Danilo do Nova Itabuna (PSL) foi eleito vereador e assumiu o cargo há cerca de 30 dias

Leia em: < 1 minuto

Está dando o que falar um áudio que está circulando na cidade em que o vereador Danilo Freitas, popularmente conhecido como Danilo da Nova Itabuna (PSL), afirma que ‘o povo é só um detalhe’. Mas ele esclarece que essa conversa surgiu quando ele falava que a maioria dos políticos só se interessa pelo “povo” no período de campanha eleitoral.

“Cada um vai interpretar de uma forma. Essa conversa surgiu em um grupo de whatsapp estritamente político. E eu estava justamente afirmando que durante a campanha o político vira pedreiro, encanador, vira tudo para enganar o povo, mas quando passa a eleição, o povo vira ‘um mero detalhe’. Lógico que não são todos os políticos”, explica.

E completa: “Eu falei e vou continuar falando que infelizmente o povo só é prioridade na vida do político em época de eleição. Mas eu Danilo, estou vereador para dar continuidade ao meu trabalho de ajudar o povo”.

E finaliza que diariamente tem visitado postos de saúde e creches de vários bairros, com o objetivo de conhecer as demandas da população, e com isso, poder lutar para ajudar essas pessoas.

“No bairro Nova Itabuna, por exemplo, minha prioridade será lutar por uma nova creche para aquelas mães deixarem seus filhos. Elas precisam de um local digno, com estrutura”, finaliza.

Fausto Franco e o prefeito Reges Aragão (PP)

Leia em: < 1 minuto

Ações estruturantes para a atividade turística no município de Ituberá, na Costa do Dendê foram apontadas, nesta quinta-feira (04), durante reunião do secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, com o prefeito Reges Aragão (PP).

Franco sugeriu que a gestão municipal priorize atividades como a realização de inventário turístico e a roteirização dos atrativos, além da qualificação da mão de obra local, dentre outros aspectos importantes para a promoção do destino e conseqüente atração de visitantes.

Nas próximas semanas, técnicos da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) irão até o município para desenvolver ações visando à melhoria das atividades turísticas na região.

Durante o encontro, o prefeito numerou potenciais da cidade, dentre eles, a rica produção de biojoias, atividade que se enquadra nos critérios da Produção Associada ao Turismo (PAT), podendo gerar renda para a população e abastecer lojas de lembranças da Bahia em todo o estado.

UNIVERSO PARALELLO
A localidade do Pratigi, em Ituberá, sedia o festival de música eletrônica Universo Paralello, um dos maiores do país neste gênero, com 16ª edição prevista para ser realizada em dezembro de 2021.

//

A jarosita é um mineral de coloração bronzeada

Leia em: 2 minutos

Cientistas descobriram, a mais de um quilômetro de profundidade no gelo da Antártida, minerais raramente encontrados na Terra, mas que aparecem em abundância em Marte. O estudo a esse respeito foi publicado na revista “Nature Communications” e abordado na revista “Science”.

A jarosita, um mineral de coloração bronzeada, precisa de água e condições ácidas para se formar. Esses são fatores atualmente difíceis de encontrar em Marte. No entanto, depois que o rover Opportunity descobriu esse mineral no Planeta Vermelho em 2004, exemplos dele foram localizados em diversos pontos da sua superfície. Isso levou os pesquisadores a se perguntar como a jarosita se tornou comum no solo marciano. Uma das ideias levantadas foi de que a jarosita teria sido deixada para trás enquanto a água salgada evaporava.

Outra hipótese é de que, ao cobrir o planeta bilhões de anos atrás, o gelo prendeu a poeira contendo os elementos necessários (ferro, sulfato e potássio) para compor a jarosita. “Marte é um lugar muito empoeirado. Tudo está coberto de poeira”, disse Giovanni Baccolo, geólogo da Universidade de Bicocca, em Milão (Itália), e primeiro autor do estudo, à “Science”. “No entanto, embora o gelo possa ter fornecido o ambiente úmido necessário para que a poeira ácida se transformasse em jarosita, os cientistas descobriram que a poeira e o gelo reagem quimicamente para produzir minerais. Eu nunca vi isso se formar.”

