//

Coletiva à imprensa às 10 horas desta terça-feira (dia 2)

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), concederá entrevista coletiva à imprensa às 10 horas desta terça-feira (dia 2), no Teatro Candinha Dórea. Serão adotadas medidas preventivas contra o novo coronavírus, distanciamento social e uso de máscaras e álcool gel a 70%.

Na pauta, a reunião com o governador Rui Costa, as novas medidas de combate ao Covid-19, o funcionamento do comércio, a partir de quarta-feira, e o planejamento para a implantação do Hospital de Campanha para atender pacientes com sintomas da doença. 

Manoel Porfírio fala da necessidade de um entendimento entre os setores envolvidos

Leia em: < 1 minuto

O vereador Manoel Porfírio (PT) esteve presente durante todo o tempo no movimento realizado nessa segunda-feira (1º.mar), pelos comerciantes da cidade. Eles protestaram contra o fechamento do comércio total, até quarta-feira (03), como medida restritiva para conter o avanço da covid-19.

“Estamos passando pela maior crise da humanidade. Tenho muita preocupação, principalmente porque é preciso se manifestar de forma ordeira, preservando vidas, por conta da covid-19, mas também preservando os empregos”, disse o vereador Manoel Porfírio (PT), que também é líder do governo na Câmara. 

Erasmo Ávila defende a reabertura do comércio de Itabuna

Leia em: < 1 minuto

O vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Erasmo Ávila (PSD), representou o Legislativo Municipal durante manifestação dos empresários na manhã de hoje, em frente a Prefeitura de Itabuna, e também na reunião em que representantes da classe empresarial foram recebidos pelos Secretários Lívia Mendes (Saúde), Ricardo Xavier (Indústria, Comércio, Emprego e Renda) e Thales Silva (Transporte e Trânsito).

“Temos que pensar a situação como um todo. A Câmara de Itabuna é do povo, vai ouvir sempre o povo e estamos acompanhando o trabalho executado pelo nosso prefeito Augusto Castro”, disse o vereador.

E completou ressaltando que a posição do governador Rui Costa foi arbitrária. “Mas também temos que ter a consciência de que o mundo está em crise e a Bahia também. Não vamos jogar pedra no governador, é o momento de tomar nossas providencias, não adianta o comércio fechado, mas matando as pessoas de fome”. 

Comerciantes fizeram uma manifestação em frente ao Centro Administrativo Firmino Alves

Leia em: 3 minutos

Tendo como palavra de ordem “Queremos o comércio aberto, já!”. Comerciantes fizeram uma manifestação em frente ao Centro Administrativo Firmino Alves, em Itabuna, para cobrar do prefeito Augusto Castro um posicionamento que não compactue com a decisão do Governo do Estado da Bahia, em deixar o comércio fechado.

Desde sábado (27.fev.2021), que estão fechados os estabelecimentos que atuam em atividades consideradas não essenciais, por conta de medidas restritivas que visam a redução dos casos da Covid-19. Com o anúncio de prolongamento por mais dois dias, até quarta-feira (03.mar.2021), os comerciantes temem um estrangulamento da economia local. Eles afirmam que não tem mais condições de segurar suas lojas tanto tempo com as portas fechadas.

Para Luiz Ribeiro, das lojas Buriti, é com muita tristeza que recebemos essa notícia de novo fechamento do comércio de Itabuna, “mas tenho certeza que o prefeito Augusto Castro não irá desprezar os 40 mil votos que ele recebeu de pessoas que acreditaram nele. Ele garantiu que amanhã ouvirá a classe empresarial, que estará do lado da população de Itabuna”, disse.

O empresário Iran Júnior, que atua há 20 anos no comércio de Itabuna, também desabafou durante reunião com os Secretários Lívia Mendes (Saúde), Ricardo Xavier (Indústria, Comércio, Emprego e Renda) e Thales Silva (Transporte e Trânsito), quando falou do seu temor de ficar com as portas fechadas por mais 100 dias.

E denunciou que “enquanto que no centro as lojas fecham, os comércios dos bairros funcionam normalmente. Somos penalizados demais”, disse o empresário Iran Júnior.

