Existe a possibilidade de Ronaldão mudar de sigla até 2024, mas não tem nada definido

Leia em: < 1 minuto

Nas últimas semanas, circulou a informação de que o experiente empresário e vereador de Itabuna, Ronaldão (PL), não disputaria a reeleição ao cargo em 2024, mas, em conversa com este Pauta Blog, ele garantiu que vai ser candidato outra vez.

Eles que se cuidem porque a experiência e expertise de Ronaldão podem fazer a diferença na hora de disputar uma cadeira na Casa Legislativa. O edil já está cumprindo o terceiro mandato como vereador e não deve medir esforços para conseguir engatar o quarto.

Na Câmara, Ronaldão é tido pelos pares como alguém que toma decisões com firmeza e goza de bastante prestígio porque sempre se impõe nas pautas em prol da população. As principais bandeiras defendidas pelo empresário são esporte, saúde, assistência social e ação solidária para as comunidades carentes do município.

Existe a possibilidade, no entanto, de que haja mudança de partido, mas ainda não tem nada definido sobre esse detalhe. Por outro lado, Ronaldão já foi convidado por duas siglas, mas a tomada de decisão só vai acontecer em 2024.

Os bastidores das duas primeiras sessões de 2023 da Câmara de Vereadores de Itabuna

Leia em: 5 minutos

📶 INÍCIO DO ANO LEGISLATIVO 2023

Acompanhe as notinhas dos bastidores sobre as duas primeiras sessões da Câmara de Vereadores de Itabuna, realizadas na manhã desta segunda-feira (6.fevereiro). O clima começou quente e o ano político promete!

🔄 NEM LÁ NEM CÁ

Questionado pela Coluna Balão se o PV (Partido Verde) estaria prestes a integrar a base do governo do prefeito Augusto Castro (PSD), o presidente do diretório municipal da sigla, Aldenes Meira, disse que não existe essa negociação.

Aldenes, que também é ex-vereador de Itabuna, deixou claro que o diretória itabunense tem autonomia para definir se vai fechar a parceria ou não: “O PV tem total independência e o que o diretório municipal decidir, eles acatam. Não existe nenhuma amarra nem para ir nem para deixar o governo. Vamos nos reunir nesta semana para decidir qual será o caminho que vamos trilhar”.

👨‍⚕️ BOA RECUPERAÇÃO

O presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD), esclareceu as notícias veiculadas sobre o estado de saúde do vereador Piçarra (Solidariedade). Segundo Erasmo, o colega sentiu fortes dores no peito e foi levado para o hospital, mas não procede a informação de que ele teria sofrido um infarto.

Erasmo disse, ainda, que vários exames estão sendo realizados para determinar o que aconteceu com Piçarra. Ele está bem, falando e sendo bem tratado pela equipe médica, mas, provavelmente, deve ser encaminhado para Salvador ainda nesta semana para realizar exames mais detalhados.

Melhoras, vereador!

❌ NÃO RESOLVE (1)

Segundo o vereador Ronaldão (PL), o colega Cosme Resolve (PMN) era o que resolvia, ou seja, a fama ficou no passado e, atualmente, o edil já não faz mais jus ao apelido. 📷 Foto de Pedro Augusto.

❌ NÃO RESOLVE (2)

Cosme levou na brincadeira, vestiu a carapuça e declarou: “Eu não ando resolvendo nada e ainda me colocam no bolo”. Os cidadãos presentes na sessão caíram na risada.

🤝 UM VEREADOR VIVIDO

O presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna) de Itabuna, Carlos Leahy, disse à Coluna que o vereador Cosme Resolve já trabalhou como caseiro em sua casa de praia. Haja história e experiência de vida desse Resolve, hein?

🙏 ORAÇÃO

O vereador Pastor Francisco (Republicanos) fez uma oração em prol da saúde do vereador Piçarra e clamou a Deus pela cura do colega, tanto física como espiritualmente. Momento lindo e emocionante! 📷 Foto de Pedro Augusto.

🚰 ÁGUA JÁ!

O Pastor fez uma cobrança incisiva à Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento) a respeito do desabastecimento de água na cidade. Ele cobrou a empresa com um “puxão de orelha” e pediu explicações ao presidente Raymundo Mendes Filho. Foi duro!

📝 FALTAS

O edil Israel Cardoso (Agir) apresentou justificativa médica por faltar à sessão desta segunda-feira (6.fevereiro). Já Diego Pitanga (PT), de acordo com informações de bastidores, tirou a segunda-feira de folga.

