Comerciantes “dão testa” para o não fechamento do comércio; ▶️ assista o vídeo!

Comerciantes fizeram uma manifestação em frente ao Centro Administrativo Firmino Alves

Leia em: 3 minutos

Tendo como palavra de ordem “Queremos o comércio aberto, já!”. Comerciantes fizeram uma manifestação em frente ao Centro Administrativo Firmino Alves, em Itabuna, para cobrar do prefeito Augusto Castro um posicionamento que não compactue com a decisão do Governo do Estado da Bahia, em deixar o comércio fechado.

Desde sábado (27.fev.2021), que estão fechados os estabelecimentos que atuam em atividades consideradas não essenciais, por conta de medidas restritivas que visam a redução dos casos da Covid-19. Com o anúncio de prolongamento por mais dois dias, até quarta-feira (03.mar.2021), os comerciantes temem um estrangulamento da economia local. Eles afirmam que não tem mais condições de segurar suas lojas tanto tempo com as portas fechadas.

Para Luiz Ribeiro, das lojas Buriti, é com muita tristeza que recebemos essa notícia de novo fechamento do comércio de Itabuna, “mas tenho certeza que o prefeito Augusto Castro não irá desprezar os 40 mil votos que ele recebeu de pessoas que acreditaram nele. Ele garantiu que amanhã ouvirá a classe empresarial, que estará do lado da população de Itabuna”, disse.

O empresário Iran Júnior, que atua há 20 anos no comércio de Itabuna, também desabafou durante reunião com os Secretários Lívia Mendes (Saúde), Ricardo Xavier (Indústria, Comércio, Emprego e Renda) e Thales Silva (Transporte e Trânsito), quando falou do seu temor de ficar com as portas fechadas por mais 100 dias.

E denunciou que “enquanto que no centro as lojas fecham, os comércios dos bairros funcionam normalmente. Somos penalizados demais”, disse o empresário Iran Júnior.

 

O diretor da Associação Comercial de Empresarial de Itabuna (ACI), Mauro Ribeiro, destacou que a entidade é contra o fechamento do comércio, que ele não é o vilão do vírus. “A ACI entende que esse não é o melhor caminho. O comércio não tem culpa da crescente incidência de novos casos da covid-19. Somos a favor do diálogo, da fiscalização, mas do fechamento não”.

A Secretária de Saúde, Lívia Mendes, reiterou que pelo fato da decisão de prorrogar ter sido tomada de última hora pelo governador Rui Costa, foi liberado que no período da manhã os comerciantes tivessem um tempo de conversar com seus funcionários. E alertou que Itabuna vive um grave momento.

 

“Itabuna saiu da terceira para segunda posição em número de óbitos na Bahia. Isso é muito grave. Os óbitos são o que mais claramente refletem a situação crítica de Itabuna”, disse a secretária Lívia Mendes.

Por sua vez, o Secretário Ricardo Xavier ressaltou o esforço do município para tentar viabilizar uma flexibilização e não penalizar o comércio.

O Secretário Thales Silva finalizou ressaltando a importância da colaboração de todos para que os casos de covid-19 tenham uma redução. “Pedimos consciência de todos para vencermos essa batalha. Não está sendo fácil para ninguém”.  

 

▶️ Dê play e assista o vídeo de um dos organizadores, o empresário Ailton Gomes.

Notícias mais lidas

Outros assuntos