Adiodato José, ex-prefeito de Barra do Choça

Leia em: < 1 minuto

Ontem, quinta-feira (29.abril), o ex-prefeito de Barra do Choça, Adiodato José de Araújo, foi multado em R$5 mil pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Os conselheiros constataram a prática de irregularidades em processos licitatórios para a terceirização de mão de obra, através da contratação de cooperativas de trabalho. Neste tipo de contrato foram gastos, apenas no exercício de 2019, um total de R$15.915.983,17.

O conselheiro José Alfredo Rocha Dias, relator do processo, reiterou a determinação no sentido da realização de uma auditoria nos contratos celebrados entre o município de Barra do Choça e as cooperativas de trabalho.

De acordo com o relatório do termo de ocorrência julgado na sessão, dois processos licitatórios resultaram na contratação de 830 profissionais, ampliando o quadro funcional do município para 981 servidores, entre efetivos e comissionados. Essas contratações elevam para 84,61% o percentual de servidores da prefeitura contratados através de convênios com cooperativas de trabalho, o que o conselheiro relator considerou um número incompatível com os limites da razoabilidade.

Em seu voto, o relator destacou que, de fato, a soma total paga pelo município para a terceirização de mão de obra, através das contratações de cooperativas de trabalho, chama atenção pela sua desproporcionalidade em relação as demais despesas, em especial quando comparada com os valores pagos aos servidores efetivos e comissionados. Cabe recurso da decisão. 

O condutor inicialmente tentou ludibriar a equipe informando que se tratava de uma carga de sal, a qual não possuía nota fiscal

Leia em: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 75.000 litros de cerveja transportadas com nota fiscal irregular, em Jequié.

Os PRFs fiscalizavam no trecho, quando abordaram um veículo de carga para verificação e no decorrer dos procedimentos, identificaram que o motorista profissional transportava em sua carroceria 7.518 caixas, com 12 latas de 350ml cada.

Questionado, o homem inicialmente tentou ludibriar a equipe informando que se tratava de carga de sal, a qual não possuía nota fiscal de origem comprobatória. Posteriormente, após descoberta a fraude, ele relatou que estava transportando a carga de Natal(RN) para Curitiba(PR).

Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada ao órgão fiscal competente para adoção das medidas cabíveis.  

A diretora da Defesa Civil, Eliciane Rodrigues Reis, renova o apelo para que os chamados somente sejam efetuados em casos de real necessidade

Leia em: < 1 minuto

Técnicos da Divisão de Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública da Prefeitura de Itabuna está fazendo observações de campo nesta sexta-feira, dia 30, em áreas mapeadas por apresentar riscos de deslizamento de terra. A medida leva em consideração alerta do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) com a previsão de chuvas entre 20 e 30 milímetros po hora.

Segundo a diretora da Defesa Civil, Eliciane Rodrigues Reis, com a chuva moderada, porém costante as encostas apresentam mais riscos, provocando escorregamento de massa. Ele lembra que o município conta com um mapeamento feito por uma empresa contratada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que identificou na cidade 45 áreas de risco.

A Defesa Civil estará em plantão de 24 horas para atendimento pelo 153, bastando que as pessoas em situação de emergência acionem os técnicios. Elciane alerta que chamadas falsas ou trotes devem ser evitados, pois são muito prejudiciais. “Quando saímos para atendê-las, deixamos de socorrer quem realmente enfrenta situação de emergência”, diz.  

Leia em: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento – Emasa, iniciou na manhã de hoje, quinta-feira, dia 29, a substituição e ampliação das manilhas de 0,80 milímetros, no córrego que corta a rua Bela Visto, no bairro Manoel Leão. O trabalho visa melhorar o trânsito de pedestres e veículos no local, que era muito estreito e inseguro.

“Vamos substituir as três manilhas existentes e acrescentar mais três, alongando a passagem e assim facilitar o tráfego de pessoas e automóveis”, informa o gerente de Saneamento da Emasa, Elânio Oliveira.

O líder comunitário Fernando Brito, morador do Manoel Leão, salienta a importância do serviço para os moradores da rua Bela Vista e se disse contente em ter a reivindicação dos moradores atendida pela Emasa. “O tráfego de pessoas e veículos aqui era muito complicado, uma ambulância do Samu, por exemplo, tinha dificuldade para passar sobre o córrego, o trabalho que está sendo realizado é muito relevante para a gente, fico feliz com esse trabalho”, disse Brito.

O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, cita a importância de atender as demandas da população. “Mesmo diante da crise econômica e da escassez de recursos vamos tentando responder dentro das possibilidades da Emasa as solicitações da comunidade”, finaliza o presidente.  

Notícias mais lidas

Outros assuntos