//

Leia em: 2 minutos

A Embasa recebeu o Prêmio Ser Humano 2021, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), na categoria Sustentabilidade. A cerimônia aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

Com o intuito de reconhecer as empresas que se destacaram este ano em boas práticas de gestão de pessoas e desenvolvimento sustentável, a premiação contou com quatro categorias: Administração, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Jovem. As instituições, públicas e privadas, concorrentes do prêmio Ser Humano 2021, foram analisadas por avaliadores da ABRH de diversos Estados, como Distrito Federal, Alagoas e Paraíba.

Ganhadora também da última edição do prêmio, em 2019, a equipe da Gerência de Administração de Carreira e Desempenho da Embasa se manteve motivada a escrever um novo case em 2021, o que envolveu toda a equipe em um trabalho de união, dedicação e de adaptação à nova realidade imposta pela pandemia. Como resultado de todo empenho, a Embasa foi premiada pelo case Aprendizagem Profissional em Tempos de Pandemia — uma experiência em home office, projeto que descreve as ações desenvolvidas com os jovens aprendizes, pertencentes ao Programa Primeiro Emprego – Vertente Aprendizagem, durante o trabalho remoto.

Leia em: 2 minutos

O soldado da Rondesp Leste Bruno Guimarães, 37 anos, conquistou o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu 2021, promovido pela Federação Internacional de Jiu-Jítsu Desportivo (FIJJD). A final da competição ocorreu no Ginásio Esportivo do Serviço Social da Indústria (SESI) da cidade de Feira de Santana, no último domingo (5.dezembro).

Graduado em Direito e pós graduado em Gestão Pública, o militar se considera apaixonado por esportes. Com 10 anos de treinamento em capoeira e ostentando no histórico a prática de basquete, capoeira e xadrez, ele ingressou na arte marcial em 2014 e no domingo, além de alcançar a medalha de prata, recebeu a faixa azul por merecimento.

“Este foi meu segundo campeonato. O primeiro foi a Copa Street Fighter, uma regional feirense, em que também conquistei o vice-campeonato. Agora, meu desejo, assim como o de todo jiujiteiro, é conquistar o mundial Meus projetos para o futuro incluem participar de dois eventos muito importantes que acontecerão agora em 2022, o pan americano de Jiu-Jítsu e o mundial”, declarou o soldado.

O comandante da unidade, major Fernando Afonso Cardoso, assegura que a prática de todo tipo de esporte, especialmente artes marciais, é incentivado por ser considerado muito benéfico para a saúde do policial e desempenho da guarnição. “Incentivamos a prática esportiva porque ser policial exige bom condicionamento físico. Artes marciais como judô e jiu-jítsu, por exemplo, ajudam ainda na segurança do policial quando é necessário empregar a força corporal durante abordagens, imobilização e desarmamentos, por exemplo”, detalhou o major.

Jonathas agradeceu Wagner pela construção de uma estrada que liga as cidades de Itabuna e Barro Preto

Leia em: < 1 minuto

O senador Jaques Wagner (PT) elogiou o trabalho desempenhado pelo vereador e presidente do PT em Barro Preto, Jonathas Guimarães. Ao lado do senador, o edil foi elogiado por estar no terceiro mandato e fazer parte do time que briga pelas melhorias da cidade.

Convicto opositor ao governo do prefeito Juraci da Saúde (PP), Jonathas tem se preocupado em levantar questões que direcionem o município para o melhor lado. Inclusive, hoje (6.dezembro), fez questão de elogiar o trabalho de Wagner enquanto governador da Bahia por ter levado desenvolvimento para aquela região com a construção de uma rodovia que liga as cidades de Itabuna e Barro Preto.

Jonathas declarou apoio a Wagner nas eleições de 2022 e o senador, por sua vez, reiterou que a população espera empenho quando deposita a confiança e o voto nos políticos eleitos.

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

Leia em: 2 minutos

A deputada federal Professora Dayane Pimentel (PSL) receberá o prêmio de excelência parlamentar, Troféu Bom Parlamentar 2021, promovido pelo Ranking dos Políticos devido a sua contribuição em votações positivas para o desenvolvimento do país. Em 2019 e 2020, Dayane foi eleita a melhor parlamentar da Bahia e também figurou entre os 30 melhores parlamentares do Brasil segundo o Ranking.
Dayane Pimentel destaca que, em meio à crise política, ter o trabalho reconhecido é um importante marco.

