‼️Bastidores da Câmara de Itabuna sobre proposta de empréstimo de até 30 milhões de dólares

Na Câmara de Vereadores, secretários municipais de Itabuna apresentaram proposta de empréstimo na última 2ª feira (2.maio)

Leia em: 4 minutos

Vice-prefeito presente

Enderson Guinho (foto), vice-prefeito de Itabuna e pré-candidato a deputado federal pelo União Brasil, acompanhou a audiência pública realizada na Câmara de Vereadores para discutir a solicitação de autorização do município para que a prefeitura contraia um empréstimo de até 30 milhões de dólares.

Com um caderninho em mãos, Guinho fez anotações e observações sobre tudo o que era apresentado. Se ele ainda fosse vereador, seria favorável ou contra essa matéria?.

Libras para quê?

A audiência realizada na Câmara de Vereadores de Itabuna foi transmitida, em tempo real, pelo Instagram, mas sequer tinha um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no início. Depois, chegou uma intérprete que passou mais de 1 hora para, então, revezar com outro profissional. Sinal claro de falta de respeito com os surdos!

Credibilidade

O secretário de Governo da gestão Augusto Castro (PSD) e ex-vereador de Itabuna, Júnior Brandão (Rede), esteve presente na audiência e foi convidado para compor a mesa. Uma pessoa humilde, profissional ímpar e que tem muita credibilidade na sociedade itabunense.

Acaba logo!

Diferentemente de Brandão, o secretário de Infraestrutura, Almir Melo Jr., estava por lá, mas parece que foi forçado a comparecer. Falou por apenas uns 3 minutos e, por volta das 22h, já estava fazendo sinal para que a reunião acabasse.

Engraçado é que ele não se preocupou em apresentar os projetos em 3D para a população enxergar melhor o que estava sendo proposto. De engenharia, Almir vem demonstrando que não entende. Que papelão!

Pesquisa errada!

A secretária de Planejamento, Sônia Fontes, desempenhou bem a explanação de um cróqui, leia-se apresentação, mas se equivocou ao informar que a prefeitura de Feira de Santana está contraindo um novo empréstimo atualmente. A informação não procede, secretária! Clique aqui e leia! ⬇️

Feira de Santana: Presidente da Câmara chama Colbert Martins de “um prefeito incompetente”

Falta de cordialidade

O vereador Ronaldão (PL) discursou por quase 10 minutos durante a audiência, mas, quando um cidadão falou por quase 4, ou seja, menos da metade do tempo, o vereador Manoel Porfírio (PT) quis suspender a “fala”. Retirou, voltou atrás e concedeu mais 60 segundos.

A situação ficou um pouco chata, principalmente porque é nítido que há “dois pesos e duas medidas” dentro da Câmara de Vereadores. É Itabuna, é?

Faz isso, faz aquilo…

O vereador Manoel Porfírio (PT) presidiu a sessão porque é o presidente das Comissões de Legislação, mas quem estava dando as coordenadas foi o presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD). Perguntar não ofende: é ventríloquo?

Tempo, tempo, tempo, tempo… (1)

Erasmo Ávila startou mais um deadline para finalizar as obras de reforma da Casa. Dessa vez, ele garantiu que as intervenções vão ser concluídas até o dia 22 de maio.

Pelo visto, a pressa era apenas para antecipar as eleições da mesa diretora. Enquanto isso, a alternativa tem sido realizar as sessões na sala de Comissões ou na Biblioteca Municipal. Nesses locais, o povo fica espremido como se estivesse em uma lata de sardinha!

Tempo, tempo, tempo, tempo… (2)

Na engenharia, é assim: se não tiver planejamento, o blefe sobre a data de finalizar a obra é certo!

Presidente Erasmo Ávila, se o planejamento foi feito na “bistunta”, pode acreditar que a inauguração vai ficar para junho (e olhe lá!). Inclusive, procure um mestre de obras para aprender o que significa “bistunta”. Fica a dica!.

Vereadores bumerangue

Na semana passada, os vereadores Cosme Resolve (PMN) e Nem Bahia (PP) assinaram a proposta de emenda de autoria do vereador Fabrício Pancadinha (Solidariedade) e que quer destinar 50% da verba dos eventos realizados em Itabuna para a contratação de artistas locais. Depois de muita pressão de algumas “forças ocultas”, a dupla voltou atrás e decidiu, misteriosamente, retirar as assinaturas do documento. Covardia pouca é bobagem!

“COVARDES”❗ Vereadores bumerangue: Cosme Resolve e Nem Bahia assinam documento, voltam atrás e retiram nomes; entenda o caso!

Matheus Vital é editor de Política do Pauta Blog. E-mail: matheus@pauta.blog.br

Notícias mais lidas

Outros assuntos