Valério e o vice-governador Geraldo Júnior juntos em convenção do MDB da Bahia

Leia em: < 1 minuto

O pré-candidato a prefeito de Itaju do Colônia, Valério Aguiar, marcou presença na convenção estadual do MDB realizada hoje (30.agosto) em Salvador. Na ocasião, o presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia, Alex Futuca, foi reeleito presidente do MDB no estado.

Ao lado do vice-governador Geraldo Júnior, Valério disse que o encontro serviu para o debate de ações voltadas para as eleições de 2024: “Hoje, é um grande dia para o partido e para o fortalecimento dos diretórios municipais mirando as próximas eleições. É uma grande honra estar aqui e fazer parte desse projeto”.

Presidente reeleito do MDB da Bahia, Alex Futuca, Valério Aguiar e o presidente de honra do MDB baiano, Lúcio Vieira Lima.

Valério Aguiar e Larissa Moraes, secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia.

Queda de braço entre Geraldo Simões e Manoel Porfírio parece estar chegando ao fim

Leia em: 3 minutos

Em Itabuna, Geraldo Simões está no camarote e, Manoel Porfírio, encrencado!

Ao analisar as articulações políticas e a velocidade dessas movimentações, parece até que as eleições municipais vão acontecer neste ano. O Partido dos Trabalhadores, que não é bobo nem nada, já lançou uma engrenagem que pode reger as eleições do próximo ano.

O ponto-chave da resolução do diretório nacional do PT é buscar a reeleição de Lula em 2026 usando como base os resultados de 2024: “As eleições municipais de 2024 demarcam um momento estratégico para a construção de uma sólida aliança popular e democrática que promova a recondução do Governo Lula em 2026”. Pelo jeito, a sigla voltou ao poder sem previsão de deixá-lo.

Em Itabuna, o fundador da legenda e ex-prefeito da cidade, Geraldo Simões, está em uma condição confortável porque a cartilha orienta o estímulo às candidaturas próprias. Enquanto Simões corre para fortalecer o partido local e (re)colocá-lo na posição de protagonista, o vereador e secretário Manoel Porfírio defende a reeleição do prefeito do PSD, Augusto Castro. Um cabo de guerra!

A partir do impasse do edil em relação ao que determina o partido, vamos analisar o que pode acontecer daqui pra frente:

1️⃣ Ir para o tudo ou nada e demonstrar lealdade sem fim ao prefeito Augusto Castro;

2️⃣ Permanecer aliado ao prefeito cavando uma possível expulsão do partido já que, com essa postura, estaria descumprindo uma determinação nacional;

3️⃣ Buscar um novo partido para se filiar já que o PT pode ter candidatura própria: opção dura e difícil para o petista “de carteirinha”;

4️⃣ Baixar a bola e voltar para os braços de Geraldo Simões;

5️⃣ Em um gesto de humildade, reconhecer que se antecipou ao garantir, durante uma entrevista na rádio, que o PT de Itabuna apoiaria a reeleição de Augusto.

A ferramenta apresentada pelo PT foi taxativa, também, quando o tema é Jair Bolsonaro (PL): “É vedado o apoio a candidatos e candidatas identificados com o projeto bolsonarista”. Não que esse seja o caso do prefeito Augusto Castro, mas alguns membros do secretariado municipal se sentiram à vontade para abraçar o projeto bolsonarista da direita em 2022. Que coisa, hein?

A direção nacional do PT ainda frisou que a articulação eleitoral nacional deve levar em conta integrantes da Federação Brasil da Esperança e deve buscar o fortalecimento das relações com a Federação Psol-Rede, assim como buscar ampliar as relações com os partidos que apoiaram Lula no primeiro e no segundo turno das eleições de 2022. Além disso, “estão autorizadas alianças com partidos e lideranças que apoiaram Lula no primeiro turno das eleições de 2022”.

Retornando ao cenário itabunense, as coisas começaram a ficar mais complicadas para o secretário e defensor de primeira ordem do prefeito. Será que, dessa vez, Porfírio vai deixar a birra de lado, juntar os cacos de cristal quebrado e se aliar ao petista que, inclusive, garante ter o apoio de Lula para voltar ao Executivo?

No início do ano, um cientista político declarou a este Pauta Blog que as eleições poderiam “cair” nas mãos de Geraldo Simões. Na época, pareceu ser impossível acreditar nessa possibilidade, mas, diante dos últimos acontecimentos, muitas teorias podem se concretizar em solo grapiúna.

Como revelou o site O Trombone, o MDB já oficializou o apoio a Geraldo junto ao governador Jerônimo Rodrigues, ou seja, as nuvens estão se movimentando com muita velocidade. Imagine em 2024!

O enredo segue com Geraldo Simões no camarote e Manoel Porfírio encrencado diante da resolução da Direção Nacional do PT. Quem viver, verá!

Geraldo Simões está surfando a melhor onda após um longo período longe dos holofotes.