“É gratificante ser reconhecida, pela terceira vez consecutiva, pelo trabalho realizado em prol dos baianos. Minha trajetória na política é pautada pela ética e eficiência e por atenção às demandas dos mais necessitados. Não vendo os meus ideais e valores. Nesses 3 anos de mandato, tenho sido coerente com o que propus aos meus eleitores e isso tem dado resultado”, disse Dayane Pimentel.

A plataforma premiará os melhores parlamentares do Brasil de acordo com o desempenho deles durante o ano de 2021, levando em consideração os seguintes critérios: presença nas sessões, economia da cota parlamentar, ficha limpa, voto nas principais decisões do Congresso, tendo como critério os votos anti-corrupção, anti-privilégio e anti desperdício de recursos.

O Ranking dos Políticos é uma entidade do terceiro setor, sem dinheiro público, que de forma transparente e apartidária, classifica senadores e deputados do melhor para pior. O objetivo é oferecer informação para ajudar de forma clara as pessoas a votarem melhor, levando em consideração principalmente o combate à corrupção, privilégios e desperdício da máquina pública.

Jerbson e Wagner posaram juntos dentro das novas instalações da unidade de saúde

Leia em: < 1 minuto

Em Ilhéus, o presidente da Câmara de Vereadores, Jerbson Moraes (PSD), e o senador Jaques Wagner (PT), posaram juntos dentro das novas instalações do Hospital Materno-Infantil, inaugurado nesta segunda-feira (6 de dezembro) com a presença de várias lideranças políticas regionais.

Jerbson, que é da base do prefeito ilheense Mário Alexandre (PSD), demonstrou prestígio com os políticos da base e deve ser mais um aliado na candidatura de Wagner ao Governo da Bahia nas eleições de 2022.

"Wagner é o nome que mais unifica entre todos os postulantes", declarou o deputado estadual sobre a candidatura do senador

Leia em: 2 minutos

Durante a inauguração do Hospital Materno-Infantil em Ilhéus nesta 2ª feira (6.dezembro), o deputado estadual pelo PT, Rosemberg Pinto, afirmou ao Pauta Blog que acredita que o senador Jaques Wagner (PT) seja o nome indicado pelo grupo para concorrer ao Governo do Estado nas eleições de 2022.

Considerando que outros nomes ligados à base aliada do governador Rui Costa (PT) demonstraram interesse em se candidatar, Rosemberg avaliou que Wagner é o mais aceito entre todos: “Eu acho que é uma candidatura natural, uma vez que há uma discussão entre os principais partidos que apoiam esse projeto. Entendendo que o nome de Wagner é o nome que mais unifica entre todos os postulantes, é natural e é legítima a postulação de outras companheiras e outros companheiros ao governo do estado, mas, sem dúvida alguma, o nome dele é o que mais unifica o grupo e estamos discutindo. Espero que, até a primeira quinzena de janeiro, a gente apresente, oficialmente, a candidatura”.

Rosemberg também comentou sobre a atual situação de Rui em relação às eleições do próximo ano. Questionado sobre a possibilidade do gestor estadual concorrer ao Senado, o deputado deixou claro que a intenção é que ele termine o mandato como governador: “O que nós estamos trabalhando é no sentido dele permanecer no governo. Essa é a posição do Partido dos Trabalhadores. Eu espero que a gente possa consolidar isso, mas política é como nuvem, tudo pode alterar”.

Sobre a própria situação, o Pauta Blog quis saber se o deputado petista tem interesse em concorrer a uma vaga na Câmara Federal, mas ele afastou essa hipótese: “Serei candidato à reeleição porque essa é a posição do governador, é a posição do nosso grupo”.

