Valete e Ferlú, Rui Costa, Otto Alencar, Dra Monalisa, Marcone Amaral, Luiz Caetano, Davidson Magalhães, Everaldo Anunciação, Jadson Albano, Djalma Orrico, Capitão Azevedo e Guinho, Andrea Castro e Pancadinha

Leia em: 6 minutos

🙌 Paz selada

O prefeito de Jussari, Antônio Valete, e o prefeito de Arataca, Ferlú Mansur, ambos do PSD, selaram a paz com as bênçãos do presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD). A assinatura do acordo de paz aconteceu durante a visita do governador Rui Costa (PT) a Arataca. Com as diferenças deixadas para trás, os acenos demonstram que a parceria entre os municípios segue firme e forte.

💥 Pacotão para o ano todo

Ferlú tem motivos de sobra para sorrir durante o resto do ano. Isso porque o governador Rui Costa chegou com uma caneta cheia de tinta para anunciar um “pacotão” de 13 intervenções em Arataca. O ato foi acompanhado pela comitiva do governador, que contou com a presença do senador Otto Alencar (PSD), do deputado federal Otto Filho (PSD) e da deputada estadual Fabíola Mansur (PSB).

🔄 Prefeita lá e cá (1)

A presença da prefeita de Ibicaraí, Dra Monalisa Tavares (UB), em Arataca, durante a visita do governador, causou uma situação denominada “lá e cá”. Traduzindo o “lá”: “O governador foi extremamente solidário e, inclusive, Ibicaraí foi um dos primeiros municípios a assinar o convênio para reconstrução das casas. Nós conseguimos 150 casas”, explicou a doutora.

🔄 Prefeita lá e cá (2)

A Dra Monalisa justificou o “cá”: “A oposição partidária será discutida no momento certo”. Mesmo fazendo parte do grupo do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), o agradecimento especial de Dra Monalisa a Rui Costa, de acordo com o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), pode considerar que ela já esteja “do lado de cá”.

🔄 Prefeita lá e cá (3)

O governador Rui Costa (PT) prometeu ao município da gestora Monalisa 150 casas para moradores de áreas afetadas pelas chuvas, mas tem um ditado que diz que “o interesseiro ama o interesse”. Já um interlocutor ligado à prefeita diz que “ela vai votar em ACM Neto”. Está claro o motivo do “lá e cá”?

🤏 Apenas um detalhe

Nos bastidores, comenta-se que, para a pré-candidatura do prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD), à Alba (Assembleia Legislativa do Estado da Bahia), está faltando “apenas um detalhe”. O ajuste fino pode ser a confirmação do lançamento da candidatura do senador Otto Alencar (PSD) ao governo da Bahia. De jogador de futebol a prefeito e, agora, também deputado. Marcone é 1001 utilidades.

📷 Foto de Divulgação/Instagram Marcone Amaral

🤝 Cortejado

Em Arataca, o secretário de Relações Institucionais de Rui Costa, Luiz Caetano (PT), foi cortejado pelos prefeitos do sul da Bahia porque chegou anunciando em alto e bom tom: “O que tiver de pedido [de obras ou solicitações], vamos acelerar”. Os prefeitos se animaram. A corrida é porque o governador deve ficar à frente do Palácio de Ondina apenas até o dia 2 de abril. Depois, a corrida é rumo ao Senado Federal.

🤦‍♂️ O profeta (1)

Davidson Magalhães, atual presidente estadual do PCdoB, disse, em entrevista ao site O Tabuleiro, que achava difícil a manutenção da candidatura de Jaques Wagner ao governo da Bahia. Logo depois, veio a desistência do senador. Davidson profetizou?

🤦‍♂️ O profeta (2)

Questionado pelo Pauta Blog sobre a profetização, Davidson declarou: “Eu não profetizei, eu apenas disse que as duas não iriam se manter como, de fato, aconteceu. Não tinha como, dentro de um quadro político hoje na Bahia da correlação de forças políticas, manter duas candidaturas do PT. Não existe isso!”. O experiente político interpretou bem os fatos, mas, no fundo, profetizou.

🧐 Desvenda (1)

O senador Otto Alencar (PSD) chegou ao município de Arataca dizendo a alguns correligionários que tinha conversado com Jaques Wagner na terça (1º.março). Vem aí uma “desvenda” da candidatura?

🧐 Desvenda (2)

Otto foi indagado pela Coluna Balão sobre a possível candidatura ao governo do Estado, mas se esquivou: “Quero ser senador”. Com toda experiência, tirou de tempo.

🧐 Desvenda (3)

Certo mesmo é que o senador Otto foi bastante consultado pela base do governo na visita a Arataca, inclusive, pelo ex-presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação. Saiu da toca para bater continência ao futuro comandante da candidatura do Governo da Bahia?

🧐 Desvenda (4)

Ainda em Arataca, Otto, que já foi vice-governador em 2010, disse a um deputado que já enfrentou quatro majoritárias e, no final, saiu exausto. Será que ele vai aguentar “o tranco” de mais uma disputa dessa magnitude?

🤩 Desvenda certeira

“Não dá para improvisar. O nome de Otto é o nome para ganhar a eleição”, declarou o presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães. Otto nega, mas os aliados já admitem.

👎 Prefeito apagado

Jadson Albano (PP), prefeito de Coaraci, compareceu à visita de Rui Costa ao município de Arataca, mas quase não foi notado. Ou o prefeito é apagado?

😎 Tranquilão

Pense em um prefeito tranquilão…é o de Itaju do Colônia, Djalma Orrico. Sempre discreto e longe dos holofotes. Atualmente, está no PSD, mas já foi filiado ao PSDB. Orrico foi reeleito, mas venceu por uma diferença de apenas 44 votos para Valério Aguiar (PL).

😴 O capitão acordou

Para quem achou que o capitão estava dormindo, ele provou que está de olhos bem abertos e mirando as eleições de outubro. Durante entrevista ao programa de Maria Alice, o ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, afirmou que é pré-candidato a deputado estadual pelo PL. Interlocutores afirmam, inclusive, que o capitão está confiante na vitória e não se arriscaria se não tivesse uma carta na manga. A afirmação, no entanto, deixa os adversários diretos em Itabuna, a primeira-dama Andrea Castro e o vereador Fabrício Pancadinha, com mais um motivo para se preocupar já que, no quesito popularidade, Azevedo é um nome de peso.

Diante desse cenário, tudo indica que o vice-prefeito e secretário de Esportes e Lazer de Itabuna, Enderson Guinho (União Brasil), vai “nadar de braçada” em busca de uma cadeira na Câmara Federal. Em solo grapiúna, por enquanto, não existe outro nome forte que se arrisque como candidato a deputado federal.

🧘‍♂️ o Guru da política

🙄 Prefeito no desespero

Reza a lenda que o prefeito de uma grande cidade no sul da Bahia está no modo desespero no volume máximo. O motivo é que governador dele não vai ser eleito, mas quer porque quer levar o vice para o seu time. Perder em 2022 sim, mas o gestor, com uma visão macro, não quer perder para o vice em 2024. Em uma esfera, uns dizem, partiu “investimentos”. Na outra, comenta-se “prefiro ficar no camarote”.

Matheus Vital é editor de Política do Pauta Blog. Envie a sua sugestão de pauta: matheus@pauta.blog.br

Notícias mais lidas

Outros assuntos