 

O diretor da Associação Comercial de Empresarial de Itabuna (ACI), Mauro Ribeiro, destacou que a entidade é contra o fechamento do comércio, que ele não é o vilão do vírus. “A ACI entende que esse não é o melhor caminho. O comércio não tem culpa da crescente incidência de novos casos da covid-19. Somos a favor do diálogo, da fiscalização, mas do fechamento não”.

A Secretária de Saúde, Lívia Mendes, reiterou que pelo fato da decisão de prorrogar ter sido tomada de última hora pelo governador Rui Costa, foi liberado que no período da manhã os comerciantes tivessem um tempo de conversar com seus funcionários. E alertou que Itabuna vive um grave momento.

 

“Itabuna saiu da terceira para segunda posição em número de óbitos na Bahia. Isso é muito grave. Os óbitos são o que mais claramente refletem a situação crítica de Itabuna”, disse a secretária Lívia Mendes.

Por sua vez, o Secretário Ricardo Xavier ressaltou o esforço do município para tentar viabilizar uma flexibilização e não penalizar o comércio.

O Secretário Thales Silva finalizou ressaltando a importância da colaboração de todos para que os casos de covid-19 tenham uma redução. “Pedimos consciência de todos para vencermos essa batalha. Não está sendo fácil para ninguém”.  

 

▶️ Dê play e assista o vídeo de um dos organizadores, o empresário Ailton Gomes.

//

Prefeito de Salvador anuncia prorrogação do toque de recolher e interdição de praias e espaços públicos

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), afirmou nesta segunda-feira (1°.mar) que o toque de recolher deve acontecer pelo menos até o próximo domingo (7.mar). O gestor também aproveitou para firmar a continuidade da interdição de todas as praias da cidade, bem como espaços públicos e clubes privados.

“Diante do número crescente dos casos de coronavírus, acabei de anunciar a interdição, por mais sete dias, de todas as praias da cidade. Além disso, os campos, quadras e parques públicos municipais continuam fechados, bem como a Arena Aquática e os clubes sociais, recreativos e esportivos seguem com funcionamento suspenso”, afirmou o prefeito de Salvador.

Bruno Reis (DEM) também destacou o esforço da Prefeitura e Governo da Bahia em abrir novos leitos para atender a demanda do crescimento de casos e internações por Covid-19, mas repetiu que a única forma de evitar o caos total na rede de saúde é “ficar em casa” e manter o distanciamento social. 

Cosme Resolve disse que Rui Costa perdeu seu voto

Leia em: < 1 minuto

O vereador Cosme Resolve (PMN) apoiou na manhã desta segunda-feira (1º.mar), a manifestação dos comerciantes em, frente a Prefeitura de Itabuna, quando na oportunidade falou abertamente que o governador Rui Costa deveria ter se organizado para fazer o lockdow e a sua prorrogação.

“Os comerciantes não estão errados. O governador Rui Costa jogou a bomba para os municípios resolverem. Votei duas vezes nele, mas agora perdeu meu voto”, disse.

E completou: “Achei imprudência, falta de organização e esquecimento. Antes de impor uma lei tem que consultar o povo. Não se toma uma atitude dessas sem consultar os empresários, sei o que é um trabalhador sem dinheiro”. 

//

Cidadãos insistem em ir às ruas e desrespeitam as normas estabelecidas

Leia em: 2 minutos

Após o governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciar na última 6ª feira (26.fev.2021) que as medidas restritivas do lockdown em quase todo o estado, a nossa equipe flagrou várias pessoas pelas ruas de Itabuna e sem a utilização de máscara.

Na manhã de sábado (27) e domingo (28), estivemos em vários pontos da cidade, como os bairros Conceição, Santo Antônio, Mangabinha, São Caetano e também no Centro.

O lockdown terminaria hoje (1), mas o governador Rui Costa (PT) decidiu neste domingo (28.fev.2021), prorrogar as medidas restritivas, com a suspensão de atividades não essenciais no Estado, por mais 48h para conter o avanço da pandemia de covid-19. Também ampliou do toque de recolher de 20h até 5h, para todas as regiões da Bahia até o próximo domingo (7.mar.2021).

 

O objetivo é conter a disseminação do novo coronavírus com as medidas restritivas, que incluem, a proibição de todas as atividades que não estejam relacionadas à saúde pública, alimentação e segurança.

