Inscrições terminam na próxima sexta, dia 15

Leia em: < 1 minuto

O Senai Bahia está com inscrições abertas para 288 vagas de cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial Básica até a próxima sexta-feira (15.setembro). As oportunidades são para jovens entre 14 e 21 anos, que estejam cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental ou tenham concluído o ensino médio.

As vagas são para os cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Produção, Operador de Processo de Transformação de Borracha, Eletricista Industrial, Eletricista de Manutenção Industrial e Inspetor de Análise da Qualidade. Os cursos serão oferecidos em Salvador, Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Simões Filho e Vitória da Conquista.

As inscrições devem ser feitas pelo endereço.

Danilo queria convocar presidente da Fasi para prestar esclarecimentos e acesso ao extrato bancário da prefeitura

Leia em: < 1 minuto

Na sessão ordinária desta terça (12.setembro) na Câmara de Vereadores de Itabuna, o vereador Danilo da Nova Itabuna (União Brasil) apresentou dois requerimentos aos colegas de Casa, mas ambos os pedidos foram rejeitados.

A primeira solicitação de Danilo é que o atual presidente da Fasi (Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna), Roberto Gama, fosse convocado para prestar esclarecimentos sobre a situação do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Antes de iniciar a votação, o líder do governo municipal na Casa, Ricardo Xavier (Cidadania), solicitou que os edis que compõem a base fossem contrários à convocação.

O segundo requerimento apresentado por Danilo solicitava que o extrato bancário da prefeitura de Itabuna fosse divulgado para comprovar que os salários pagos até o mês de julho para o servidor falecido em 18 de março foram devolvidos. Mais uma vez, Xavier pediu a rejeição do pedido porque não existe Comissão de Investigação contra a prefeitura.

Ao todo, 18 vereadores votaram de forma contrária aos dois requerimentos apresentados por Danilo da Nova Itabuna.

//

Itajuípe lidera Ranking da Transparência do Território Litoral Sul da Bahia

Leia em: < 1 minuto

O Instituto Nossa Ilhéus divulgou nesta terça (12.setembro) o Ranking da Transparência Municipal, destacando o nível de transparência nos 26 municípios do Território Litoral Sul da Bahia. O município de Itajuípe ficou em primeiro lugar.

De acordo com o Instituto, Itajuípe aumentou a nota em relação ao ano anterior em mais de 20 pontos, passando a ser avaliada em 85 pontos dentro dos critérios da pesquisa, que trata de informações relativas à divulgação da agenda dos prefeitos, normas de proteção ao denunciante, transparência no acompanhamento de obras e de audiências públicas.

O prefeito Léo da Capoeira (PSD) destacou o compromisso da gestão em garantir a transparência das ações: “A Controladoria-Geral do município tem atuado para elevar os padrões de transparência, trabalhando junto às secretarias para tornar os dados públicos mais acessíveis para a nossa população e para as autoridades fiscalizadoras da gestão pública. Estamos muito felizes com o resultado de todo este trabalho desenvolvido por nossa equipe”.

Luizinho disse que secretária Sônia Fontes prometeu resolver situação de algumas ruas do Santo Antônio, mas, até agora, nada foi feito

Leia em: < 1 minuto

O vereador de Itabuna, Luiz Júnior da Saúde (DC), está “na bronca” com a secretária municipal de Infraestrutura, Sônia Fontes. O edil disse que ela esteve no Bairro Santo Antônio a pedido do prefeito Augusto Castro (PSD) para analisar a situação de algumas ruas, prometeu resolver o problema, mas, até agora, nada foi feito.

Para Luizinho, o prefeito precisa abrir os olhos: “Augusto, toma cuidado com o secretariado que o senhor tem aí porque isso acaba te queimando. Vai esperar os R$ 115 milhões chegarem? Toma cuidado, Augusto, com alguns secretários!”.

Enquanto a secretária não passa “sebo nas canelas” e o prefeito não ouve os conselhos do edil, a população que vive nas ruas L e Oriente, no Santo Antônio, passa maus bocados com a falta de infraestrutura. Lamentável!

