//

Leia em: < 1 minuto

Ações rápidas do Graer (Grupamento Aéreo) da Polícia Militar garantiram socorro a três gestantes, na manhã deste sábado (11.dezembro). Elas estavam ilhadas por causa das fortes chuvas que ocorrem no Extremo Sul da Bahia. Aeronaves da força estadual de Segurança Pública atuam em toda a região realizando resgates e levando remédios, mantimentos e outros suprimentos para as comunidades.

As ocorrências foram registradas na cidade de Guaratinga, nos povoados de São Paulino e Santa Rita, onde Jéssica Ferreira, 31 anos, e Núbia Souza, 30, precisaram ser resgatadas.

Já no Hospital de Guaratinga, os policiais militares do Graer atuaram na situação mais complicada. Adrieny Simão da Silva, 18 anos, com 42 semanas de gestação, precisava ser transportada com urgência para uma outra unidade. Imediatamente, a paciente foi encaminhada até o Hospital Regional de Eunápolis, onde passou por uma cesariana, dando à luz uma menina.

As outras duas grávidas também foram transportadas para o Hospital Regional de Eunápolis.

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

//

Leia em: < 1 minuto

Foi liberado o tráfego de veículos na ponte do Rio Buranhém, na BR-101, em Eunápolis. O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) liberou no final da manhã deste sábado (11.dezembro).

Ponte estava interditada desde a madrugada de 6ª feira (10.dezembro), quando o Rio Buranhém transbordou devido às fortes chuvas e deixou a ponte submersa.

//

Os serviços ocorrem entre Ilhéus e Itabuna, incluindo ações de manutenção e de ampliação de capacidade

Leia em: < 1 minuto

O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) intensificou os trabalhos na BR-415, entre Ilhéus e Itabuna, para manutenção e implantação de faixas adicionais. As equipes da Autarquia realizam serviços de estaqueamento do trecho, limpeza da faixa de domínio, escavação para alargamento da plataforma da pista, sinalização horizontal e vertical e adequação da drenagem.

O objetivo é aumentar a capacidade do escoamento do tráfego de veículos com a construção de faixas adicionais, executadas a partir da incorporação dos acostamentos, que formarão segmentos com novas faixas de tráfego. Essa intervenção está prevista para pontos diversos entre os municípios de Ilhéus e Itabuna.

A rodovia BR-415, entre Ilhéus e Itabuna, apresenta um traçado sinuoso de pista simples, que acompanha o leito do rio Cachoeira e possui um fluxo médio acima de 15 mil veículos, com velocidade média de deslocamento muito baixa em razão dos veículos comerciais e pesados que causam retenção e aumento no tempo de deslocamento entre esses dois municípios.

A execução dessas obras pelo Dnit vai permitir um deslocamento com mais segurança e comodidade de todos os usuários que utilizam essa rodovia. Além disso, vai permitir que, em pontos mais difíceis, os veículos de carga utilizem a faixa da direita. A melhoria também viabiliza a redução do tempo de viagem.

//

Leia em: 2 minutos

Na manhã deste sábado (11.dezembro), a secretária de Promoção Social e Combate a Pobreza, Andrea Castro, juntamente com o prefeito Augusto Castro (PSD), visitaram as áreas afetadas pelas fortes chuvas na região. Além de prestar a assistência às famílias através da Semps a secretária também acolheu as vítimas.

“É importante saber e ver o que está acontecendo em nosso município. Estamos muito sensíveis e preocupados em assistir a população nesse momento. Por isso, todos os equipamentos da secretaria e da prefeitura estão disponíveis e atendendo as comunidades. É um trabalho conjunto para quem precisa o mais rápido possível”, informou a titular da Semps, Andrea Castro.

Desde o dia 4 de dezembro as equipes da Semps, em parceria coma Secretaria de Segurança e Ordem Pública, vem atuando com ações preventivas e de assistências às famílias das comunidades afetadas pelas fortes chuvas.

O município segue em estado de alerta vermelho e o principal objetivo das ações é prevenir danos à vida e também os prejuízos materiais. As famílias que estão nas áreas de riscos e que desejam estão sendo abrigadas em escolas e Igrejas e recebendo alimentação e assistência por meio da Semps.

As famílias também estão sendo cadastradas. Quando retornarem às suas residências receberão o benefício assistencial da cesta básica. A equipe da Semps também tem ido diariamente ao local para verificar e atender a todas as demandas e necessidades que estão surgindo entre as famílias. Até o momento cerca de 150 pessoas estão desabrigadas e sendo assistidas pelas equipes das secretarias.

//

Leia em: 2 minutos

O ministro da Cidadania, João Roma, afirmou ontem (10.dezembro) que solicitou o apoio do Exército Brasil para auxiliar nas ações desenvolvidas pelo governo federal no Extremo Sul da Bahia, que tem sofrido com os impactos das fortes chuvas que atingem a região nos últimos dias.

Acompanhado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, Roma decolou, por determinação do presidente Jair Bolsonaro, de Brasília nesta sexta com destino à região, mas o forte temporal impediu o pouso. Neste final de semana, o ministro da Cidadania fará nova tentativa de ir à região para acompanhar os trabalhos in loco.

“Equipes da Defesa Civil e da Assistência Social já estão no local. Solicitamos também apoio do Exército Brasileiro para minimizar o sofrimento de tantos baianos que estão vivendo essa calamidade em decorrência das fortes chuvas. As chuvas ainda continuam, outras situações começam a se desencadear. Vamos tentar que amanhã ou domingo possamos estar in loco para verificar a situação”, afirmou.

João Roma destacou que, mesmo diante das dificuldades, o governo federal deu início nesta sexta ao pagamento do Auxílio Brasil de R$ 400. “Sem dúvida nenhuma, servirá de grande alento para as famílias mais necessitadas em nosso Brasil, que necessitam sim de um reforço do programa social, pois a pandemia está passando, mas os efeitos sociais e econômicos ainda perduram em nossa sociedade, especialmente entre os mais pobres”, disse.

//

Leia em: < 1 minuto

O servidor Paulo César, mais conhecido como Kilta Man, faleceu de câncer. Ele fazia parte do quadro da Sutram (Autarquia de Superintendência, Transporte e Trânsito de Ilhéus).

O prefeito Mário Alexandre lamentou o falecimento: “Você cumpriu com sua missão aqui, descanse em paz. Que Deus possa confortar o coração de toda família e amigos”.

Paulo César tinha 50 anos, era casado e deixa três filhos.

Notícias mais lidas

Outros assuntos