Manoel Porfírio quase alcançou o braço de Lula ao participar do Cortejo do 2 de Julho em Salvador.

Léo Lira e Wallace Alisson receberam o apoio do vice-prefeito Guinho

Leia em: 2 minutos

Com o aval do vice-prefeito de Itabuna, Enderson Guinho, que também é presidente do União Brasil na cidade, a direção do Partido Jovem foi definida. O empressário Léo Lira vai presidir o União Jovem, ao lado de Wallace Alisson, escolhido para a vice-presidência.

Lira vem andando por diversos bairros de Itabuna e denunciando, de forma bastante criativa, algumas situações vividas pelo povo. Já Alisson tem intimidade com a política e é bastante ligado ao vereador Danilo da Nova Itabuna (UB).

O curioso é que Lira tem sido visto, frequentemente, ao lado do engenheiro civil e pré-candidato a prefeito pelo PL, Chico França. E agora?

Nas redes sociais, Guinho demonstrou satisfação com a composição da ala jovem: “Vamos juntos fortalecer a juventude do nosso partido para que mais jovens se sintam interessados em fazer parte da política itabunense”.

📷 Foto Reprodução/Redes Sociais

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

ANÁLISE❗ Direção Nacional lança cartilha para “estimular candidaturas próprias do PT” em 2024

//

Texto do projeto vai seguir para avaliação do Senado Federal

Leia em: < 1 minuto

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que destina computadores, tablets e celulares apreendidos em presídios ou confiscados para escolas da rede pública. Agora, o texto segue para apreciação do Senado.

O relator do projeto é o deputado federal Bacelar (PV). A iniciativa prevê o uso desses aparelhos no desenvolvimento educacional e dá preferência aos estudantes em situação de vulnerabilidade social.

O texto aprovado prevê que a destinação dos aparelhos às escolas será precedida da triagem, para identificar os que estejam em bom funcionamento e os que possuam apenas pequenos danos. Se houver necessidade de reparos, o serviço será custeado por recursos oriundos de condenações.

Batalhão de Bombeiros Militar de Guanambi resgatou o corpo de José Homero

Leia em: < 1 minuto

Um homem morreu soterrado após um deslizamento de terra em um garimpo de manganês localizado em Brejinho das Ametistas, distrito de Caetité. A vítima foi identificada como José Homero.

O Batalhão de Bombeiros Militar de Guanambi foi responsável por resgatar o corpo. Até o momento, não há informações sobre o que teria provocado o deslizamento.

Clayton Pereira Santos foi assassinado no Bairro do Iapi

Leia em: < 1 minuto

Um motorista de aplicativo identificado como Clayton Pereira Santos, de 30 anos, foi assassinado a tiros na noite de ontem (29.agosto) no Bairro do Iapi, em Salvador. Segundo a polícia, Clayton teria reagido a um assalto enquanto trabalhava.

A vítima era formada em Administração, mas não conseguiu emprego na área e precisou se tornar motorista de aplicativo para ter uma renda. Até o momento, o responsável pelo crime não foi capturado, mas o veículo utilizado por Clayton vai ser periciado.

Neste ano, cinco motoristas de aplicativo foram baleados na capital baiana e quatro deles morreram enquanto estavam trabalhando.

Materiais pertenciam a grupo criminoso que fugiu da Bahia e foi capturado em Minas Gerais

Leia em: < 1 minuto

Ações de inteligência da Polícia Militar da Bahia resultaram na apreensão de, aproximadamente, 200 quilos de entorpecentes no Bairro de Tancredo Neves, em Salvador. De acordo com a PM, os materiais ilícitos pertenciam a traficantes que fugiram da Bahia e foram capturados no estado de Minas Gerais.

Ainda segundo a polícia, os entorpecentes estavam divididos em tabletes e em 500 porções prontas para a comercialização. Também foram apreendidos 29 litros de substâncias químicas utilizadas para refinar cocaína e produzir crack, além de carregadores para fuzil, espingarda, submetralhadora e um rádio comunicador.

Os materiais ilícitos apreendidos foram apresentados no Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil.

Joias estavam escondidas na casa da mãe do suspeito e em terreno baldio

Leia em: < 1 minuto

Na manhã de ontem (29.agosto), a Polícia Civil de Santa Cruz Cabrália conseguiu recuperar joias avaliadas em cerca de R$ 200 mil após receber uma denúncia anônima. As joias estavam com um homem de 19 anos que, durante a abordagem policial, confessou que havia roubado o material.

Depois de confessar o crime, ele mostrou aos policiais onde havia escondido as joias. Uma parte estava dentro de uma maleta na casa da mãe dele e o restante havia sido escondido em uma cisterna em um terreno baldio localizado ao lado do imóvel.

Na delegacia, o suspeito disse que foi contratado para realizar um serviço na casa da vítima e, aproveitando-se do descuido da mulher, arrombou um dos cômodos e roubou a maleta com as joias. Ele foi autuado em flagrante delito e permanece à disposição da Justiça.

Notícias mais lidas

Outros assuntos