Velório acontecerá no SAF do Bairro Conquista

Leia em: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (2.junho), morreu Ana Laura de Santana Silva, guarda municipal de Ilhéus. O velório será realizado no SAF do Bairro Conquista e o sepultamento será no Cemitério Renascer.

Nossos sentimentos à família.

Baleia filiou-se ao Avante, partido que faz parte da base do governador

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de São Miguel das Matas, Valdelino de Jesus, mais conhecido como Baleia, anunciou a saída do grupo político de ACM Neto (União Brasil) para se filiar ao Avante, partido aliado do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Antes, Baleia integrava o PSDB.

A mudança marca uma reviravolta no cenário político já que Baleia foi reeleito em 2020 ao derrotar um candidato petista, Tete, por 618 votos de diferença: 4.107 a 3.489. A ida para a base do governo estadual sinaliza uma nova composição de forças no município.

Salada de apoio: Baleia, no entanto, garantiu que vai manter o compromisso com os deputados tucanos Adolfo Viana (federal) e Tiago Correia (estadual).

Feira de Santana lidera lista brasileira, com taxa de 55,63 homicídios por 100 mil habitantes

Leia em: < 1 minuto

O Brasil tem oito cidades no ranking das 50 mais violentas do mundo, segundo dados compilados pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal. Os dados se referem ao ano de 2024 e foram atualizados em fevereiro deste ano.

A cidade mais violenta do país é Feira de Santana, com taxa de 55,63 homicídios por 100 mil habitantes. Ela ocupa a 22ª posição no ranking mundial da ONG mexicana. A região metropolitana de Recife vem na sequência com 41,88 mortes violentes por 100 mil habitantes, e está na 31ª colocação.

Fortaleza, Salvador, Maceió, Porto Velho, Manaus e Caruaru completam as cidades brasileiras listadas. No total, as oito cidades tiveram 6.451 homicídios em 2024 e média de 38,55 mortes violentas por 100 mil habitantes.

Na comparação com o ranking de 2023, o Brasil melhorou seu desempenho, já que a cidade mais violenta do país ocupava a 19ª posição e havia dez cidades na lista. As duas cidades que saíram do ranking foram Macapá e Teresina.

Operação visitou 61 estabelecimentos na região sudoeste entre os dias 26 e 30 de maio

Leia em: < 1 minuto

Aferidores e bicos de combustíveis danificados e suspeita de fraude eletrônica em placas que medem a quantidade de produto entregue pela bomba foram as principais irregularidades detectadas pela força-tarefa da operação Combustível Legal em postos dos municípios de Caetité, Guanambi e Brumado. A operação visitou 61 estabelecimentos na região sudoeste entre os dias 26 e 30 de maio.

Durante esta etapa, cinco postos foram autuados pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) em virtude da detecção de bicos de combustíveis irregulares, que foram interditados pelo órgão, além de aferidores de combustível sem o lacre e display da bomba queimado. Os casos de suspeita de fraude eletrônica nas placas das bombas serão investigados pela equipe técnica do Ibametro. Outras irregularidades apontadas pelo órgão foram ausência de eliminador de ar e gases na bomba e bicos com vazamentos.

Na divisão de tarefas entre os órgãos participantes, o Ibametro é responsável principalmente por avaliar se a quantidade do combustível entregue ao consumidor está de acordo com o registrado na bomba, além de checar o bom funcionamento de bombas e bicos de combustíveis. O Procon atua com o objetivo de aferir questões relativas ao direito do consumidor.

O estabelecimento no qual se constata algum tipo de irregularidade responde de acordo com a infração cometida. Cada órgão tem uma punição específica. Interdição de equipamentos, do estabelecimento como um todo e multas fazem parte do rol das penalidades possíveis de serem aplicadas.

Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis localizados no Estado da Bahia podem encaminhar queixas à operação Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235-0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior).

Notícias mais lidas

Outros assuntos