Entretanto, a Prefeitura de Itabuna precisa intensificar não só a fiscalização com lojas e empresas, mas também com os pedestres que estão na rua sem uma finalidade justificável e ainda sem tomar as devidas precauções.  

 

//

O material foi doado pelo advogado itabunense Rafle Salume

Leia em: 2 minutos

Nesse período de pandemia do novo coronavírus, em que o mundo enfrenta escassez de insumos e dificuldade de acesso a Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para hospitais, além da alta de preços de quase todos os produtos, a ajuda da população tem sido bem-vinda na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI).

Nesta segunda-feira (1º), a instituição recebeu a doação de 1.100 máscaras de tecido e mais de 60 protetores faciais (face shield).

O material foi doado pelo advogado itabunense e conselheiro da SCMI, Rafle Salume, em parceria com grupo catarinense Malwee e grupos empresariais União Espírito Santo e União Brasil. “Entendo que se cada um fizer um pouquinho, contribuir nesse momento de grande dificuldade, podemos amenizar as dificuldades de quem mais precisa. Sempre pensei que devemos ter empatia e esse espírito de solidariedade”, afirma Rafle.

O advogado explica que a Santa Casa foi uma das instituições escolhidas em Itabuna pelos relevantes serviços disponibilizados para a população. Rafle Salume relata que, além da SCMI, a parceria dele com empresários possibilitou a doação de máscaras para entidades como o abrigo São Francisco, Fundação Dr Baldoino e APAE. “Peço a Deus que continue me ajudando a ajudar o próximo”.

Máscara 8As máscaras de tecido serão doadas para pacientes em tratamento nos centros de hemodiálise e quimioterapia. Já os protetores faciais serão destinados aos funcionários da SCMI. “Esses protetores reforçam o nosso estoque de EPIs para os nossos funcionários. Aproveito para agradecer ao conselheiro e doador pela excelente iniciativa”, afirmou o provedor da SCMI, Francisco Valdece. 

//

A seleção de que se trata este Edital será realizada mediante análise curricular e entrevista de caráter classificatório e eliminatório

Leia em: < 1 minuto

Estão abertas até o próximo dia 16 as inscrições do Processo Seletivo para contratação de pessoal, em caráter temporário, para cadastro de reserva e preenchimento de empregos públicos do quadro de pessoal da Policlínica de Saúde da Região de Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas, referente ao Edital n° 001, de 23 de fevereiro de 2021.

O Processo Seletivo Simplificado visa a contratação imediata de profissionais, em regime de reposição/substituição e preenchimento de empregos/cargos/funções previstos no Contrato de Programa da Reconvale, e a contratação prevista neste Edital é por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

A seleção de que se trata este Edital será realizada mediante análise curricular e entrevista de caráter classificatório e eliminatório. Estão sendo oferecidas vagas para as seguintes especialidades: enfermeiro, anestesiologista, angiologista, cardiologista/ecocardiografia, endoscopista, ginecologia/obstetrícia, neurologista/neurofisiologista, neuropediatria, radiologista e diagnóstico por imagem, urologista, dermatologista, técnico e enfermagem e assistente administrativo.

Os interessados podem obter informações referentes ao Processo Seletivo Simplificado na sede do Consórcio, situada na Av. Barros e Almeida, 452. 1º andar, Centro, CEP: 44.430-108. Santo Antônio de Jesus – Bahia, no horário de 8h às 12h e 14h às 17h, ou pelo telefone: (75) 36319562. 

Para ter acesso ao Edital na íntegra, clique aqui.

 

//

A medida abrange todos os postos do SAC na Bahia

Leia em: < 1 minuto

O governador Rui Costa anunciou neste domingo (28) que as medidas de restrição social no combate ao novo coronavírus serão estendidas por mais 48 horas. Por conta disso, todos os postos da Rede SAC suspendem o atendimento ao público nesta segunda (1º) e terça-feira (2).

A medida abrange todos os postos da Rede no estado, além do SAC Móvel e os Pontos SAC pelo interior. Os atendimentos que estavam agendados para essas datas foram desmarcados. Os cidadãos podem acessar o SAC Digital e realizar uma nova marcação.

Para ter acesso ao SAC Digital e realizar a marcação de novo agendamento, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou acessar na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo). 

Notícias mais lidas

Outros assuntos