Por enquanto, o "migué" da aprovação está preste a acontecer na Câmara de Itabuna

Leia em: < 1 minuto

Nos bastidores da Câmara de Itabuna, circula a informação que a fatídica votação da autorização do empréstimo de até 30 milhões de dólares deve acontecer quarta (15.junho).

A pergunta que ainda está no ar é a seguinte: quando a sociedade vai ter acesso ao projeto do Poder Executivo que explana “tintin por tintin” no que essa quantia vai ser investida?

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⬇️

BADERNA❗ Presidente da Comissão de Legislações, vereador Manoel Porfírio encerra sessão por falta de organização na Câmara de Itabuna; Escute o áudio!

Ranitla Bonella tinha 23 anos de idade e atuava como cirurgiã-dentista em Eunápolis

Leia em: < 1 minuto

Na próxima quarta-feira (15.junho), um grupo de amigos e colegas da cirurgiã-dentista Ranitla Bonella vai realizar um protesto em defesa da educação e segurança no trânsito de Ilhéus. A manifestação acontece após a jovem ter perdido a vida em um atropelamento na BA-001, trecho da zona sul da cidade, no último sábado (11.junho).

Ranitla era natural da cidade de Eunápolis, onde atendia em uma clínica odontológica, e estava em Ilhéus para visitar o namorado quando a tragédia aconteceu. Testemunhas relatam que um empresário conduzia um veículo de passeio em alta velocidade que atingiu Ranitla em cheio na faixa de pedestres. O condutor teria fugido do local sem prestar socorro à vítima.

O vereador Manoel Porfírio disse "que a Comissão não é de faz de contas"

Leia em: 2 minutos

O vereador e presidente da Comissão de Legislações da Câmara de Vereadores de Itabuna, Manoel Porfírio (PT), ficou visivelmente chateado na tarde de hoje (13.junho) ao encerrar a reunião antes do previsto. Segundo o edil, não havia possibilidade de continuar a sessão por “falta de organização e respeito”.

Após ser iniciada, o vereador Francisco Edes (Republicanos) fez a chamada e passou a palavra para Porfírio, que não poupou críticas à situação: “Declaro aberta a reunião da Comissão de Legislações de Itabuna e encerro a reunião por falta de organização. Peço ao secretário parlamentar que peça à direção da Casa que trate as Comissões com o devido respeito que deve ser tratada. Como presidente da Comissão, eu quero e exijo respeito”.

Entre as queixas de Porfírio, estavam o fato do painel eletrônico estar desligado e a transmissão em tempo real não estar acontecendo: “Declaro encerrada a Comissão de Legislação por falta de instrumento. O celular está ali virado para a menina, está ali gravando, mas não sei para onde está. As televisões estão desligadas, a presença digital [paniel] não está digital. Declaro encerrada e exijo respeito”.

Vale ressaltar que, recentemente, foi inaugurado o novo Plenário Raymundo Lima com várias modificações e instalação de aparelhos mais modernos. Os investimentos foram feitos com o objetivo de dar mais conforto e credibilidade às sessões realizadas dentro da Casa, mas, hoje, pelo visto, essa não foi a prioridade. O presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD) destinou R$ 187.548,00/ano para o aluguel do painel, porém, o mesmo já deu mais xabu do que tudo.

Até os vereadores presentes ficaram surpresos com a decisão do presidente da Comissão de suspender à Sessão.

“Como presidente da Comissão, eu quero e exijo respeito”, esbravejou Porfírio durante breve discurso na tarde de hoje.

CLIQUE AQUI E DÊ PLAY NO ÁUDIO ⬇️

Sivaldo Reis defende aprovação do empréstimo; Quais ações fiscalizatórias foram realizadas pelo nobre vereador?

Leia em: 2 minutos

O vereador Sivaldo Reis (PL), que também atuou como relator do pedido de autorização do Poder Executivo para contrair um empréstimo de até 30 milhões de dólares, defendeu a aprovação do relatório ao afirmar que cabe à Câmara fiscalizar as ações da prefeitura. Segundo o edil, o projeto deu certo em outras cidades baianas e não há o porquê não funcionar em Itabuna também.

Ainda de acordo com o vereador, diferente do que tem sido amplamente divulgado, o recurso só vai ser liberado junto ao Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata) após a realização de algumas etapas das obras. Essa condição, segundo o edil, é suficiente para garantir que o município está na rota do desenvolvimento e não é preciso se preocupar com a não execução do planejamento.

Para Sivaldo, essa é uma grande oportunidade de ver a cidade crescer: “Chegou a oportunidade de Itabuna, realmente, crescer. O papel do vereador é fiscalizar. Fui eleito pelo povo como o terceiro mais votado porque as pessoas me confiaram a oportunidade de fiscalizar o Executivo. Cabe a mim e aos próximos vereadores fazerem o seu papel, mas não cabem dúvidas que já não têm fundamento. Como deu certo em outras cidades e por que não apostarmos na nossa?”.

O Pauta Blog, assim como a sociedade itabunense, quer conhecer esse trabalho fiscalizatório de Sivaldo. Até o momento, quais ações fiscalizatórias foram realizadas pelo nobre vereador? O financeiro do Executivo está sendo acompanhado de perto pelo edil ou tudo não passa de discurso ensaiado?

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⬇️

BADERNA❗ Presidente da Comissão de Legislações, vereador Manoel Porfírio encerra sessão por falta de organização na Câmara de Itabuna; Escute o áudio!

Leia em: 2 minutos

Mais de mil alunos estão de volta nesta 2ª feira (13.junho), às aulas presenciais em 14 escolas da rede municipal de ensino de Itabuna. Enquanto os prédios passaram por obras de requalificação executadas pela Prefeitura, eles tiveram blocos de atividades com aulas remotas.

Pela manhã, secretário de Educação, professor Júnior Brandão, visitou algumas unidades escolares, a exemplo do Educandário Isa Brito, no Banco Raso, e na Escola Professor Roberto Santos, no Jardim Primavera. “Com estas unidades hoje entregues chega a 50 o número de escolas já requalificadas e entregues à comunidade estudantil pela Prefeitura de Itabuna, num investimento de cerca de R$ 15 milhões, em recursos próprios”, afirma.

Os serviços nas escolas foram executados pela equipe de Infraestrutura da própria Secretaria Municipal de e Educação tanto em unidades escolares das áreas urbana e rural, além de creches. Incluíram a revisão de telhado, instalações elétrica e hidráulica, piso cerâmico e revestimento, além de limpeza de área e pintura nas paredes internas e externas.

O diretor de Infraestrutura da Secretaria, professor Eugênio Abreu, disse que ainda faltam 40 unidades escolares que já estão incluídas no cronograma de obras a serem executadas e entregues. Segundo ele, todas as 90 escolas da rede municipal de ensino não ofereciam a mínima condição de funcionamento tal a precariedade em que foram encontradas em janeiro do ano passado.

Júnior Brandão reforça o compromisso do prefeito Augusto Castro em garantir a melhoria da qualidade de ensino na rede pública. “Toda a atenção e investimentos tem sido direcionados para a requalificação dos espaços educativos, do mobiliário escolar que também estava bastante danificado, além da valorização do professor que hoje tem salários pago rigorosamente em dia e acima do piso nacional”, destacou o secretário.

Prefeitura entrega nesta segunda-feira mais 14 escolas reformadas em Itabuna

Notícias mais lidas

Outros assuntos