos, Mariana Bastos da Silva e Alexsandra Oliveira Suzart porque não existem elementos comprobatórios suficientes e conclusivos para afastá-lo da suspeita.

A polícia disse, também, que outras pessoas também figuram como investigadas no âmbito do inquérito policial, mas, para não comprometer as apurações em curso, as demais diligências investigativas seguem em sigilo.

Deputado nega envolvimento e defesa aponta que indícios são frágeis

Leia em: < 1 minuto

A Polícia Federal apontou indícios de envolvimento do deputado federal pela Bahia, Elmar Nascimento (UB), em um suposto esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos. O caso está sob análise do Supremo Tribunal Federal (STF), que recebeu o inquérito após a identificação de possíveis conexões do parlamentar.

Na mais recente fase da operação, deflagrada no mês de julho o ministro Nunes Marques negou os pedidos da PF para realizar buscas, bloquear bens do deputado e afastar do cargo seu irmão, Elmo Nascimento (UB), prefeito de Campo Formoso. As medidas foram autorizadas apenas em relação a outros investigados.

Segundo a investigação, o esquema envolve fraudes em contratos de limpeza urbana e pavimentação em diversos municípios baianos, com destaque para Campo Formoso. Nessa cidade, a empresa Allpha Pavimentações, ligada aos empresários Alex e Fábio Parente, venceu licitações que somam R$ 51 milhões, financiadas por emendas parlamentares destinadas por Elmar.

Além dos contratos públicos, a operação apura o uso de uma aeronave pertencente ao empresário Alex Parente, outro investigado. O avião transportava parlamentares baianos, incluindo Félix Mendonça Júnior, e, segundo a PF, chegou a carregar dinheiro.

O deputado Elmar Nascimento nega a participação no esquema. Em nota, a defesa diz que os indícios são “tão frágeis que, após meses de investigações e vazamentos seletivos à imprensa, a PGR se manifestou contra qualquer diligência contra ele”.

Nova data será divulgada posteriormente

Leia em: < 1 minuto

A Câmara de Vereadores de Itabuna emitiu um comunicado adiando a audiência marcada para esta segunda (15.setembro) com as famílias da Rua da Bananeira. O encontro discutiria demandas habitacionais para os moradores, que passaram por desocupação recentemente.

A reunião contaria com a presença de representantes da prefeitura, incluindo o procurador-geral Álvaro Luiz Ferreira, a secretária de Infraestrutura, Sônia Fontes, o vice-prefeito e secretário de Promoção Social, Júnior Brandão, além da presidente da Comissão de Regularização Fundiária, Leila Lessa, e do coordenador da Defesa Civil, Mallory Senna.

Segundo ofício enviado pela Secretaria de Governo, não houve tempo hábil para reunir as informações solicitadas e organizar as agendas das pastas envolvidas. Uma nova data será divulgada posteriormente.

Notícias mais lidas

Outros assuntos