Os presos foram encaminhados à autoridade competente da Delegacia de Polícia Civil, para as providências cabíveis. O veículo é de propriedade de uma empresa locadora de automóveis

Leia em: < 1 minuto

A PRF prendeu dois homens que aplicavam golpes a idosos e aposentados, no KM-117 da BR-407, em Senhor do Bonfim.

A ação foi desencadeada após a PRF receber a denúncia que um aposentado havia sido vítima de um golpe (estelionato). O crime teria ocorrido em 28 de janeiro, no município de Paulistana (PI), quando o idoso foi retirar seu benefício na agência do Banco do Brasil e foi vítima de furto mediante fraude.

Foi verificado também que a dupla possuí uma ficha criminal extensa e com inquéritos policiais em andamento nos estados do Piauí, Mato Grosso, Maranhão e Amazonas.

COMO OCORRIA O GOLPE
A dupla de estelionatários oferecia ajuda aos idosos que tinham dificuldade de usar o caixa eletrônico nas agências bancárias. Já de posse do cartão e da senha do aposentado, um dos golpistas dizia que o dinheiro havia acabado. Nesse momento de distração, o segundo homem retirava o dinheiro liberado pela máquina.

Eles depois entregavam o cartão para o idoso que acreditava que o saque não havia sido realizado. Os golpistas ainda orientavam a vítima a procurar um funcionário do banco para resolver o problema do cartão.

Ramon Nogueira saiu muito emocionado

Leia em: < 1 minuto

A saída de mais um paciente da UTI Covid do Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, foi muito comemorada, na manhã desta quinta-feira (4). Desta vez quem concluiu uma etapa do tratamento foi o advogado Ramon Nogueira, de 57 anos, que recebeu alta hospitalar depois de ficar 7 dias internado por causa da doença.

Muito emocionado, Ramon Nogueira recebeu das mãos do provedor da Santa Casa de Itabuna, o também advogado Francisco Valdece, o certificado de etapa vencida. O ato foi acompanhando por familiares e profissionais da Unidade Covid, que vibraram juntos nesse momento de renovação da esperança de dias melhores para o paciente.

Filho do advogado, Ramon Nogueira Júnior se emocionou ao constatar a evolução no quadro de saúde de seu pai e também vê-lo deixar a UTI Covid do Hospital Calixto Midlej Filho. Depois de dias de angústia, a família agora comemora por levar Nogueira de volta para o seu lar. O paciente seguirá em isolamento domiciliar, com o monitoramento da Vigilância Epidemiológica de Itabuna.

//

Vereadora quer reestruturação do SUS

Leia em: < 1 minuto

Em sua primeira participação em uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itabuna, a vereadora Wilmaci Oliveira (PCdoB) defendeu como estratégia de combate ao coronavírus a recuperação e reestruturação do SUS (Sistema Único de Saúde).

“Infelizmente nossos postos de saúde encontram-se em situação precária, com falta de insumos básicos e ambiente insalúbre. A recuperação da infraestrutura das unidades de saúde e valorização dos profissionais de saúde devem ser partes integrantes da estratégia de enfrentamento à pandemia”, afirmou Wilma.

Reconheceu a importância da instalação do Comitê de Enfrentamento à Crise e protocolou na Secretaria Parlamentar o pedido para a realização de uma Sessão Plenária para discutir o Plano Municipal de Contigenciamento do Coronavírus, bem como o Plano de Imunização em relação às vacinas.

“Itabuna passa por uma situação extremamente delicada, com o aumento do número de casos de covid-19, o que requer do poder público e da sociedade uma união de esforços com o objetivo de diminuir a curva crescente desta contaminação”, ponderou Wilma.

//

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM): "O contribuinte está muito sacrificado por conta da pandemia, então, o grande desafio é a gente se reinventar, tentando ser ainda mais eficientes" // Foto de Betto Jr/Secom

Leia em: 2 minutos

Com o intuito de aperfeiçoar a qualidade da prestação de serviços aos contribuintes, transparência e gestão fiscal, a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) reunirá, até sábado (6), seus principais gestores para elaboração do primeiro planejamento estratégico da pasta. O instrumento traçará metas, prazos e ações a serem implementados pelo órgão durante o quadriênio 2021-2024.

