//

GESTÃO DE RUI COSTA❗ Tribunal de Contas do Estado quer explicações sobre acordo firmado entre governo estadual e empresa americana

Ex-governador Rui Costa: TCE quer ter acesso a documentos que justifiquem as cláusulas firmadas entre as partes envolvidas

Leia em: 2 minutos

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia solicitou explicações sobre um acordo firmado secretamente entre o governo estadual e uma empresa americana responsável pela venda de respiradores durante a pandemia da Covid-19. O acerto foi feito com a Ocean 26 no ano de 2020.

Meses antes do acordo ser feito, o Consórcio Nordeste, presidido pelo então governador Rui Costa (PT), gastou R$ 40 milhões tentando adquirir 600 respiradores. O final dessa história todo mundo conhece já que, após uma série de problemas nas negociações, o governo da Bahia aceitou receber metade dos respiradores, mas, no final das contas, ficou sem nenhum.

O acordo firmado com a empresa Ocean 26 está sob sigilo por força de cláusulas ratificadas pela justiça da Califórnia, nos Estados Unidos. O caso só foi descoberto porque a Procuradoria do governo baiano teve que informar o ato ao Tribunal de Contas estadual, mas o sigilo tem sido utilizado para que o governo não aceite entregar cópias do acordo ao TCE.

Enquanto isso, a história segue nebulosa e o assunto é tratado com delicadeza nos bastidores já que Rui Costa assumiu o ministério da Casa Civil e, agora, faz parte da “realeza” da presidência da República. Com informações de O Bastidor.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Primos são torturados e executados pelo “tribunal do crime” na zona sul de Ilhéus

Notícias mais lidas

Outros assuntos