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

Zona Azul vai começar a operar nos próximos 20 dias

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), afirmou nesta terça (12.setembro) que o estacionamento rotativo conhecido como “zona azul” vai voltar a operar no município nos próximos 20 dias. Os comerciantes são os mais interessados no retorno do sistema porque alegam que a dificuldade em encontrar vagas, principalmente na região central, faz com que muitos consumidores desistam de ir às compras.

O contrato com a empresa responsável pelo sistema de estacionamento vai ser assinado em breve. A partir daí, a população vai voltar a precisar pagar para deixar veículos estacionados nas principais vias de Itabuna, mas o principal objetivo da “zona azul” é organizar o fluxo e promover rotatividade.

Cosme Resolve disse que tem gente trabalhando para ocupar uma cadeira na Câmara a qualquer custo

Leia em: < 1 minuto

Na sessão ordinária realizada hoje (12.setembro) na Câmara de Itabuna, o vereador Cosme Resolve (PMN) soltou o verbo sobre as articulações políticas mirando o pleito do próximo ano. De acordo com o edil, há muitas pessoas com vontade de ocupar uma cadeira na Casa Legislativa itabunense a qualquer custo.

Cosme garantiu que está de olho nas movimentações e decidiu se precaver para garantir o seu lugar na Câmara: “Hoje, eu já subi com a minha cadeira porque estou com medo do tal do suplente pegar minha cadeira. Eu comecei a ver vultos e sentir coisas estranhas. Eu nem acreditava muito em coisas de outro mundo, mas eu comecei a crer e a sonhar. Não estou vindo mais de cadeira de rodas, eu já estou pedindo pra levar a cadeira da Câmara”.

//

Ilhéus ocupa a 3ª colocação entre os 26 municípios que compõem a região

Leia em: < 1 minuto

A 2ª edição do Ranking da Transparência dos Municípios do Litoral Sul da Bahia revelou que Ilhéus ocupa a 3ª colocação na avaliação feita pelo Instituto Nossa Ilhéus. O trabalho mede o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) das 26 cidades pertencentes à região.

Com 61,9 pontos, Ilhéus obteve nível “bom”, ficando atrás apenas de Itajuípe e Coaraci, que, juntas, possuem menos de 40 mil habitantes. Segundo o relatório, os maiores desafios para assegurar transparência e participação social se concentram na dimensão de Legislação e em Comunicação, Engajamento e Participação que monitoram a existência e publicidade de legislação para prevenir corrupção e também de área destinada a notícias e informações atualizadas, bem como mecanismos de participação social.

Ilhéus e Itajuípe são os únicos municípios, entre os 26, que possuem uma página ou portal com informações sobre todos os conselhos de políticas públicas ativos, com lista de membros, contatos e calendário de encontros.

"Acho que a situação por lá está ficando complicada porque até apoio de morto querem", destacou Lúcio Vieira

Leia em: 3 minutos

Este Pauta Blog conversou com o ex-deputado federal e presidente de honra do MDB na Bahia, Lúcio Vieira Lima. O experiente político falou sobre as movimentações políticas para o pleito de 2024 e sobre o anúncio do partido de que pretende apoiar a pré-candidatura de Geraldo Simões (PT) a prefeito de Itabuna.

Lúcio enfatizou a decisão do MDB baiano, mas salientou que a legenda depende do posicionamento do PT itabunense: 📌“O MDB tem o desejo de apoiar, mas Geraldo precisa resolver o imbróglio dele com o PT. O apoio do MDB depende do PT de Itabuna porque ele tem que dizer, internamente, se vai oficializar Geraldo como candidato ou não. A militância tem que dizer se quer o candidato ou não”.

Questionado sobre as declarações dadas pelo presidente do PSD de Itabuna, Alcântara Pellegrini, sobre a possibilidade de Simões desistir do pleito para apoiar o prefeito Augusto Castro (PSD), Lúcio provocou: 📌“Antes, diziam que Geraldo estava morto! Acho que a situação por lá está ficando complicada porque até apoio de morto querem, mas isso aconteceu depois das conversas do MDB com Geraldo. Essa entrevista de Alcântara mostra que eles mudaram de opinião porque estão querendo o apoio do morto. Eu nunca vi querer apoio de morto! Esse é um reconhecimento de que o morto está vivo!”.