As atividades tiveram início hoje, quinta-feira (4) no Hotel Mercure, no Rio Vermelho, e contaram com as presenças do prefeito Bruno Reis; da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; e da titular da Sefaz, Giovanna Victer. Também estiveram presentes o secretário de Gestão (Semge), Thiago Dantas; e a procuradora Geral do Município (PGM), Luciana Rodrigues.

Neste primeiro dia, diversos temas são discutidos, a exemplo do panorama fiscal de Salvador e entendimento dos desafios a serem encarados pela Sefaz nos próximos quatro anos. Na apresentação, o prefeito ressaltou que a situação fiscal da capital baiana hoje é fruto de uma regra de ouro: o equilíbrio fiscal. Ou seja, a cidade precisa arrecadar mais e gastar menos, no sentido de fazer caixa para realizar investimentos.

“O planejamento estratégico permite projetar as ações, até porque não dispomos de recursos sempre de imediato para tirar todos os programas e projetos do papel. Então, temos que organizar, estabelecer prazos, metas e marcos de entrega. Com base nisso, mobilizaremos as equipes para tomar decisões”, destacou Bruno Reis.

Ele lembrou da realidade em que a capital baiana se encontrava em 2013, quando o ex-prefeito ACM Neto assumiu a administração municipal. À época, acrescentou, as finanças da cidade “estavam arruinadas porque a Prefeitura gastava mal e de forma ineficiente”.

Foi necessário, portanto, cortar gastos e ampliar a arrecadação atualizando a planta genérica do município, após 19 anos, além de promover reforma tributária, entre outras medidas. Desde então, a capital baiana avançou no volume de entregas e serviços à população.

Bruno Reis também reafirmou que, embora a chegada da pandemia do novo coronavírus tenha afetado a arrecadação municipal, a gestão seguirá a promessa de não penalizar o cidadão com aumento de impostos.

Prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD) e o governador da Bahia, Rui Costa (PT)

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), comemorou nesta quinta-feira (4) a decisão da Anvisa que anunciou medidas para agilizar e facilitar o processo de aprovação dos imunizantes contra a Covid-19 no Brasil.

O órgão não vai exigir o teste 3, antes obrigatório, da vacina Sputinik V, da Rússia. O prefeito Mário Alexandre (PSD) parabenizou Rui Costa (PT) por sua atitude firme e perseverante na busca da autorização dos imunizantes para os baianos. A Procuradoria do Geral do Estado da Bahia ingressou com um pedido liminar e emergencial junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para compra da vacina Sputnik.

Em suas redes sociais, Rui Costa disse que segue confiante no STF e na ciência para que vidas sejam salvas.

Leia em: < 1 minuto

O Conselho Municipal de Política Ambiental Integrada de Itacaré, aprovou por meio de uma reunião Extraordinária, realizada virtualmente, a Licença Unificada da Construção do Empreendimento Turístico da empresa Patizeiro Empreendimentos Hoteleiros, Ltda, situada na Rodovia Ilhéus/Itacaré, BA-001, praia do Itacarezinho.

A obra será composta por uma recepção principal, 35 bangalôs, restaurante e piscina, espaço de lazer, Spa com duas saunas e, quatro salas de massagem, academia, setor de serviços e setor de área técnica. O prefeito Antonio de Anízio afirmou que Itacaré está aberta a novos empreendimentos que gerem emprego e renda, mas que atendam a todos os requisitos da preservação ambiental.

Harrisson Nobre joga Rugby há cerca de duas décadas

Leia em: < 1 minuto

O empresário Harrisson Nobre, 48 anos, que também é engenheiro eletricista, busca ocupar seu tempo com a prática de atividades físicas, e dentre elas, o Rugby – esporte praticado de forma coletiva e que foi concebido como uma variação do futebol, já que uma bola oval é conduzida pelos pés ou pelas mãos dos jogadores.

Ele que é praticante do Rugby há quase duas décadas, lembra que jogava em Joinville (SC) com um grupo de argentinos, mas agora está motivado em tornar este esporte mais conhecido em Itabuna.

