A vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19

Leia em: < 1 minuto

Com 100.268 vacinados contra a Covid-19 até as 14 horas desta terça-feira (26), a Bahia é um dos estados do país com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel.

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.349 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 3.499 recuperados (+0,6%). Dos 570.092 casos confirmados desde o início da pandemia, 549.704 já são considerados recuperados e 10.468 encontram-se ativos.

O prefeito Fábio Gusmão (PSD), o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) e o engenheiro civil, Hugo Matos, visitaram o Mercado Municipal para uma prévia avaliação dos danos e agendamento de futura e avaliação técnica para diagnóstico orçamentário da reforma

Leia em: 2 minutos

O prefeito de Itarantim, Fábio Gusmão (PSD), recebeu a visita do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), segunda-feira (25). A pauta foram assuntos relevantes para melhoria de alguns serviços públicos e mobilidade no município, como o estudo da viabilidade da Pavimentação Asfáltica das principais avenidas, a Reforma do Mercado Municipal e Convênio com o Estado para implementação, ampliação e modernização da Saúde no município.

O Mercado Municipal foi entregue ao município em 2000 e de lá pra cá nunca passou por nenhuma reforma. A ação do tempo e a falta de manutenção adequada resultaram na deterioração de sua estrutura. A gestão anterior havia, inclusive, isolado dois dos quatro banheiros, sem condições de uso, ao invés de realizar a reforma necessária.

Ao tomar conhecimento desta situação, o prefeito Fábio Gusmão (PSD), solicitou imediata remoção da parede de blocos que isolava os banheiros, para avaliação dos danos e realização da reforma.

Ilhéus possui 10.105 casos confirmados, com 130 pacientes em isolamento, 290 óbitos e 9.635 pacientes curados

Leia em: < 1 minuto

A Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus (Sesau) emitiu um alerta nesta terça-feira (26) devido à alta taxa de ocupação em leitos de UTI para casos da Covid-19. De acordo com a pasta, a cidade atingiu 100% de ocupação dos leitos, o que requer cuidados redobrados e máxima importância das medidas preventivas, com uso de máscara de proteção, álcool em gel e manutenção do distanciamento social.

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na segunda-feira (25), os 50 leitos existentes encontram-se ocupados, dos quais 14 abrigam pacientes residentes no município e 36 abrigam pacientes oriundos de outras cidades. Ilhéus possui 10.105 casos confirmados, com 130 pacientes em isolamento, 290 óbitos e 9.635 pacientes curados, o que representa uma taxa de recuperação de 95% em relação ao total de casos registrados.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD) reitera que mesmo com a chegada da vacina, os cuidados não podem ser relaxados, visto que nesta primeira etapa as doses são destinadas aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, idosos e população indígena.

Secretária Municipal de Saúde de Itabuna, Dra. Lívia Mendes

Leia em: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna está seguindo as orientações do Plano Municipal de Vacinação quanto ao público a ser gradualmente imunizado. De acordo com o Vacinômetro elaborado pela Rede Frio município até as 16h30min desta terça-feira, dia 26, foram vacinadas 1.336 pessoas, com a aplicação total de 459 doses.

Por grupos, o município já imunizou 1.102 profissionais de saúde, dos quais 225 hoje. Também nesta data foram imunizados 234 idosos asilados.

De acordo com a secretária de Saúde, Dra. Lívia Mendes, Itabuna recebeu 2.200 doses do imunizante Coronavac, produzido pelo consórcio Sinovac, da China, e Instituto Butatan, do Brasil, mais 1.800 doses da vacina Oxford/AstraZeneca em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Nesta terça, a vacinação alcançou três Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPI (abrigos, asilos, casas de acolhimento, etc) da cidade. “Vamos usar todos os imunizantes neste grupo, com base nas recomendações da Secretaria Estadual de Saúde”, afirmou a secretária.

A Secretaria Municipal de Saúde mantém a expectativa de que 3.500 profissionais que estão na linha de frente do combate a Covid- 19 sejam vacinados. A segunda dose da Oxford pode ser aplicada em um prazo de 90 dias.

Tags: , , ,

È necessário que as pessoas observem os horários de coleta domiciliar de lixo em cada bairro para que coloquem o lixo doméstico quando o caminhão coletor estiver próximo de passar

Leia em: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna prossegue o “faxinaço” em toda a cidade cumprindo determinação do prefeito Augusto Castro (PSD). A ação de limpeza teve inicio dia 4 de janeiro, tendo sido recolhidos até hoje, dia 26, no perímetro urbano mais de 700 toneladas de lixo e de entulhos.

O trabalho vem sendo acompanhado pelo secretário Almir Melo Jr. Para se ter ideia, no entorno do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhaes, no Lotamento Nossa Senhora das Graças, as equipes de limpeza da Superintendência recolheram duas caçambas de lixo e de entulhos.

O superintendente de Serviços Urbanos, Francisco de Souza Lino Filho, disse que uma das áreas mais críticas da cidade fica às margens do semianel rodoviário, que interliga as rodovias BR-101 e BR-415. Embora no local tenha sido retirada toneladas de lixo há descarte irregular de lixo e entulhos diariamente, o que deve ser coibido.

Segundo o superintendente, nada justifica uma ação dessa natureza, porque o serviço de coleta domiciliar é feito todos os dias e a empresa prestadora do serviço também faz o recolhimento de entulhos. Souza ainda disse que existem outras 46 áreas chamadas de pontos viciados que serão combatidos.