Irreverente, Vieira Lima disse que, caso Augusto decida se aliar a Geraldo para compor a chapa, será bem recebido: 📌“Se Augusto quiser ser vice de Geraldo, não tem problema, não! Se ele for vice, com certeza, Geraldo não vai fazer o que ele fez com Guinho. Vai ter gabinete, funcionário e tudo!”.

O ex-deputado federal comentou, também, que apoiar a tentativa de reeleição de Augusto não significa, necessariamente, apoiar a base aliada, pois, segundo ele, não existe unidade no atual cenário: 📌“Se tem alguém que não está unindo a base ou que está fora da base, é o prefeito [Augusto Castro]. O vice dele é do União Brasil e já anunciou que vai ter o apoio do PSDB. Está cada vez mais difícil os aliados do prefeito sustentarem um discurso de que Geraldo não terá legenda no PT. O primeiro obstáculo é que teriam que se unir ao prefeito por causa da base, mas, com o tempo, mostrou-se que, se tem alguém que não une a base, é o prefeito. O secretariado dele votou [em 2022] em Neto”.

Ao comentar sobre a provável pré-candidatura do deputado estadual Fabrício Pancadinha (Solidariedade), Lúcio disse que o mérito não é do político, mas do desejo de mudança da população: 📌“Pancadinha está segurando na pesquisa pelo histórico de oposição dele a Augusto. Não é porque ele é bom! Com o descaso de Augusto, ele sobe na pesquisa. Geraldo precisa ser oposição a Augusto e ser competente pra dar jeito em Itabuna. A situação dele se parece com a de Lula. Lula estava mal, foi preso e tudo, mas, como o povo estava interessado em recuperar a credibilidade internacional que é fundamental para recuperar o Brasil, Lula era melhor”.

Ao defender o nome de Geraldo para prefeito de Itabuna, o presidente de honra do MDB da Bahia alegou que o motivo ultrapassa a política: 📌“Geraldo quer mostrar que tem compromisso com o povo, com a cidade e com a sua gente. Ele quer encerrar a sua carreira política, mas não como alguém que foi derrotado porque diziam que ele fez isso ou aquilo. A motivação da pré-campanha dele é mais nobre. Nesse momento, precisa do apoio estadual ou federal e Geraldo é compadre de Lula. Não estou dizendo que, se Geraldo não for candidato, Lula vai perseguir Itabuna, mas estou dizendo que, havendo proximidade, você facilita”.  

📷 Foto de Reprodução/Redes Sociais

//

Laudos podem ser retirados no Setor de Fraldas da Policlínica 2 de Julho

Leia em: < 1 minuto

Os resultados dos exames de mamografias realizadas no Mega Mutirão de Saúde de Itabuna vão ser disponibilizados nesta quarta (13.setembro). Os laudos devem ser retirados no Setor de Fraldas da Policlínica Municipal 2 de Julho, localizada na Avenida Aziz Maron, Góes Calmon, de 8h30 às 12h, e de 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Além disso, quem ainda não retirou os resultados dos testes ergométricos e das citologias realizadas no mutirão também podem buscar os laudos nesse mesmo endereço.

SSP vai analisar documentação de empresa que ficou na terceira colocação

Leia em: < 1 minuto

A secretaria de Segurança Pública da Bahia informou que a empresa que seria responsável pela instalação de câmeras nas fardas dos policiais não atendeu às demandas solicitadas no edital. De acordo com a SSP, houve inconsistência nas imagens geradas pelos equipamentos e a empresa foi desclassificada.

A partir de agora, a SSP vai analisar os documentos da empresa que ficou na terceira colocação na licitação para utilização das câmeras em fardamentos. Após essa fase, não existindo impedimentos, será marcada uma nova prova de conceito, com acompanhamento do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado, da Auditoria Geral do Estado, da Defensoria Pública do Estado e de Organizações Não Governamentais (ONGs).

Nesse teste, serão avaliadas as especificações do equipamento para garantir o atendimento a todas as necessidades determinadas no edital.

Notícias mais lidas

Outros assuntos