“Já tivemos equipes na cidade, inclusive, participando de campeonatos. A última equipe de esporte coletivo e federado a participar de uma competição em Itabuna, Campeonato Baiano de Rugby de 2017, ficou em quarto lugar”, informa.

E informa que a ideia é firmar parcerias com as escolas. “Através de parceria com unidades de ensino, pretendo capacitar os educadores e atletas, e ao final do projeto teremos uma grande competição”, informa.

A operação foi batizada Palha Grande em alusão ao nome do município onde ocorriam as fraudes. Sapeaçu, em tupi-guarani, significa “Sapé Grande”

Leia em: 2 minutos

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, integrantes da força-tarefa previdenciária, deflagra na manhã desta quinta-feira (4), a OPERAÇÃO PALHA GRANDE, que visa desarticular esquema de fraudes em detrimento da Previdência Social, protagonizadas pelo chefe da Agência da Previdência Social em Sapeaçu/BA.

A apuração iniciou a partir da detecção de reiteradas fraudes na concessão de benefícios previdenciários na APS de Sapeaçu, em favor de supostos segurados especiais rurais do INSS, abrangendo a concessão de benefícios de aposentadoria por idade, pensão por morte e salário maternidade. As evidências indicam que o próprio chefe da agência do INSS concedia os benefícios, mesmo em patente desacordo com a legislação.

As investigações apontam também que o servidor do INSS praticava tais condutas em favor de clientes de ao menos dois grupos de intermediários com atuação na região, sendo um deles ligado ao Sindicato de Trabalhadores Rurais de Santo Antônio de Jesus/BA. Há indícios de que esses despachantes/intermediários, em retribuição às fraudes implementadas, repassavam valores ao servidor público.

O servidor público teve a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal. Além desse mandado de prisão, estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos grupos criminosos investigados, sendo seis em Santo Antônio de Jesus e quatro em Sapeaçu. A Justiça Federal decretou ainda o afastamento do servidor do INSS de suas funções públicas e proibição de acesso dos investigados a qualquer agência do INSS.

O prejuízo estimado aos cofres púbicos até o momento supera os dois milhões de reais, relativos a 132 benefícios com constatação de fraude, números estes que, com o avançar das investigações, poderão se revelar muito superiores.

Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre os quais organização criminosa (arts. 1°, § 1°, e 2º da Lei n° 12.850/2013), estelionato previdenciário (art. 171, § 3º do CPB), inserção de dados falsos em sistema informatizado (art. 313-A do CPB), corrupção passiva (art. 317 do CPB) e corrupção ativa (art. 333 do CPB).

O motorista de 52 anos foi preso em flagrante

Leia em: < 1 minuto

Um homem foi preso pela PRF, no KM-360 da BR-030, em Brumado. O homem foi abordado em um veículo Land Rover, com placas de Guarujá, São Paulo.

Os policiais ao vistoriar o veículo, localizaram a droga escondida em um fundo falso no assoalho do porta-malas.

Foram apreendidos 87 tabletes de cloridrato de cocaína, num total 90,9 Kg. Estima-se que o impacto no sistema financeiro do crime organizado é de 10 milhões de reais.

O motorista de 52 anos foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Polícia Judiciária, pelo crime previsto no art. 33 da Lei 11.343/2006 que tem pena prevista de 5 a 15 anos de prisão.

O condutor foi encaminhado com o veículo apreendido à Delegacia de Polícia Judiciária para as providências cabíveis

Leia em: < 1 minuto

Um homem de 24 anos, foi preso pela PRF por receptação, no KM-545 da BR-324, em Amélia Rodrigues. Os policiais abordaram o veículo Prisma, com placas de Salvador.

Os policiais ao realizaram uma vistoria minuciosa no veículo e após consulta aos sistemas de segurança, os policiais constataram que trata-se de veículo com restrição de roubo ocorrido dia 27 de janeiro.

Questionado, informou que foi “contratado” para levar o carro de Salvador até Feira de Santana e que ganharia 300 reais pelo serviço. Disse ainda que deixaria o Prisma nas proximidades de um motel com a chave na ignição.

Notícias mais lidas

Outros assuntos