Selo foi concedido durante evento Connected Smart Cities (CSC), realizado em São Paulo

Leia em: < 1 minuto

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) se reuniu com o prefeito de Ilhéus, Valderico Junior (UB), para alinhar os próximos passos e celebrar a conquista do Selo Prata, na categoria Ecossistema de Inovação, concedido pelo evento Connected Smart Cities (CSC), realizado em São Paulo. O objetivo do encontro foi definir prioridades e construir um planejamento estratégico para consolidar Ilhéus como referência em cidade inovadora.

Entre os principais pontos discutidos, estiveram a atração de investimentos por meio da efetivação da legislação municipal de inovação, a implantação da GIGASUL, fundamental para a modernização dos serviços públicos e infraestrutura tecnológica, e o fortalecimento da Tríplice Hélice (Governo, Academia e Iniciativa Privada), com destaque para a integração da UESC, IFBA e demais instituições de pesquisa ao desenvolvimento de políticas públicas.

O CMCTI também propôs a realização de reuniões trimestrais com o Executivo Municipal, assegurando o acompanhamento de indicadores e a execução das metas estabelecidas, reafirmando o compromisso da gestão em acelerar a evolução de Ilhéus.

A iniciativa fortalece o posicionamento de Ilhéus no cenário nacional, e amplia a geração de oportunidades, ao promover inclusão tecnológica e criar condições para um desenvolvimento sustentável e inteligente.

Prefeitura alega que mau uso do equipamento ocasionou vários problemas

Leia em: < 1 minuto

A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna informou que, por causa do uso inadequado, a fonte luminosa da Praça Otávio Mangabeira vai ficar sem funcionamento por tempo indeterminado. A diretoria de Iluminação Pública esclareceu que é essencial que o público a utilize de forma responsável e interferências indevidas nas saídas de água e luzes podem gerar riscos de choque elétrico e problemas de conservação, comprometendo a segurança e a estética do espaço público.

Agentes da prefeitura alertam que a água da citada fonte luminosa não é potável nem própria para banho. Além da fonte, o quadro de energia da praça também foi danificado devido à sobrecarga de energia elétrica causada pelas ligações clandestinas (chamados “gatos”) feitas por comerciantes e ambulantes.

A prefeitura solicita que tanto a população quanto os comerciantes e ambulantes sigam as regras de conservação e preservação do espaço público, mantendo-o limpo e seguro.

Segundo o TCE, contrato firmado entre a prefeitura e a CAR possui irregularidades

Leia em: < 1 minuto

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) decidiu, por unanimidade, pela desaprovação da prestação de contas do convênio 011/2022, firmado pela prefeitura de Ilhéus com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O órgão de fiscalização também multou o ex-prefeito Marão em R$ 2 mil.

O convênio com a CAR teve como objeto o apoio financeiro para a recuperação emergencial das estradas vicinais para viabilizar o escoamento da produção agropecuária, mas segundo o TCE, Marão não cumpriu o que estava previsto no contrato. De acordo com o TCE, não houve aplicação, nem justificativa razoável, para a destinação dos recursos públicos estaduais transferidos.

Os conselheiros ainda aprovaram a expedição de recomendação aos atuais gestores da CAR para que aprimorem os controles da companhia, sobretudo em relação ao acompanhamento sistemático e tempestivo quanto à gestão financeira e de execução das obras e serviços, assim como evitem atraso na instauração de tomada de contas e no encaminhamento ao TCE-BA.

//

O ex-prefeito é lembrado como uma das maiores lideranças políticas da história de Itapetinga

Leia em: < 1 minuto

O ex-prefeito de Itapetinga Michel José Hagge Filho morreu nesta quarta-feira (1º), aos 97 anos. Pecuarista e figura central da política local, Hagge comandou a prefeitura por três mandatos (1983-1988, 1993-1996 e 2005-2008) e também exerceu dois mandatos como deputado estadual (1999-2003 e 2003-2007).

Ao longo da vida pública, foi responsável por obras de impacto no município, como a construção de casas populares, o Parque Poliesportivo da Lagoa, a Central de Abastecimento e o CAIC Paulo Hagge, além da inauguração de mais de dez escolas e investimentos em pavimentação e saneamento.

Hagge também participou da fundação da Loja Maçônica Amor e União Itapetinguense e do Sindicato Rural de Itapetinga, além de ter presidido a Coopardo nos anos 1970.

Notícias mais lidas

Outros assuntos