Com origem familiar e política em Jequié, Lomanto Jr. destacou que Zé Cocá representará a força do interior na chapa majoritária por ser um homem do interior e por conhecer de perto os potenciais, as dificuldades dos municípios e os anseios da população

Leia em: 2 minutos

O deputado federal Leur Lomanto Jr. (UB) celebrou a indicação do prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), como vice-governador na chapa do pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (UB). Com origem familiar e política em Jequié, Lomanto Jr. destacou que Zé Cocá representará a força do interior na chapa majoritária por ser um homem do interior e por conhecer de perto os potenciais, as dificuldades dos municípios e os anseios da população.

O deputado fez referência ao avô, o ex-governador Antônio Lomanto Júnior, que, na eleição para o governo da Bahia em 1962, venceu com o slogan “O interior marcha para o Governo”: “Jequié, que já deu dois governadores ao estado, Lomanto Júnior e César Borges, terá a possibilidade, mais uma vez, de chegar ao governo com Zé Cocá. É um momento de grande alegria ver esse conterrâneo, com quem tenho uma relação de amizade e parceria de trabalho em prol de Jequié, dar esse passo na construção de um futuro melhor para a nossa Bahia”.

O deputado enalteceu o perfil de coragem do aliado, destacando sua trajetória como prefeito do município de Lafaiete Coutinho, deputado estadual e prefeito reeleito de Jequié: “Zé Cocá construiu sua caminhada com muito trabalho. Foi reeleito com 92% dos votos, a maior votação proporcional do Brasil. Foi presidente da UPB – União dos Municípios da Bahia, sendo reconhecido pela maioria dos prefeitos por sua competência, capacidade de enfrentar desafios e forte defesa dos municípios. Isso é fruto do seu jeito simples e trabalhador, de quem veio de baixo e conquistou espaço com dedicação e compromisso com o povo”.

O parlamentar participou da articulação que aproximou Zé Cocá de ACM Neto, resultando agora na indicação para a chapa: “Foram muitas conversas visando a construção de uma caminhada conjunta, para que ele leve a sua experiência de sucesso como prefeito de nossa cidade para toda a Bahia. Com certeza ajudará muito o nosso governador ACM Neto a realizar as transformações que o nosso estado tanto precisa”.

Neto disse que as conversas já estavam acontecendo há algum tempo, mas, agora, o convite será oficializado

Leia em: < 1 minuto

Em entrevista ao jornalista Mário Kertész nesta quinta-feira (26.março), o pré-candidato a governador da Bahia, ACM Neto (UB), confessou que vai a Jequié ainda hoje para convidar o prefeito Zé Cocá (PP) para concorrer a vice-governador. Neto disse que as conversas já estavam acontecendo há algum tempo, mas, agora, o convite será oficializado.

O ex-prefeito de Salvador também citou o fato dos prefeitos de Feira de Santana, José Ronaldo (UB), e de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (UB), terem sido cotados para a vaga, mas o nome de Cocá foi o que ganhou mais força dentro do grupo. Aliado a isso, o fato do pepista ter sido reeleito com mais de 90% dos votos em 2024 o gabaritou para a função.

Além da perda dos mandatos, a decisão estabelece a inelegibilidade da dupla pelo período de oito anos e determina a realização de novas eleições

Leia em: < 1 minuto

A Justiça Eleitoral cassou o mandato da prefeita de Ipiaú, Laryssa Dias (PP), e do vice-prefeito Orlando Santos (PT). Além da perda dos mandatos, a decisão estabelece a inelegibilidade da dupla pelo período de oito anos e determina a realização de novas eleições.

Segundo a sentença, houve abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante as eleições de 2024. As irregularidades teriam favorecido diretamente a chapa eleita, comprometendo o equilíbrio da disputa no município.

A prefeita e o vice-prefeito publicaram uma nota nas redes sociais afirmando que ainda não foram comunicados da decisão judicial. Ainda no comunicado, os políticos disseram que todas as medidas legais serão adotadas assim que possível e que confiam no restabelecimento da verdade e da justiça.

”Nossos representantes jurídicos tomarão todas as providências necessárias, certos de que não houve qualquer prática de ilícito eleitoral. Seguimos firmes no propósito de construir uma Ipiaú cada vez melhor, com seriedade, transparência e compromisso público”, diz o documento.

A data do novo pleito deve ser anunciada pelo Tribunal Regional Eleitoral em até 90 dias, mas ainda cabe recurso da decisão.

Notícias mais lidas

Outros assuntos

Custom text