Marli Xavier foi a campeã da categoria com 60 anos de idade

Leia em: < 1 minuto

No último dia 31, foi realizada a 96º edição da tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo. A atleta itabunense Marli Xavier já participa há vários anos da prova e, dessa vez, foi a grande campeã da categoria de 60 anos.

Marli faz parte da Associação Itabunense de Atletismo e fez história ao participar da corrida mais uma vez. Ela é um grande exemplo de força de vontade e prova, a cada dia, que não há limites para os nossos desafios e sonhos. Parabéns! 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

Os senadores: Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) em Ilhéus ontem (6)

Leia em: < 1 minuto

O senador Otto Alencar (PSD) reafirmou ontem (5.janeiro), em Ilhéus, que a aliança com a base do PT permanece firme para as eleições deste ano.

Questionado pelo Pauta Blog sobre a candidatura do senador Jaques Wagner ao governo do estado, Otto foi categórico: 📌“O PSD está na aliança com o governo desde 2010. Nunca, em minha vida, eu caminhei um caminho para deixar meus amigos sem meu apoio. Wagner é o candidato ao governo, eu tenho todas as condições e conheço bem que ele tem também. Minha proposta é de renovação do meu mandato para o Senado Federal”.

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

Corpo foi enterrado na manhã de hoje (6.janeiro) em Ribeirão do Largo

Leia em: < 1 minuto

Ednice Gonçalves dos Santos, mais conhecida como Dona Nicinha, morreu aos 94 anos de idade. Ela foi vereadora por vários mandatos da cidade de Ribeirão do Largo, região sudoeste do estado.

O corpo foi velado no Plenário da Câmara Municipal de Ribeirão do Largo e o sepultamento aconteceu na manhã de hoje (6.janeiro). As causas da morte da política não foram informadas.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos da inesquecível Dona Nicinha. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Criança foi baleada em Ilhéus e levada para o Hospital Manoel Novaes, em Itabuna

Leia em: 2 minutos

A criança de apenas 10 anos de idade que foi baleada erroneamente durante uma troca de tiros entre facções criminosas rivais no Bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus, ontem (5.janeiro), ainda não foi submetida à cirurgia.

A vítima foi socorrida e levada para o Hospital Manoel Novaes, em Itabuna. Uma fonte ligada ao Pauta Blog afirma que conversou com os familiares da criança na tarde de hoje (6.janeiro) e eles não souberam dizer o porquê ela ainda não foi operada sendo que o primeiro hospital para onde a vítima foi levada, em Ilhéus, informou que era necessário realizar uma cirurgia no osso. Ainda de acordo com a família, a criança está sentindo muitas dores.

Nós tentamos manter contato telefônico com a assessoria de comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, mas nossas ligações e mensagens não foram respondidas. O Pauta Blog deixa o espaço aberto para que a unidade hospitalar se pronuncie sobre o caso.

NOTA DO HOSPITAL MANOEL NOVAES, ÀS 15H40MIN, DE QUINTA (6) ⤵️
A criança chegou aqui na madrugada, foi prescrita por Dra Hanna Maria Araújo Argolo às 03:51, ou seja, não está aqui desde ontem. Está internada no PS. Foi avaliada pela cirurgiã pediátrica e aguarda avaliação da Ortopedia. Fratura de fêmur não é procedimento cirúrgico. A menina está bem e não precisa de cirurgia, por isso não foi operada.

NOTA DO HOSPITAL MANOEL NOVAES, ÀS 9H17MIN, DE SEXTA (7) ⤵️
Sobre o caso da menina do município de Ilhéus que os pais estavam questionando. Está no centro cirurgico para limpar a fratura do fêmur. Menos de 24 horas do internamento e já está com problema resolvido.

ATUALIZAÇÃO ÀS 15H54MIN, DE HOJE (6) ⤵️
Segundo a família, a constatação da necessidade de intervenção cirúrgica aconteceu no Hospital Vida Memorial, em Ilhéus, para onde a criança foi levada inicialmente.

ENTENDA O CASO ⤵️

Quinteto suspeito de balear criança é capturado com submetralhadora em Ilhéus

//

Prefeito Augusto Castro prestando contas em uma gravação nas redes sociais

Leia em: 2 minutos

Na 5ª feira (6.janeiro), o saldo atual da conta-corrente da Defesa Civil, nº 131.740-7, agência 0070-1, no Banco do Brasil, é R$ 2.647.876,05 (Dois milhões, seiscentos e quarenta e sete mil, oitocentos e setenta e seis reais e cinco centavos). O recurso foi doado à Prefeitura de Itabuna para ajudar às famílias atingidas pelas enchentes.

No ofício recebido hoje, a instituição bancária informa que o valor é referente à totalidade dos depósitos recebidos até as 15:01:33 de 06/01/2022. Não há registro de movimentação de saída até o presente momento.

O valor das doações está sendo enviado diariamente pelo Banco do Brasil, através de ofício como solicitado pelo prefeito Augusto Castro (PSD), como forma de transparência com os voluntários. O ofício preserva a identidade dos doadores, uma vez que o recurso será utilizado apenas para execução do programa social de ajuda às pessoas que perderam suas casas e outros bens.