Júnior CCA (PP) foi sepultado no cemitério Recanto da Saudade, sob a oração e leitura da palavra da Bíblia feita pelo Pastor e deputado federal Sargento Isidório

Leia em: < 1 minuto

Momentos de muita comoção e pesar, na tarde de ontem, segunda-feira (25), no velório do vereador André Luiz Ferreira Araújo, de 38 anos, mais conhecido como Júnior CCA, na Câmara Municipal de Candeias.

O vereador Júnior CCA foi assassinado a tiros por dois homens em uma moto, no domingo, 24. Outras três pessoas foram baleadas inclusive a esposa do vereador.

Uma missa foi celebrada no Santuário Nossa Senhora das Candeias em homenagem a Júnior CCA, que contou com a presença do prefeito, Dr. Pitágoras Ibiapina (PP/); da primeira-dama, Soraia Cabral; da vice-prefeita, Marivalda da Silva; do deputado federal Pastor Sargento Isidório; do deputado estadual João Isidório, além dos vereadores e secretários do município.

Na missa, o frei Thiago Noronha disse que para a dor da família, amigos e irmãos, fica o consolo. “O Senhor diz que tudo passa e, para quem tem fé, fica mais fácil de lidar com os momentos difíceis da vida”, ensinou o frei.

Familiares, amigos e eleitores, completamente emocionados, acompanharam a cerimônia de despedida do edil que era muito querido pela atenção e carisma dedicado a todos.

Os veículos apreendidos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil (PC), para registro da recuperação e posterior devolução ao legítimo proprietário

Leia em: < 1 minuto

Em Vitória da Conquista, a PRF em trabalho conjunto com a Polícia Militar da Bahia recuperou uma carreta Scania P360 e mais um semirreboque com ocorrência de roubo registrada em dezembro/2020, em Candeias.

Na sexta-feira, dia 15 de janeiro, a PRF prendeu três homens com um H20 clonado, no KM 544 da BR 116, trecho do município de Milagres, Bahia.

Um deles confessou que foi contratado para ‘levar’ um caminhão vazio para a cidade de Vitória da Conquista. Diante das informações desencontradas e da suspeita do envolvimento dele em outros crimes, a PRF deu continuidade às investigações e descobriu que se tratava do conjunto (cavalo trator + semirreboque) roubado no ano passado, em Candeias.

Na carreta foram encontradas indícios de adulterações nos caracteres obrigatórios como motor, chassi e etiquetas. Para não levantar suspeitas e tentar ludibriar fiscalizações da polícia, as placas originais foram trocadas por outras de um caminhão com características semelhantes.

A integração com órgãos de segurança fortalecem a união de forças no combate à criminalidade, beneficiando diretamente a sociedade.

O criminoso e os materiais foram apresentados no Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado

Leia em: < 1 minuto

Um porão usado para armazenar coletes balísticos, drogas e munições foi desmontado pela 26ª CIPM, em Salvador, no final da tarde de ontem, segunda-feira (25). O local foi encontrado, após denúncias anônimas.

Os militares foram até a área conhecida como Neve Branca, em Campinas de Brotas, após informações sobre o comércio de entorpecentes. Chegando no local, um suspeito correu, mas foi alcançado entrando em uma espécie de porão.

Dentro da estrutura, os PMs apreenderam 26 coletes balísticos pertencentes a uma empresa de segurança, quatro mil pinos de cocaína, 2,5 kg e 376 papelotes de maconha, 2 kg de pasta base de cocaína e munições (calibres 9mm e 40).

Pais de Teixeira de Freitas querem os filhos com aulas presenciais

Leia em: < 1 minuto

Um grupo de pais de alunos de Teixeira de Freitas tem se mobilizado com uma petição pública virtual, com o objetivo de solicitar o retorno das aulas na cidade. A justificativa, é de que, “com o passar do tempo, ainda que de forma gradativa, todos os seguimentos voltaram a funcionar, exceto as escolas. Inclusive, eventos com até 200 pessoas, quantidade múltiplas vezes maior do que os alunos em sala de aula”.

E informa que as escolas da rede privada do município de Teixeira de Freitas tomaram todas providências necessárias, com todos os protocolos de segurança estabelecidos pela OMS, para o retorno seguro dos alunos ao ambiente escolar. “Nós, pais de alunos das escolas particulares deste município, reivindicamos o direito a escolher o melhor modelo educacional para os nossos filhos, neste caso, aulas presenciais”, reforçam, pedido o direito de escolha.

//

Importação do produto para fabricação das doses pelo Instituto Butantan foi negociada entre os governos brasileiro e chinês

Leia em: < 1 minuto

O Governo Federal está garantindo a importação de 5,4 mil litros de insumos para a fabricação da vacina contra a Covid-19 no Brasil pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório Sinovac. O produto, fabricado na China, está previsto para chegar em solo brasileiro até o fim desta semana. O envio da matéria-prima da CoronaVac foi acordado em negociações feitas pelos governos brasileiro e chinês.

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, exaltou o avanço nas negociações para garantir a liberação dos insumos: “O lado chinês está disposto a continuar a fortalecer a cooperação com o lado brasileiro no combate à doença”.

A vacina da AstraZeneca/Oxford também será fabricada no país pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O processo de liberação do insumo junto ao governo chinês está acelerado e deve ocorrer em breve. A chegada da matéria-prima é mais um passo dado pelo Ministério da Saúde para garantir a produção de vacinas contra a Covid-19 no Brasil, ampliando, assim, a imunização dos brasileiros e brasileiras de forma simultânea e gratuita.

Notícias mais lidas

Outros assuntos