🙌 LIVRAMENTO

O vereador Kaiá da Saúde (Avante) contou que sofreu um acidente na última sexta-feira (3.fevereiro) e declarou: “Deus colocou a mão no carro para não virar e o veículo andou de 8 a 10 metros com apenas duas rodas”. Apesar do susto, felizmente, não houve nada grave graças ao livramento de Deus.

✅ REELEIÇÃO SIM (1)

Questionado pela Coluna Balão, Ronaldão garantiu que vai disputar a reeleição no próximo ano: “Estou no páreo, mas é um assunto para 2024”. Inclusive, existe a possibilidade de mudança de sigla.

✅ REELEIÇÃO SIM (2)

O boato que vinha circulando sobre a não possibilidade de Ronaldão ir para reeleição é porque o nome de Bruno Bileco surgiu como pré-candidato a vereador. Bom, há espaço para todo mundo.

✉️ CONVITE À VISTA

O vereador Nem Bahia (PP) foi convidado a mudar de sigla. O convite partiu do presidente municipal do PV, Aldenes Meira. 📷 Foto de www.nachapaquente.com.br

🤥 PROMESSA DA MENTIRA

Segundo o eleitor que estava acompanhando a sessão no Plenário Raymundo Lima, um vereador prometeu 10 margarinas para preencher cestas básicas para doações, porém a promessa não foi cumprida. Que bronca!

👃 GOSTINHO DA CADEIRA

O líder político e ex-assessor de vereador, Tuka do Povo, esteve presente na Câmara de Itabuna para sentir o gostinho de sentar na cadeira. Ele disse à Coluna Balão que segue firme e forte na pré-candidatura a vereador em 2024.

Tuka vem trabalhando forte nos bairros Parque Verde, Parque Boa Vista, João Soares, Loteamento Paraíso, Califórnia e na região conhecida como “Casinhas”. Além disso, vem realizando ações solidárias para as comunidades carentes de Itabuna.

🧘‍♂️ os Gurus da política

Os palpiteiros que gostam de política deram uma de “gurus” e responderam a seguinte pergunta à Coluna Balão: No bolão de apostas, quais dos 21 vereadores seriam reeleitos caso o pleito ocorresse hoje?

✅ O líder político Roberto Lemos, mais conhecido como Beré e/ou o rei dos grupos de WhatsApp, listou 7 vereadores.

✅ O radialista Marcelo Santos (foto) disse que apenas 6 permaneceriam na Casa. O empresário Nelsinho Lima (foto) (e futuro amigo de Aldo Rebouças) disse que, dos 21 vereadores, apenas 11 seriam reeleitos. Que modesta aposta!

✅ O líder político Paulo do Mel disse que apenas 5 seriam aprovados pela população para dar continuidade ao mandato.

Matheus Vital é editor de Política do Pauta Blog. Envie a sua sugestão de pauta: matheus@pauta.blog.br

Detran alerta que o CRLV não é mais enviado para o endereço do contribuinte e deve ser impresso ou gerado em arquivo digital, para ficar salvo no aparelho de celular após o pagamento total do licenciamento.

Leia em: 2 minutos

Faltam apenas cinco dias para os proprietários de veículos emplacados na Bahia aproveitarem o desconto de 20% no pagamento, em cota única, do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2023. O prazo se encerra nesta 6ª feira (10.fevereiro). Para quitar o imposto, é necessário dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos, ou utilizar os aplicativos e sites destes bancos pelo smartphone. O abatimento é realizado de forma automática.

Vale lembrar que, para obter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), é necessário quitar, além do IPVA, o licenciamento anual e eventuais multas. Uma boa opção é utilizar um aplicativo de smartphone, sites dos bancos ou um caixa eletrônico, escolhendo a opção de pagar o “licenciamento completo”.

Caso o contribuinte perca o prazo para pagamento com 20% de desconto, outra opção é quitar o IPVA com abatimento de 10% no dia do vencimento da primeira cota, que varia de acordo com o final de placa do veículo. O contribuinte tem ainda a opção de efetuar o pagamento em cinco parcelas, sem desconto. O proprietário que perder o prazo de uma das cotas deixa de ter direito ao parcelamento. Para conferir todas as datas, basta acessar o calendário no site da Sefaz-Ba, clicando em “Inspetoria eletrônica” -> “IPVA” -> “Calendário”.

📷 Foto de Camila Souza

Waldemir tinha 65 anos de Idade e era professor de Filosofia na rede estadual de ensino

Leia em: 2 minutos

Waldemir Queiroz de Amorim tinha 65 anos de idade e era professor de Filosofia na rede estadual de ensino de Itabuna. No dia 27 de janeiro, ele saiu de casa com destino a uma casa de praia localizada no Cururupe, zona sul de Ilhéus, acompanhado de um rapaz que realizaria um serviço de pedreiro na residência.