//

Leia em: 3 minutos

Governador Rui Costa cumprimenta Ricardo Mendonça e a diretora do hospital, Aline Costa

Instituída em maio de 2009 por 69 municípios do Estado da Bahia, tendo como base os princípios de gestão compartilhada, democrática e participativa, a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) assume um dos seus maiores projetos nestes 12 anos de existência: comandar a gestão, operacionalização e execução das ações e de serviços de saúde do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, inaugurado hoje pelo governador da Bahia, Rui Costa.

“Todo o projeto do hospital está baseado na humanização do cuidado, nos direitos da mulher e da criança e na consolidação do Sistema Único de Saúde, que são princípios da nossa ação de trabalho”, destaca o diretor-geral da fundação, Ricardo Mendonça. O hospital é um dos mais modernos do Brasil e, conforme destacou o governador Rui Costa, atenderá a todos os municípios da região, condição que exige da FESF-SUS a união de experiência administrativa, qualidade técnica e eficiência operacional.

Para dirigir este projeto, a fundação designou a psicóloga Aline Costa. Mestre em Saúde Coletiva com ênfase na saúde da mulher e da criança, ela trabalha há 15 anos no Sistema Único de Saúde, tendo participado da Política Nacional de Humanização e da construção da Rede Cegonha no Ministério da Saúde. Na Bahia, atuou como coordenadora estadual da atenção hospitalar na Sesab e foi diretora geral da maternidade Albert Sabin, em Salvador.

Diretores da FesfSus

A direção médica ficará a cargo do obstetra Antônio Monteiro. O médico considera o Hospital Materno-Infantil de Ilhéus uma unidade-referência, com equipamentos de alta complexidade. “Será um divisor de águas no cuidado materno-infantil para a região de Ilhéus e para toda a Bahia”, assegura.

A missão – reforça Ricardo Mendonça – é oferecer segurança e eficiência no cuidado com o público materno-infantil do sul da Bahia, contribuindo para a redução das mortes materna, neonatal e infantil no estado. O diretor-geral da FESF-SUS lembra que a entidade, além de ser uma proposta inovadora e consistente para avançar no fortalecimento do SUS, oferece um modelo de gestão interfederativa, atuando em todas as regiões da Bahia, cumprindo função essencial para a gestão compartilhada de serviços de saúde. “Esse modelo inovador apresenta-se como uma solução jurídico-administrativa e sanitária para o desenvolvimento da atenção à saúde no Estado da Bahia, propicia agilidade e segurança para gestores, usuários e trabalhadores, como um democrático veículo de concretização do direito humano fundamental da saúde”, destaca Mendonça.

Ricardo Mendonça presta homenagem ao governador da Bahia

O hospital tem 105 leitos de internação, sendo 10 de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e 25 de semi-intensiva; capacidade para atender urgências e emergências de toda a região; além de cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar. Está estruturado para a assistência ao parto de risco, gestação de alto risco, cuidado intensivo e intermediário neonatal e cuidado intensivo e clínico às crianças. O funcionamento é 24 horas, com acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada aos pontos de atenção primária.

A unidade tem porta aberta de maternidade, leitos de UTI neonatal e semi-intensivo, leitos de canguru e centro de parto normal. Para além disso, a unidade pediátrica consta de 23 leitos e mais 10 leitos de UTI pediátrica, que serão 100% regulados. Além da realização de partos e da internação, o hospital ofertará atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco, consultas especializadas em obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia. A unidade funcionará também como um polo de desenvolvimento de ensino, reunindo formação acadêmica, pesquisa e produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde.

//

Nova rodovia vai ter 18 quilômetros de extensão e promete desafogar fluxo na 415

Leia em: 2 minutos

Facilitando o deslocamento de quem sai do sul baiano em direção ao oeste, meio oeste e extremo sul do estado, a nova via terá extensão de 18 quilômetros, duplicando a ligação entre Ilhéus e Itabuna.

Quando concluída, a obra será um importante vetor de desenvolvimento, beneficiando mais de 511 mil moradores e contribuindo para escoamento da produção agrícola, principalmente de grãos em direção ao Porto do Malhado, em Ilhéus, além de fortalecer o turismo e o transporte de minério da região de Brumado.

