Mirando em 2024, Jerbinho está se aproximando dos partidos da base do governo

Leia em: < 1 minuto

Nesta 6ª feira (10.março), o vereador e secretário-geral do PSD de Ilhéus, Jerbson Moraes, se reuniu com integrantes do PCdoB. O presidente do partido, Josenaldo Cerqueira, a vice-presidente, Cris Joia, o dirigente estadual, Rodrigo Cardoso, e o vereador Cláudio Magalhães, participaram do encontro com Jerbinho.

De acordo com o secretário do PSD ilheense, a política local e assuntos de interesse da cidade foram prioridade no encontro. O objetivo é firmar parcerias em busca de melhorias para o município e, consequentemente, para o dia a dia da população.

Além disso, Jerbinho salientou que precisa fortalecer o próprio nome pensando nas eleições de 2024: “Sou prefeiturável e preciso do apoio de todos os partidos da base do governo estadual”.

Vereadores Thiara Lessa, Aquino, Ana Cruz, Nabor, Mamigo, além do vice-prefeito Miltinho do Axé e do deputado Leur Lomanto participaram do encontro

Leia em: < 1 minuto
Nessa 5ª feira (9.março), lideranças políticas e comunitárias de Coaraci se reuniram para discutir projetos que visam o desenvolvimento da cidade. Vereadores da bancada de oposição promoveram o encontro, que também teve a participação do vice-prefeito e pré-candidato a prefeito, Miltinho do Axé (Avante), e do deputado federal Leur Lomanto (UB).
A partir de agora, os vereadores Thiara Lessa, Aquino e Ana Cruz passaram a contar com o reforço dos vereadores de centro, Nabor e Mamigo. Juntos, o quinteto passou a formar o Bloco de Oposição na Câmara de Vereadores.
Miltinho do Axé marcou presença e, durante o discurso, ressaltou a necessidade de união nesse momento. O deputado Leur Lomanto agradeceu a votação expressiva obtida em Coaraci no pleito do ano passado.

//

"O mundo anseia por uma revolução baseada nos bons costumes e ações que podem ser capazes de alterar o destino da nossa Pátria"

Leia em: 4 minutos

Invasões europeias, conflitos indígenas, Inconfidência Mineira, Cabanagem, Farroupilha, Canudos e Contestado.

Houve um período da história do Brasil em que os jovens eram, constantemente, testados em ambientes hostis e adversos, não apenas fisicamente, mas mental e espiritualmente. Os motivos iam desde a defesa da própria tribo até a tentativa de impedimento de alguma invasão inimiga ou manutenção da democracia.

Com a profunda globalização ocorrida nas últimas décadas e alguns preceitos morais definidos pela agenda global, o Brasil e o mundo entraram em uma “paz” temporária. Esse estado pode ser definido como um período onde grandes conflitos não existem e apenas menores desavenças ganham destaque.

Como resultado dessa “paz”, criou-se uma geração vulnerável, não só a inimigos externos, mas à ação de inimigos internos. A teoria explica, em partes, o aumento de problemas psicológicos e o desenvolvimento dos casos de depressão. Com a proliferação de problemas oriundos da “paz” estabelecida, chegamos à tese de que o mundo anseia por uma revolução.

O homem contemporâneo vive na esperança de uma revolução que não acontece, onde grupos são criados, ideologias são formadas e a sensação constante é de viver um ato revolucionário que, em alguns anos, só aparecerá nos livros de História.

Foi-se o tempo em que revoluções eram forjadas à base de lâminas e pólvora, onde a força do braço e do brado de um povo lutavam, ferrenhamente, contra a opressão. Hoje, a revolução contra os grupos dominantes não envolve mais conflitos armados ou duelos navais.

Revolução ganhou um novo conceito e um novo método de aplicação. Como descrito no dicionário, o ato de rebelar-se é, sobretudo, a oposição à autoridade ou poder dominante, então revoltar-se contra o sistema, nos dias atuais, é nada mais que:

1️⃣ Formar uma família e honrá-la quando a cultura atual lhe aponta para a devassidão, traição, prostituição e faz prevalecer a premissa de que o casamento e a paternidade/maternidade são uma prisão. Criar os filhos com amor e respeitar o cônjuge podem ser os primeiros passos para promover uma revolução nos tempos modernos;