DESCOBERTA INESPERADA
Para Baccolo e sua equipe, porém, a descoberta de partículas de jarosita na Antártida pode dar apoio à segunda hipótese. A ciência terrestre informa que a jarosita é um mineral raro encontrado em resíduos de mineração expostos ao ar e à chuva. Ela também pode se formar perto das aberturas de vulcões, informa a Nasa.

Baccolo e seus colegas nunca esperavam encontrar minerais na Antártida, disse ele à “Science”. No entanto, quando a equipe retirou um núcleo de gelo a cerca de 1.620 metros de profundidade, encontrou vestígios de partículas de jarosita, menores do que grãos de areia, enterrados nas camadas mais profundas do gelo. Depois de examinarem as partículas com um microscópio eletrônico, os pesquisadores imaginaram que a jarosita havia se formado em bolsas no gelo.

No Planeta Vermelho, porém, a jarosita aparece em “depósitos de alguns metros de espessura”, disse à “Science” a geoquímica da Universidade de Oklahoma (EUA) Megan Elwood Madden, que não participou da pesquisa. Mas como é muito mais empoeirado do que a Antártida, Marte fornece mesmo mais matéria-prima para formar a jarosita, incluindo aí placas supergrossas. “Este é apenas o primeiro passo para conectar o gelo profundo da Antártida ao ambiente de Marte”, disse Baccolo. Fonte: Revista Planeta

Tags: ,

"A universidade deve transformar a vida das pessoas", disse o reitor da UESC, Alessandro Fernandes de Santana

Leia em: 2 minutos

O reitor Alessandro Fernandes de Santana, juntamente com o seu vice-reitor, Mauricio Santana Moreau, completam nesta quinta-feira (4), um ano na gestão da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O ano de 2020 foi difícil, mas também um período de muitas conquistas.

A posse se deu no dia 4 de fevereiro e, fazendo uma leitura dos indicadores científicos sobre a evolução da pandemia do novo coronavírus transmissor do SARS-CoV-2/COVID-19, o reitor adiou a abertura do ano letivo que se daria no dia 12 de março e no dia 23 do mesmo mês, decisão que foi posteriormente referendada pela resolução do Conselho Universitário, suspendeu as atividades presenciais na Universidade.

Diante da necessidade do isolamento social para evitar o contágio do novo coronavírus, todas as atividades acadêmicas e administrativas, exceto aquelas consideradas essenciais, passaram a ser desenvolvidas de forma remota. A comunidade acadêmica foi apresentada a mudanças no processo de trabalho.

Para o reitor “Uma Universidade não deve fazer apenas ensino, pesquisa e extensão. A universidade deve transformar a vida das pessoas.” Assim a instituição assumiu o protagonismo regional no enfrentamento da pandemia e as suas conseqüências. Toda equipe esteve voltada para superação da crise local.

Nesse período foram desenvolvidas diversas atividades incluindo a criação do Programa Amaná, cujo objetivo foi de implementar ações que visam à retomada econômica dos 43 municípios que compõem as regiões imediatas de Ilhéus-Itabuna, de Camacan e de Ipiaú, com a superação dos efeitos socioeconômicos negativos decorrentes da crise oriunda da disseminação em larga escala da Covid-19.

Graças ao esforço da reitoria e de professores/pesquisadores o Laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular foi adequado às normas de segurança, para o diagnóstico de SARS-CoV-2/COVID-19. Assim a Uesc se tornou a única Universidade no interior a atuar em parceria com o Laboratório Central Gonçalo Moniz (Lacen-BA) para realização do diagnóstico da doença.

Na área pedagógica a Universidade manteve atividades remotas com a participação de cerca de 95% dos discentes. Também foram realizados eventos online, possibilitando a participação da comunidade acadêmica e da comunidade externa em geral. A UESC está ranqueada pelas instituições nacionais e internacionais entre as melhores universidades do Brasil.