A Prefeitura de Itabuna também informa que o valor só será usado para compor o benefício do “Auxílio Recomeço”, que assistirá as famílias que sofreram com a maior enchente da história do município, o que ocorrerá após a finalização do cadastro. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.
Leia em: 2 minutos

O vereador Erasmo Ávila (PSD), envia ao Executivo um conjunto de propostas para rever prazos de pagamento de imposto e taxas neste tempo de calamidade. As medidas auxiliam contribuintes do comércio, indústria, prestadores de serviço, além da população afetada pela destruição causada pela cheia do Rio Cachoeira.

“Em reunião com técnicos da Casa, constatei que o Executivo pode, por Decreto, parcelar tributos, prorrogar prazo para pagamento de taxas, até dispensá-las, tudo isso com base no Código Tributário mesmo”, justifica o vereador.

Para a reconstrução ou reforma de imóveis atingidos pela enchente, Ávila recomenda dispensa do pagamento da Taxa de Licença e Execução de Obras e Urbanização de Áreas Particulares (TLO). Já o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), propõe o edil, que seja parcelado até 20 de dezembro de 2022 (sem juros e multas).

Outra proposição é prorrogar até o próximo dia 30 de junho, também sem acréscimo, o pagamento das “taxas advindas do poder de polícia”, denominadas de: Taxa de Licença e Localização (TLL); Taxa de Fiscalização do Funcionamento (TFF); Taxa de Vigilância Sanitária (TVS) e Taxa de Licença para Exploração de Atividades em Logradouros Públicos (TLE).

Erasmo Ávila ressalta que o poder público precisa tomar providências para apoio às mais diversas categorias afetadas pela histórica cheia do Rio Cachoeira. E o Legislativo é um elo entre a Comunidade e a Prefeitura. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

Para ter o direito de fazer a prova nessas datas, os candidatos solicitaram ao Inep, órgão responsável pela prova

Leia em: < 1 minuto

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 será reaplicado nos dias 9 e 16 de janeiro, ou seja, nos dois próximos domingos. A reaplicação da prova é para candidatos que fizeram a solicitação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova, e vale para situações específicas.

Entre as situações, a modalidade é destinada aos candidatos que não fizeram as provas em novembro de 2021 por estarem com sintomas de doenças contagiosas, como a Covid-19, que tiveram problemas logísticos ou de infraestrutura, além de outras ocorrências que impossibilitaram a realização do exame na data que foi destinada a todos os candidatos.

Para saber se o pedido de reaplicação foi aceito pelo Inep, o candidato deve acessar a página do participante e conferir se o cartão de confirmação está disponível. Basta entrar com o login único da plataforma gov.br.

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

Soane Galvão e o senador Otto Alencar

Leia em: < 1 minuto

A primeira-dama e atual secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Ilhéus, Soane Galvão, destacou-se durante a passagem do governador Rui Costa (PT) pela cidade ontem (5.janeiro).

Além de demonstrar bastante desenvoltura com os políticos presentes, Soane soube se posicionar com firmeza quando foi questionada sobre as demandas do município depois das fortes chuvas do mês de dezembro.

Ao lado do senador e líder do PSD na Bahia, Otto Alencar, a primeira-dama foi só sorrisos e mostrou que não está para brincadeira. Nos bastidores e dentro do partido, a pré-candidatura à deputada estadual já é dada como certa.

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

Além da submetralhadora, polícia aprendeu revólveres, munições e um veículo usado para transportar o grupo

Leia em: 2 minutos

Policiais da Cipe Cacaueira apreenderam uma submetralhadora 9mm e dois revólveres calibre 38 com cinco integrantes de uma facção criminosa no Bairro Nossa Senhora da Vitória, zona sul de Ilhéus. De acordo com a polícia, o grupo seria responsável por balear uma criança de apenas 10 anos de idade durante uma invasão.

A polícia foi até o local após receber a informação de que havia um confronto entre grupos rivais naquela localidade. No bairro, a polícia interceptou um carro que estava sendo usado para o transporte do grupo, além de apreender as armas, 33 munições de calibres 38 e 9 milímetros, quatro celulares, R$ 573 e uma bucha de maconha.

O quinteto foi encaminhado para a sede da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, em Ilhéus. Na delegacia, foi constatado que três deles possuíam passagens por roubo, associação criminosa, tráfico de entorpecentes, porte ilegal de arma de fogo, receptação de veículo roubado e violência doméstica.

Do grupo, quatro foram flagranteados por ostentar armas ilicitamente e se associar ao crime e aguardam decisão judicial. O quinto era adolescente, foi ouvido e liberado em seguida.

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Rogério Marinho é Ministro do Desenvolvimento Regional e só retorna das férias em fevereiro

Leia em: < 1 minuto

O Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que foi um dos convocados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para atuar em cidades afetadas pelas fortes chuvas, entrou de férias. Segundo o Ministério, ele só vai retornar às atividades no início do mês de fevereiro.

A ideia era que Marinho ajudasse a coordenar as ações do Governo Federal voltadas para dar suporte às vítimas das chuvas, assim como o Ministro da Cidadania, João Roma. Ainda de acordo com o Ministério, as férias de Marinho não devem atrapalhar a atuação do governo nas áreas afetadas pelo temporal porque o substituto dele vai dar continuidade ao trabalho.

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

Notícias mais lidas

Outros assuntos