ANÁLISE❗ Metanoia na sucessão estadual baiana: João Leão dormiu governador e acordou sem caneta

João Leão esperava saída de Rui do cargo para concorrer ao Senado, mas governador não vai mais ser candidato

Leia em: 3 minutos

Uma situação, no mínimo, frustrante para João Leão (PP), atual vice-governador da Bahia. Ele estava prestes a assumir o Palácio de Ondina já que o governador Rui Costa (PT) iria se desincompatibilizar do cargo para concorrer ao Senado, mas, segundo uma declaração dada pelo senador Jaques Wagner (PT) hoje (7.março) em entrevista à Rádio Metropole, tudo mudou. De acordo com Wagner, Leão estava com a caneta na mão e faltava apenas a tinta: “Em tese, já estava tudo combinado”.

Diante de mais uma reviravolta no cenário da sucessão estadual, o sonho de Leão foi por água abaixo. Não só de Leão já que a expectativa era do partido, também, já que faz parte da base aliada: “O PP [de João Leão] estava com uma expectativa de chegar a nove meses no governo”, cravou Wagner. Sem ter uma justificativa plausível, Wagner explicou, ainda, que Rui Costa vai ficar no cargo até o fim do mandato: “Definimos sábado em função…[gesticulou sem precisar o porquê da metanoia de planos]”.

Sem rodeios, o que realmente aconteceu foi uma confusão do Partido dos Trabalhadores. Tudo teve início com o lançamento de Jaques Wagner como candidato ao governo do estado, mas o senador desistiu. Foi então que o reserva foi indicado com o aval do ex-presidente Lula, mas Otto Alencar (PSD) não abraçou a ideia. Mais um capítulo foi escrito na novela que, agora, aponta outros três nomes para concorrer ao governo: o secretário de educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a prefeita de Lauro de Freitas pela 4ª vez, Moema Gramacho, e o secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano.

Jaques Wagner e Rui Costa só pensam em PT-PSD-PP, mas o presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, havia dito ao Pauta Blog: “Não dá para improvisar. O nome de Otto é o nome para ganhar a eleição”. No entanto, o nome não pegou “liga” e a opção da dupla é mesmo improvisar. Enquanto isso, a indefinição continua sem previsão para acabar o bate-cabeça que já dura quase 30 dias. Nas palavras de Wagner: “[Estamos] Sangrando no meio da rua…”

Vice-governador João Leão sempre se posicionou favorável à candidatura do ex-presidente Lula, mas nunca foi opção para encabeçar chapa.

Finalizando a entrevista à Rádio Metrópole, Wagner declarou: “Vai ter gente que irá gostar, terá gente que não vai gostar”. Realmente, será que João Leão vai gostar de ficar sem governar a Bahia e sem espaço na chapa para concorrer ao Senado Federal? Quem aposta que Leão vai abandonar o tripé PT-PSD-PP e pender para o lado de João Roma? Ou será que Leão chutaria o pau da barraca e correria para os braço de ACM Neto?

De tático mesmo, Leão, conhecido como Bonitão no meio político, ficou feio na fita, pois acordou hoje sem a desejada caneta e, aposto, com dores de cabeça.

Matheus Vital é editor de Política do Pauta Blog. E-mail: matheus@pauta.blog.br

Notícias mais lidas

Outros assuntos