Na infraestrutura da Instituição se realizam a construção do edifício que vai abrigar o Complexo de Laboratórios de Ciências Exatas, (CLCE) já em fase de conclusão, a construção do prédio do NEPAB (Núcleo de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Bahia) e a conclusão das obras do Centro de Biotecnologia e Genética (CBG).

O reitor Alessandro Fernandes de Santana reafirma que “o seu compromisso e o do professor Mauricio Moreau, para com esta instituição, é buscar cada vez mais condições para que os nossos pesquisadores e pesquisadoras desenvolvam aqui suas pesquisas com qualidade, elevar o nível de excelência dos cursos de graduação, criar condições favoráveis para execução das atividades técnico-administrativas pelos servidores e aproximar cada vez mais a universidade da população regional.”

O reitor exalta ainda o esforço coletivo por parte das categorias docente, técnico-administrativa e discente, para o sucesso das ações desenvolvidas na Uesc, neste ano de 2021 completará 30 anos de existência enquanto Universidade. A Uesc é uma das instituições de maior prestígio no Estado da Bahia e vem contribuindo de forma efetiva parando desenvolvimento regional.

O contribuinte tem a opção de parcelar em até 10 vezes

Leia em: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus oferece desconto de 15% para os moradores que optarem pelo pagamento em cota única do IPTU de 2021. De acordo com o setor de Tributos, os boletos com o referido desconto podem ser emitidos pelo site até o dia 30 de março, através do link abaixo. Não é necessário informar os dígitos no campo que indica o número de inscrição do imóvel.

Caso opte pelo parcelamento do imposto, o contribuinte poderá fazê-lo em até 10 vezes, mas sem o desconto. A guia também pode ser retirada de forma presencial no setor de Tributos, localizado no Palácio Paranaguá, no Centro da cidade, a partir do meio-dia.

REFIS
O contribuinte pode aderir ao Programa de Refinanciamento de Dívidas (Refis) ou optar pela transação tributária para regularizar a situação das pendências dos impostos municipais. Basta comparecer ao setor de Tributos para negociar os débitos.

PARA EMISSÃO DE BOLETO: CLIQUE AQUI!

Nesta sexta-feira, dia 5, serão vacinados os profissionais de saúde das clínicas particulares que ainda não foram imunizados

Leia em: 2 minutos

Cerca de 150 idosos com mais de 90 anos foram imunizados contra a Covid-19 na manhã desta quinta-feira, dia 4, em Itabuna. A maioria expressou o sentimento de gratidão. Quase centenária, mas ainda muito lúcida e comunicativa, Dona Egídia Ferreira, 97 anos, não escondeu sua felicidade em receber a primeira dose da vacina.

“É uma alegria indescritível. Já vi muita coisa e agora estou presenciando este momento histórico. Estou muito feliz”, comentou. Muito emocionada, Dona Clemilda Cordier, 90 anos, disse que estava isolada dos familiares, mas que depois da segunda dose da vacina se sentirá mais tranquila para voltar ao convívio de todos.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou 980 doses da vacina para ser aplicada nesta quinta-feira nos idosos com mais de 90 anos. Foram quatro pontos de vacinação, pelo sistema drive-thru, ou seja as pessoas não descem dos carros: Praça do Rotary, no bairro Góes Calmon; Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Ses) no Centro; Praça Antoninho Queiroz, no bairro de Fátima; e em frente a Faculdade Santo Agostinho (Fasa), no Nova Itabuna.

“Estamos aguardando uma nova remessa de vacinas pela Secretaria de Saúde da Bahia. Assim que isso acontecer, daremos prosseguimento à imunização dos idosos com mais de 90 anos e dos profissionais de saúde”, informa a diretora da Rede de Frio, Camila Brito.

//

Leia em: 2 minutos

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN/BA), que é a terceira maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, realizou o sequenciamento de 48 genomas do SARS-CoV-2 (Covid-19), identificando a circulação de seis linhagens diferentes de coronavírus. Com o investimento superior a R$ 20 milhões nos últimos anos pelo Governo do Estado, a unidade agora se torna referência nacional para fazer o sequenciamento genético de amostras da Bahia e de outros cinco estados (Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte).