2️⃣ Buscar, obsessivamente, a verdade, mesmo em um país onde mentirosos reinam sem pudor e o aparato midiático desenvolve mecanismos a favor manipulação de fatos e dados. Investigar as fontes primárias, ler bons livros sobre variados assuntos e destrinchar o conhecimento desde a essência são parte do caminho para livrar-se das amarras formadas pela guerra de narrativas, que são capazes de controlar o imaginário da população;

3️⃣ Ficar sóbrio: ao ler tal recomendação, pode até estranhar e achar “cafona” da parte deste pobre escritor, no entanto, sugiro que façam uma autorreflexão. Idealizem o momento em que tomam o primeiro gole de bebida e busquem os motivos dessa decisão. Sem dúvidas, 99% das pessoas vai notar que o estopim para esse hábito é a existência de influências externas presentes em nosso meio. É preciso ter bravura moral e um espírito revolucionário para rejeitar um copo de bebida oferecido com promessas ocultas de zombaria e menosprezo caso a sua resposta seja negativa. Não entendam mal, apesar de cristão, sou contra o puritanismo religioso que condena a bebida ou o cigarro, no entanto, é inegável a vulnerabilidade do sujeito embriagado ou sob efeito de drogas. É por isso que o comedimento no uso de entorpecentes e a bravura de rejeitá-los é um ponto destacável da revolução moderna;

4️⃣ Servir e amar a pátria: orgulhar-se de fazer parte de uma pátria onde esse orgulho só aparece a cada 4 anos em Copas do Mundo é, de fato, um ato de rebeldia contra o sistema que lhe empurra para o antipatriotismo. Fazer parte de uma comunidade e exercer cidadania é uma balança entre direitos e deveres, ou seja, servir a sociedade e auxiliar em seu desenvolvimento é obrigação de todos os brasileiros. Há várias formas de auxiliar o crescimento de um país, mas o maior serviço é criar bem os filhos, pois deles será o futuro da pátria;

5️⃣ Defender a si e aos próximos: vivendo em um país de terceiro mundo com populações marginalizadas e em desenvolvimento, a violência é constante na vida de todos. Buscar diferentes formas de defender a si e aos seus e não depender somente das forças estatais de segurança, é necessário nos tempos de hoje. Aquele que se esforça em busca de meios de defesa, não pela motivação do ódio ao inimigo, mas, por amor aos entes, pois, como diria o escritor inglês G.K Chesterton, “o verdadeiro soldado não combate porque odeia o que está na frente dele, mas porque ama o que está por trás dele”;

6️⃣ Honrar a Deus: em um mundo onde prevalece a servidão aos prazeres, imaginar uma vida espiritual e uma alma imortal é uma utopia religiosa. Ter consciência da necessidade de uma vida espiritual é imprescindível porque o discernimento para reconhecer a precariedade e imperfeições do ser humano pressupõe, automaticamente, a existência de um ser superior, justo, bondoso e eterno, que tudo criou e tudo ordena. Honrá-lo é um privilégio daqueles que colhem os frutos de uma vida espiritual e são humildes o bastante para reconhecer a sua pequenez diante de um Deus grandioso.

Eis então, leitores, uma exposição dirigida aos cidadãos insatisfeitos com os rumos tomados pela massa cultural brasileira e ávidos por uma revolução baseada nos bons costumes e ações que podem ser capazes de alterar o destino da nossa pátria. 


Cauã Scher é estudante e copywriter.

*A análise do colunista colaborador não reflete, necessariamente, a opinião de Pauta.blog.br

Pequeno Sales se reuniu com presidente do PT da Bahia, Éden Valadares, e tomou a decisão da mudança

Leia em: < 1 minuto

O prefeito do município de Catu, Pequeno Sales, decidiu se filiar ao Partido dos Trabalhadores da Bahia. O anúncio da mudança do PP (Partido Progressista) para o PT foi feito ontem (9.janeiro) após uma reunião do gestor com o presidente estadual do PT, Éden Valadares, em Salvador.

Vereador por três mandatos e cumprindo a primeira gestão como prefeito, Pequeno Sales afirmou que a filiação aconteceu por causa do alinhamento às mesmas bandeiras de defesa da legenda petista. O presidente do Diretório Estadual afirmou que, assim como Pequeno Sales, prefeitos de outros municípios têm demonstrado interesse em se filiar ao partido.

//

Serviços de Saúde vão estar disponíveis na Praça Rio Cachoeira, de 8h às 13h

Leia em: < 1 minuto

As secretarias de Saúde, Promoção Social e Combate à Pobreza e Esportes e Lazer de Itabuna vão realizar, no próximo sábado (11.março), de 8h às 13h, o ‘’Mutirão da Mulher’’ com a prestação de vários serviços na Praça Rio Cachoeira, Bairro Góes Calmon.

