"A porta da Igreja Católica da Nova Itabuna está fazendo vergonha dizer que foi pavimentada", disse Danilo durante sessão na Câmara

Leia em: < 1 minuto

O vereador Danilo da Nova Itabuna (UB), que faz oposição ao prefeito Augusto Castro (PSD), soltou o verbo durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira (26.agosto). O político classificou como imoralidade o abandono do Bairro Nova Itabuna.

O edil fez duras críticas ao posicionamento do gestor municipal, que, segundo ele, não costuma atender aos pedidos de opositores: “Muitas vezes, nossos pedidos não foram atendidos porque a gente não conseguiu subir a rampa para bajular o rei nem nos prostar de joelhos perante ele”.

Danilo criticou, também, a qualidade do asfalto que foi colocado no Bairro Nova Itabuna: “Passei dois anos aqui brigando por uma pavimentação no meu bairro. Quando a pavimentação chegou, fizeram uma linda festa na igreja. Minha chateação aqui é porque o asfalto está pocando e ninguém aparece lá também. A porta da Igreja Católica da Nova Itabuna está fazendo vergonha dizer que aquilo ali foi pavimentado! É uma falta de respeito com o dinheiro público! (…) Não podemos deixar R$ 2,5 milhões irem pelo ralo!”.

Erasmo Ávila garantiu que Câmara está comprometida em aprovar PL

Leia em: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (26.agosto), a Câmara de Vereadores de Itabuna iniciou a apreciação do Projeto de Lei que tem o objetivo de beneficiar os motoristas de transporte escolar que atuam na cidade. Há quase 30 anos, a categoria espera por melhorias nas condições de trabalho.

Entre as reivindicações dos trabalhadores, está a mudança na anuidade dos carros utilizados no transporte escolar. Por exemplo, há veículos com menos tempo de uso, mas, mesmo assim, sem condições de rodar enquanto há carros mais antigos que ainda podem ser utilizados.

De acordo com o presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD), é de extrema importância a aprovação do PL: “Esses condutores cuidam das vidas dos nossos filhos como se fossem deles e têm o maior cuidado com os veículos. Com certeza, essa Casa está apreciando o projeto e vamos tentar aprovar com a maior brevidade porque existe a necessidade do prefeito aprovar a Lei para que ela seja atendia ainda neste ano”.

Material ilícito foi encontrado no Bairro Santa Inês

Leia em: < 1 minuto

Na tarde desta segunda-feira (26.agosto), uma guarnição do 15° Batalhão de Polícia Militar de Itabuna apreendeu uma pistola, dois carregadores, munições e drogas no bairro Santa Inês durante mais uma fase da Operação Garra de Arquimedes.

A apreensão aconteceu depois que a PM recebeu uma denúncia sobre tráfico de drogas na Rua da Palmeira. No local, os policiais localizaram o suspeito em frente a um imóvel abandonado e, após a busca pessoal, drogas foram encontradas em posse do homem.

Segundo a polícia, o suspeito informou que, dentro do imóvel, havia mais entorpecentes e outros materiais ilícitos. O suspeito e todo o material encontrado foram apresentados à Polícia Civil.

"Eu já vi muitos serviços feitos por ela [Sônia Fontes], mas, infelizmente, a praça do Parque Verde não foi", disse Cosme no plenário

Leia em: < 1 minuto

Na sessão ordinária realizada nesta segunda (26.agosto) na Câmara de Vereadores de Itabuna, o vereador Cosme Resolve (PSDB) cobrou a secretária de Infraestrutura e Obras, Sônia Fontes. Cosme disse que já solicitou a reforma da praça do Parque Verde há muito tempo, mas, até hoje, o pedido não foi atendido.

“Eu levei, um ano atrás, uma planta do Parque Verde toda pronta para fazer a reforma da praça. Uma simples praça do Parque Verde e eu respeitando a secretária Sônia Fontes porque já vi muitos serviços feitos por ela, mas, infelizmente, a praça do Parque Verde, não foi”, disse o vereador.