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “nenhuma delas refere-se aos tipos encontrados em Manaus, África do Sul ou Reino Unido, que são cepas mais contagiosas. As análises contemplam amostras dos cinco últimos meses e demonstram que a vigilância estadual está ativa, possibilitando avaliar a dispersão do vírus no estado e investigar novas linhagens. Os seis diferentes tipos de coronavírus encontrados são subtipos do SARS-CoV-2 e não detectamos um risco aumentado para estas linhagens”, afirma Vilas-Boas.

A diretora geral do Lacen-BA, Arabela Leal, destaca que as amostras foram baseadas na representatividade de todas as regiões geográficas do estado. “Os 48 genomas sequenciados são provenientes de 25 municípios da Bahia, sendo que todos os pacientes tinham sintomas clínicos característicos, como dificuldade de respirar, cansaço, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou pneumonia, bem como eram casos suspeitos de reinfecção e óbitos”, explica a diretora geral.

O secretário ressalta que novos sequenciamentos genéticos estão em curso. “Amanhã (5) teremos o resultado de 32 novas amostras, sendo 11 de pacientes que estiveram em Manaus”, destaca o titular da pasta da Saúde da Bahia.

TÉCNICA
As amostras são encaminhadas ao departamento de biologia molecular do Lacen-BA, onde todo o processo de sequenciamento genômico dura cerca de uma semana. Antes de passar pelo equipamento Ion GeneStudio S5 Plus, desenvolvido com tecnologia de sequenciamento NGS, de última geração, as amostras passam pelo processo de extração e são novamente testadas pelo método RT-PCR, para identificar se a preservação do vírus é satisfatória.

Uma vez validada a amostra, elas seguem para a máquina de sequenciamento. Nas últimas análises, os genomas sequenciados apresentaram cobertura superior a 95% do genoma total. Por solicitação do Ministério da Saúde, a Bahia realizará 300 sequenciamentos genéticos em quatro meses.

Tags: , ,

//

Estudante do curso de Ciências Biológicas, Lucas Palmeira também integra o grupo de pesquisadores do estudo

Leia em: 2 minutos

Por que as mutações do Covid-19 têm tido uma atenção maior? De que forma essas variações podem afetar a doença nas pessoas? Como a Uesb pode contribuir com esse cenário? Essas perguntas podem ser respondidas pela pesquisa que está sendo realizada na Uesb, pelo professor do Departamento de Ciências Biológicas, Bruno Andrade, no campus de Jequié.

Atualmente, uma das maiores preocupações da pandemia são as mutações do Covid-19. Conforme pontua o professor, as mutações, por si só, já são muito comuns em vírus, pois elas permitem que eles gerem novas cepas e continuem infectando novos hospedeiros, mesmo que esses já tenham gerado imunidade por uma cepa anterior. No caso do novo coronavírus (SARS-CoV-2), a grande preocupação tem sido a aceleração desse processo, pois ele contém um tipo de material genético mais frágil e susceptível a mutações.

Intitulado “Estudos in sílico e in vitro para busca de potenciais fármacos contra o SARS-CoV-2”, o trabalho vem sendo realizado no Laboratório de Bioinformática e Química Computacional, campus de Jequié. A proposta consiste em identificar essas variações significativas na proteína Spike do SARS-CoV-2 (Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2), ou seja, as variantes que possam ser usadas para o desenvolvimento de novas vacinas recombinantes para gerar imunidade.

De acordo com Andrade, estão sendo analisadas em torno de 180 mil genomas do coronavírus com o objetivo de identificar as mutações mais significativas e, com isso, propor um novo epítopo viral (partícula que gera a imunidade). “Com a geração de novas drogas que possam bloquear a atividade dessas proteínas, inclusive nas cepas mutantes, os indivíduos infectados podem ser impedidos de desenvolverem outras doenças para essas novas cepas”, explica.