No local, atendimentos médicos e de esclarecimentos de saúde vão ser ofertados pelos profissionais das secretarias, além do CRAM (Centro de Referência em Atendimento à Mulher). As mulheres também vão participar de atividades recreativas para descontrair.

Consultas especializadas com médicos cardiologista, dermatologista, ginecologista e mastologista também vão estar disponíveis. Profissionais de outras áreas da Saúde vão estar disponíveis para orientar as mulheres sobre nutrição, saúde bucal, métodos contraceptivos e autoexame das mamas.

//

Ação da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna vai acontecer na quadra do Colégio Batista

Leia em: < 1 minuto

Uma manhã inteira de serviços e atendimentos gratuitos à população vão ser oferecidos por meio do Projeto Viver Melhor. A ação acontece amanhã (11.março), das 8h às 11h30, na quadra do Colégio Batista de Itabuna, localizada na Rua Duque de Caxias, Bairro Conceição.

Na ocasião, atendimentos psicológicos, além de aferição de pressão, teste de glicemia e treino funcional com personal trainer vão ser disponibilizados. Também vai ter recreação infantil, plantão do INSS e espaço para o atendimento ao Micro Empreendedor Individual (MEI).

Os participantes vão ter acesso às oficinas sobre o uso de mídias sociais, maquiagem, teatro, exercícios funcionais, meditação e orientação nutricional.

O objetivo do projeto é promover o autocuidado como forma de melhorar a qualidade de vida. A ação social é mais um projeto da Associação Beneficente e Cultura Teosópolis (ABCT), braço social da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna.

//

Exposição estará na sede da APLB de Feira de Santana até o dia 22

Leia em: < 1 minuto

A exposição “Luiz Tito: 30 Anos Escrevendo com a Luz” vai ser inaugurada hoje (10.março), às 19h, no auditório da APLB de Feira de Santana, localizada na Rua Barão do Cotegipe, nº 588. A mostra tem 100 imagens feitas em diversas cidades baianas nas quais o repórter fotográfico Luiz Tito esteve.

A mostra permanecerá na sede da APLB até o dia 22 de março, nos dias 24 e 25 no Mercado de Arte Popular e de 28 a 16 de abril no Museu de Arte Contemporânea. O passaporte para o evento será realizado através da doações de alimentos não perecíveis que serão repassados para os indígenas que vivem nas ruas de Feira de Santana em situações precárias.

Para Tito, a imagem mais marcante dentre as que estarão na exposição é a que mostra um homem comendo sobras de comida em um lixão: “Essa cena mexeu comigo como ser humano, fiz a foto e essa imagem perdurou muitos anos na minha mente. A gente para pensar como o ser humano chega àquele ponto”.

Carioca, Tito chegou à Bahia em 1988, depois de ter trabalhado como copeiro na casa de uma família no Rio de Janeiro. Em Feira de Santana, o seu primeiro trabalho foi como garçom no bar Night and Day, que era administrado pelo lendário Zé Coió.

No ano passado, 1,2 milhão de estudantes baianos participaram das olimpíadas

Leia em: 2 minutos

Por meio do Programa Bahia Olímpica, estudantes e professores da rede estadual de ensino são convidados a participar das olimpíadas do conhecimento. No ano passado, foi registrada a participação de mais de 1,2 milhão de estudantes baianos em 30 olimpíadas.

A Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) está com inscrições abertas para a sua 19ª edição, até o dia 10 de março, através do endereço. A OBB é um projeto voltado para alunos do Ensino Médio, organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB), com o intuito de promover e disseminar conhecimento nas áreas da Biologia.

A 15ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que é realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também está com inscrições abertas, através do endereço, até 27 de abril. Para participar, os interessados devem compor equipes com um professor de História e três alunos do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

As escolas públicas e privadas interessadas em participar da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) devem fazer as suas inscrições até o dia 17 de março, pelo endereço. Podem participar da olimpíada estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Já a Olimpíada de Matemática da UNICAMP (OMU) também está com inscrições abertas para a sua 39ª edição, até o dia 6 de abril, por meio do endereço. Podem participar estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A Olimpíada será realizada em equipes formadas por três estudantes e um professor responsável.

Notícias mais lidas

Outros assuntos