Vizinhos da casa de praia disseram que o educador chegou ao local acompanhado desse homem e, durante a madrugada, a dupla deixou a casa. A partir desse momento, ele não foi mais visto nem deu notícias para familiares e amigos.

A família registrou um boletim de ocorrência pelo desaparecimento do professor e, após um intenso trabalho de investigação da polícia civil, o corpo de Waldemir foi encontrado em um terreno próximo ao Centro de Convenções de Ilhéus. O corpo estava em avançado estado de decomposição e sem os dedos indicadores das duas mãos.

Após realizar diligência, a polícia conseguiu prender o suspeito de cometer o crime, que estava circulando pela cidade utilizando o veículo do professor. Em depoimento, o homem de 27 anos de idade, que acompanhou Waldemir até Ilhéus, negou envolvimento no crime, mas as autoridades policiais têm certeza de que ele praticou o homicídio.

O que chama a atenção da polícia é que imagens de câmeras de segurança de uma agência bancária mostram que o suspeito realizou saques na conta bancária da vítima utilizando os dedos dele para conseguir realizar as movimentações. Um crime chocante, cruel e sem nenhuma justificativa.

O corpo de Waldemir foi velado e sepultado nesta segunda-feira (6.fevereiro) sob forte comoção. O suspeito permanece preso à disposição da Justiça.

A abertura oficial do evento acontece na manhã da quarta, a partir das 8h30, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães

Leia em: < 1 minuto

A Secretaria de Educação (Seduc) realiza dos dias 8 a 10 de fevereiro mais uma edição da Jornada Pedagógica. Com o tema “Educação para a vida: cultivando aprendizagens plurais”, o encontro reúne todos os profissionais de educação da rede municipal de ensino de Ilhéus. A abertura oficial acontece a partir das 8h30, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, de forma presencial. O credenciamento começa às 8h.

As inscrições para certificação e a programação completa estão disponíveis nas redes sociais da Seduc, através do link

JORNADA
As atividades promovem a discussão em rede e ampliação de novas práticas de aprendizagem, cuja programação prevê palestras, vivências, orientações pedagógicas e proposições para o ano letivo. Nas escolas da rede, a jornada continua nos dias 9 e 10 de fevereiro sob responsabilidade das equipes gestoras de cada unidade de ensino.

Estudantes criam e apresentam tecnologias com foco na sustentabilidade socioambiental

Leia em: 2 minutos

O Brasil é grande consumidor de energia, e conforme dados do Ministério de Minas e Energia, 83% da fonte energética brasileira é limpa. Apesar de ter uma alta porcentagem de energia renovável, a busca por geração de fontes sem emissão de poluentes e com pouco prejuízo à natureza é contínua. Por isso, estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (Ceep/Tic), orientados por Carla Ollandezos e Josemir Castro, criaram um gerador de energia a partir da força magnética.

Os alunos utilizaram um dispositivo chamado dynamo, que usa energia cinética para gerar energia elétrica. Além do aparelho, o gerador utiliza um suporte de madeira, ímãs e pilha, que gera a carga inicial. “O processo magnético se dá por conta dos ímãs na ponta do dynamo, que forma um campo. O movimento é iniciado por uma pilha, que é fonte de energia externa. O objetivo é que esse movimento se mantenha, gerando energia por um período”, explica Flávia dos Santos, integrante do grupo.

Segundo a jovem estudante, o intuito do equipamento é disponibilizar energia limpa e, dessa forma, contribuir com a preservação da natureza. “Queremos produzir o produto em maior escala, assim, ele pode abastecer uma casa ou até mesmo uma cidade. Tudo isso utilizando uma energia mais sustentável possível e ajudando ao meio ambiente”.

Flávia destaca que a tecnologia está em fase de teste e busca financiamento. “Conseguimos um avanço significativo mesmo com a baixa fonte de renda. Por isso, acreditamos que com um apoio financeiro iremos alavancar ainda mais. Por enquanto, vamos continuar o estudo para achar o ângulo proporcional adequado, para que os polos trabalhem juntos e mantenham a energia”.

O projeto faz parte do Programa Ciência na Escola. A equipe é composta por Agatha Gomes, Anna Victoria, Bruna Velame, Clara Laís, Eduardo Miguez, Ellen Leticia, Enzo Santos, Flávia Paula, Gustavo Oliveira, Joaquim Alves, Luna Martins, Maria Eduarda Conceição, Maria Eduarda Souza, Ruan Martinz, Stefane Vitória, Thiago Senna, Vitor Gonçalves, William Renato.

Foto de Divulgação/Secti

Notícias mais lidas

Outros assuntos