IMPACTO SOCIAL
As variações da cepa podem interferir, significativamente, nos sintomas, permitindo manifestações mais brandas ou graves. “Assim como podem surgir mutantes menos infecciosos, com menor poder de virulência, podem surgir formas virais mais agressivas, causando tanto um maior poder de infeção e dispersão na população”, pontua o pesquisador. Por isso, conhecer as mutações e minimizar seus efeitos é urgente para evitar uma nova pandemia, caso “não tenhamos métodos efetivos de vacinação e tratamento”, complementa Andrade.

Estudante do curso de Ciências Biológicas na Uesb, Lucas Palmeira também integra o grupo de pesquisadores do estudo. Segundo o discente, “mutações no material genético dos vírus podem levar, por exemplo, a uma maior resistência à ação dos fármacos e, até mesmo, podem implicar no desenvolvimento de diferentes vacinas para diferentes variantes de um mesmo vírus”.

A pesquisa já identificou 91 mutantes para a proteína do Spike do vírus, distribuídos nos continentes africano, asiático, americano, europeu, além da Oceania. Em breve, pretende-se desenvolver uma molécula para ser utilizada em produtos de limpeza ou cosméticos, bem como a realização de testes com as proteínas para futuras vacinas.

Tags: , ,

A melancia estava "recheada" de cocaína, crack e maconha

Leia em: < 1 minuto

Policiais da Delegacia Territorial de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, flagraram ontem, quarta-feira (3), uma mulher, de 28 anos, que tentou entrar na unidade transportando cocaína, crack e maconha, além de um aparelho celular, dentro de uma melancia.

O titular da unidade, delegado Marcus Edmundo Pina, explica que a suspeita foi identificada com o material durante a revista. “Ela visitaria o companheiro, que está custodiado por ter cometido um homicídio”, pontuou o titular.

A mulher foi autuada em flagrante por tráfico de drogas. Ela foi encaminhada para a DT de Barra do Mendes, onde permanece à disposição da Justiça. “O resultado da apreensão será enviado à perícia”, informou o delegado, que vai encaminhar o material ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Várias irregularidades foram identificadas pelos conselheiros do TCM na gestão da ex-prefeita Katiana Oliveira

Leia em: 2 minutos

O Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas do exercício de 2019 da prefeitura de Arataca, que estava sob a gestão da ex-prefeita Katiana Pinto de Oliveira. Os conselheiros, durante sessão realizada por meio eletrônico, reprovaram as contas em função da extrapolação do limite máximo para despesa total com pessoal, em descumprimento ao previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal e pelo não pagamento de multas imputadas aos gestores. No caso de Arataca também houve a extrapolação do limite legal da Dívida Corrente Líquida.

Os gastos com pessoal alcançaram em 2019 R$ 21.033.199,51, o que equivale a 77,93% da receita corrente líquida do município, superando o percentual de 54% previsto na LRF. Por não ter reconduzido essas despesas aos limites legais, a ex-prefeita Katiana Pinto de Oliveira sofreu uma multa no valor de R$ 72 mil, que corresponde a 30% dos seus subsídios anuais.

O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, também destacou também, em seu voto, a extrapolação continuada do limite da dívida consolidada líquida, que representou 121,22% da RCL, ultrapassando o limite de 120% previsto na LRF. E, por esta razão, propôs representação ao Ministério Público Estadual contra a prefeita para a apuração de crime de responsabilidade. Katiana de Oliveira ainda foi multada em R$ 8 mil por erros e ilegalidades encontradas durante a análise técnica das contas.

Entre as irregularidades, contratação direta de consultoria sem comprovação da singularidade do objeto; irregularidades em processos licitatórios; reincidência na baixa cobrança da dívida ativa; e indisponibilidade financeira ao final do exercício para pagamento das obrigações de curto prazo.

O município apresentou uma receita arrecadada no montante de R$ 27.736.111,22, enquanto as despesas empenhadas corresponderam a R$ 30.425.291,80, revelando um déficit orçamentário da ordem de R$ 2.689.180,58. Os recursos deixados em caixa, ao final do exercício, não foram suficientes para cobrir as despesas inscritas como restos a pagar. Cabe recurso a decisão.

Notícias mais lidas

Outros assuntos