Cosme, que desistiu de concorrer à reeleição neste ano, disse que gostaria de deixar um legado para os eleitores e que ainda espera que isso aconteça: “Eu queria sair da política, como estou saindo, mas feliz com o pedido feito. Vereador não tem empresa para fazer a praça nem empresa de asfalto! Eu ainda tenho esperança de ver aquela praça pronta porque já tem toda a documentação, então o povo merece pelo menos um pedido do vereador”.

Iniciativa acontece entre os dias 26 e 30 de agosto

Leia em: < 1 minuto

A Polícia Civil da Bahia vai participar da Campanha Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas. A iniciativa do Ministério da Justiça acontecerá entre 26 e 30 de agosto.

A campanha ocorrerá em três etapas e vai utilizar técnicas de identificação genética e papiloscópicas. Na primeira fase, serão coletadas amostras de DNA de familiares de pessoas desaparecidas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Na segunda parte, acontecerá o recolhimento de impressões digitais e de material genético de pessoas vivas com identidade desconhecida. Na última fase, será coordenada a pesquisa de digitais de corpos não identificados armazenadas em cada unidade federativa.

Com mais de 1.200 ocorrências de pessoas desaparecidas na Bahia no primeiro semestre de 2024, a Polícia Civil vai ampliar o atendimento à população na busca por desaparecidos. No interior do estado, equipes do Departamento de Polícia do Interior vão auxiliar as pessoas nos casos de desaparecimentos, informando qual delegacia devem procurar para registrar um boletim de ocorrência, além de prestar o apoio necessário aos familiares.

Além da ação, a população pode contar com outras ferramentas na busca pelos entes queridos, como o WhatsApp da DPP, no número 71 99631-6538, o perfil no Instagram @desaparecidospcba, o site http://desaparecidos.policiacivil.ba.gov.br/ e o Disque Denúncia pelo 181.

//

Ampliação segue para Eunápolis, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Valença

Leia em: < 1 minuto

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) vai chegar a mais sete postos do SAC no interior baiano a partir de quinta-feira (29.agosto). A ampliação segue para os postos de Eunápolis, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Valença.

A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil, mas, caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar, também, uma cópia.

A CIN permite incluir outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.

Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro. O documento também tem um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados.

O atendimento da CIN é realizado por meio de agendamento prévio, que deve ser feito pelo aplicativo ou pelo portal ba.gov.br, além do call center (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Os cidadãos não são obrigados a se dirigir, imediatamente, aos postos SAC para trocar de documento. O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032.

📷 Ascom SAEB

Autora do crime estaria discutindo com mãe da criança quando desferiu o golpe de faca

Leia em: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (26.agosto), a mulher suspeita de esfaquear e matar uma bebê de apenas sete meses de idade teve a prisão em flagrante convertida em preventiva após passar por audiência de custódia. Rosimeire Santos de Jesus, de 43 anos, está presa desde o último sábado (24.agosto), quando o crime aconteceu.

De acordo com as investigações, Agatha Sophia Santana estava no colo da genitora no Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador, quando foi atingida por uma facada. A suspeita é que a autora estava discutindo com a mãe da criança quando o crime aconteceu.

Agatha foi socorrida para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos. O sepultamento acontece na tarde desta segunda-feira.

Propaganda eleitoral gratuita no Rádio e na TV começa no dia 30 de agosto

Leia em: < 1 minuto

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia definiu a fração de tempo a que os partidos políticos, federações e coligações têm direito, além da ordem de veiculação das peças publicitárias no horário eleitoral gratuito. A propaganda no Rádio e na TV começa no dia 30 de agosto e segue até 3 de outubro.

Nas eleições para prefeito e vereador, as emissoras devem veicular inserções de 30 e 60 segundos, totalizando setenta minutos diários, de segunda-feira a domingo. A distribuição do tempo de propaganda é feita de acordo com a representatividade dos partidos políticos e das federações partidárias na Câmara dos Deputados.

A Justiça Eleitoral também já definiu as emissoras de rádio e televisão que serão responsáveis por gerar os sinais para a retransmissão das propagandas por todos os outros veículos de comunicação.

Notícias mais lidas

Outros assuntos