Contas relativas aos anos de 2013, 2014, 2015, 2016, 2021, 2022 e 2023 foram avaliadas com excelência pelo órgão

Leia em: < 1 minuto

O prefeito reeleito de Arataca, Ferlú Mansur (PSD), teve as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) pela sétima vez. As contas relativas aos anos de 2013, 2014, 2015, 2016, 2021, 2022 e 2023 foram avaliadas com excelência pelo órgão.

Orgulho do trabalho que vem realizando no município, Ferlú garantiu que vai continuar trabalhando em prol do bem-estar dos arataquenses: ”Essa é mais uma prova de que estamos trilhando um caminho baseado na honestidade, transparência e compromisso com o povo que me reelegeu. Só posso agradecer a Deus pela oportunidade de fazer mais por Arataca”.

Acumulado de precipitação pode chegar a 50mm no sábado e no domingo

Leia em: < 1 minuto

De acordo com a Defesa Civil de Ilhéus, o próximo final de semana será de chuvas intensas na cidade e, por isso, a população deve redobrar a atenção. O acumulado estimado de precipitação pode chegar a 50 milímetros, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

O alerta vale, especialmente, para quem vive em áreas de risco já que podem acontecer possíveis deslizamentos e/ou alagamentos. É fundamental observar sinais de instabilidade, como fissuras e rachaduras em imóveis, bem como sons que indiquem desmoronamento ou movimento de solo, como desagregação de terrenos em encostas. Caso esses sinais sejam percebidos, a recomendação é deixar o local imediatamente.

Para emergências, a população pode acionar a Defesa Civil pelo WhatsApp (73) 97400-7521 ou o Corpo de Bombeiros pela Central 193.

Ação de combate ao Aedes Aegypti começa a partir das 8h

Leia em: < 1 minuto

O Departamento de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde de Itabuna vai realizar o Dia D de combate ao mosquito Aedes Aegypti nesta sexta-feira (22.novembro), a partir das 8h, no Bairro Califórnia.

Estão previstas ações educativas e ambientais nos domicílios que serão visitados pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e na Praça da Piedade.

Este é o segundo ano consecutivo que as contas da administração municipal são aprovadas

Leia em: < 1 minuto

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aprovou as contas da prefeitura de Itabuna relativas ao exercício de 2022. Este é o segundo ano consecutivo que as contas da administração do prefeito Augusto Castro (PSD) são aprovadas.

A gestão enfrentou diversos desafios, incluindo as consequências da pandemia de Covid-19 e das enchentes de dezembro de 2021, mas conseguiu implementar medidas eficazes para superá-los, a exemplo do Auxílio Emergencial e o Aluguel Social de R$ 500. Outro ponto de destaque foi a aplicação de recursos acima do exigido por lei em Educação e Saúde, além do saneamento das contas públicas.

Segundo familiares, Luiz Leite estava enfrentando um quadro depressivo nos últimos meses

Leia em: < 1 minuto

Na manhã desta quinta-feira (21.novembro), o médico Luiz Leite foi encontrado morto dentro da própria residência, localizada em um condomínio às margens da BR-415, em Itabuna. A causa da morte não foi informada, mas familiares disseram que o médico estava passando por um quadro depressivo.

Em fevereiro deste ano, Luiz Leite foi preso por acusação de cometer injúria racial contra uma funcionária da Secretaria de Saúde da Bahia durante uma auditoria na Maternidade Otaciana Pinto. No mês passado, ele foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão em regime fechado e chegou a ser levado para o presídio.

TSE desconsiderou argumento do TRE-BA e tornou Sheila Lemos apta a tomar posse em 1º de janeiro

Leia em: < 1 minuto

A prefeita reeleita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (UB), teve o registro da candidatura deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral e poderá tomar posse a partir de 1º de janeiro. A chefe do Executivo conquistense se tornou elegível depois do TSE desconsiderar que ela assumiria um terceiro mandato familiar na cidade.

A decisão reverteu o entendimento anterior do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que havia indeferido o registro com o argumento de que a candidata estaria inelegível por configurar um terceiro mandato consecutivo dentro do mesmo grupo familiar, o que é proibido pela Constituição. Isso porque a mãe de Sheila, Irmã Lemos, que era vice-prefeita de Conquista, assumiu o comando da cidade por 13 dias em dezembro de 2020, após o afastamento do então prefeito Herzem Gusmão, por complicações de saúde.

Esse foi o primeiro óbito provocado pela doença na Bahia nos últimos 5 anos

Leia em: < 1 minuto

Um bebê de nove meses morreu depois de contrair coqueluche em Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano. O óbito foi o primeiro registrado na Bahia nos últimos cinco anos.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, a criança não havia tomado nenhuma vacina do calendário de imunização. Além do diagnóstico de coqueluche, a criança tinha Covid-19, Rinovírus e Adenovírus.

Neste ano, a Sesab registrou 18 casos de coqueluche na Bahia, sendo que 14 mulheres foram infectadas. As pessoas acometidas pela doença tinha idade entre 1 mês e 32 anos. 46% dos casos envolviam crianças com menos de um ano, assim como o bebê de Teixeira de Freitas.

 

Notícias mais lidas

Outros assuntos