Nos últimos cinco anos, a região sul recebeu um expressivo investimento do Governo da Bahia em diversas obras. No dia 16 de novembro deste ano, foi assinada a ordem de serviço para a restauração e manutenção por um período de cinco anos da BA-001, nos trechos Valença – Nazaré e Itacaré – Ilhéus. O investimento é de R$ 53,9 milhões.

A duplicação da BA-001, em Ilhéus, do entroncamento da BR-251 até o Hotel Opaba, foi concluída neste ano, no valor de R$ 10,5 milhões. Em 2020 foram entregues a ponte sobre o Rio Cachoeira – Ponte Ilhéus/Pontal e o Sistema Viário de Acessos ao Porto do Malhado e Urbanização Norte e Sul, com um investimento de mais de R$ 32,3 milhões.

Em 2017, Rui inaugurou uma das mais importantes unidades hospitalares do estado, o Hospital Regional Costa do Cacau, que recebeu R$ 124 milhões em investimentos e beneficia 1,7 milhão de pessoas da região. Em 2019, com um investimento de R$ 25,6 milhões, o governador entregou a policlínica regional de saúde que funciona em Ilhéus e atende 29 municípios.

LEIA TAMBÉM ⤵️

Rui Costa autoriza início de obra de ligação entre Ilhéus e Itabuna

//

Leia em: 3 minutos

A região sul da Bahia agora possui serviços de referência em cirurgia pediátrica e parto de alto risco no Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio, em Ilhéus. A unidade foi inaugurada pelo governador Rui Costa, na manhã desta 2ª feira (6.dezembro), após um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões, entre obras e equipamentos. Com 105 leitos de internação, sendo 10 de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e 25 de semi-intensiva, o hospital tem capacidade para atender urgências e emergências de toda a região. Durante a viagem, o governador também autorizou o início das obras de construção da nova via de acesso entre Ilhéus e Itabuna.

“Com muito orgulho, hoje entregamos mais uma unidade de saúde. Já havíamos entregue, alguns anos atrás, o Hospital Regional Costa do Cacau e hoje esta unidade se soma ao Costa do Cacau para complementar o atendimento. Aqui, estamos construindo também a UPA, estamos licitando uma nova UBS e já foi publicada a licitação de uma nova policlínica regional. Temos uma policlínica em funcionamento em Itabuna, mas como a região é muito adensada, com quase 800 mil habitantes, nós estamos licitando a policlínica em Ilhéus, que fica pronta no ano que vem. Estamos realizando, portanto, o maior investimento da história da Bahia em saúde pública e também o maior da história na região sul”, destacou Rui.

O Hospital Materno-Infantil disponibiliza ainda cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar e está estruturado para a assistência ao parto de risco, gestação de alto risco, cuidado intensivo e intermediário neonatal e cuidado intensivo e clínico às crianças. O funcionamento é 24 horas, com acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada aos pontos de atenção primária.

Segundo a secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, o hospital começa a funcionar já nesta segunda-feira (6). “A unidade tem porta aberta de maternidade, leitos de UTI neonatal e semi-intensivo, leitos de canguru e centro de parto normal. Para além disso, a unidade pediátrica consta de 23 leitos e mais 10 leitos de UTI pediátrica, que serão 100% regulados. Lembrando que este é um hospital regional, que vai atender não somente os habitantes de Ilhéus, mas toda a região sul”, afirmou.

Além da realização de partos e da internação, o hospital ofertará atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco, consultas especializadas em obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia. O serviço de pediatria está estruturado com equipes profissionais, instalações físicas e equipamentos adequados à prestação de assistência em caráter de urgência aos agravos mais prevalentes da criança e do adolescente, garantindo ainda procedimentos cirúrgicos (cirurgia geral e ortopedia), em caráter de sobreaviso e cuidados intensivos pediátricos.

A unidade funcionará também como um polo de desenvolvimento de ensino, reunindo formação acadêmica, pesquisa e produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde.

O Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio faz parte de uma série de investimentos que o Governo do Estado vem fazendo na região sul, onde a população já conta, entre outros serviços, com o Hospital Regional da Costa do Cacau e a policlínica regional de saúde em Itabuna. A construção da policlínica em Ilhéus ampliará a capacidade de atendimento especializado na região.

Notícias mais lidas

Outros assuntos