A matrícula é realizada on-line e foi prorrogado até amanhã, dia 8 de fevereiro

Leia em: < 1 minuto

Se você é estudante da Uesb e ainda não enviou a sua proposta de matrícula para o semestre 2020.1, fique de olho nas novas datas definidas pela Portaria 043/2021. Com a publicação, o período de envio da proposta de matrícula on-line foi prorrogado até amanhã, dia 8 de fevereiro e a etapa de confirmação acontecerá nos dias 13 e 14 de fevereiro.

A Portaria altera também o cronograma da etapa de ajuste de matrícula, que passa a ser de 13 a 24 de fevereiro. Todas as etapas são feitas de forma on-line, pelo Portal Sagres, seguindo as orientações do Edital 006/2021.

Em caso de dúvidas, ou para obter mais informações, entre em contato com a Secretaria Geral de Cursos pelo e-mail sgc@uesb.edu.br.

Leia em: < 1 minuto

A Câmara Municipal de Ilhéus, buscando esclarecer notícias tendenciosas e descompromissadas com a verdade, vem a público informar que a empresa CONTÁBIL – Contabilidade e Informações LTDA., que conta com cerca de 30 (trinta) anos de experiência na contabilidade pública, foi contratada pelo Legislativo Municipal, para prestar serviços técnicos especializados.

Os serviços contratados da citada empresa envolvem a prestação de um serviço de contabilidade diário, incluindo, ainda o fechamento anual das contas do Legislativo Municipal e o acompanhamento de toda a tramitação do processo de prestação de contas perante o Tribunal de Contas.

O valor do contrato está compatível com valores praticados por outras Câmaras Municipais do porte de Ilhéus, (Eunápolis – 169mil; Jequié – 162mil; Itapetinga – 180mil) e valores praticados por este mesmo Poder Legislativo em Gestões pretéritas (2017/2018 – R$ 208 mil; 2019 – R$ 178mil; 2020 – R$ 189mil).

Ressaltamos que, no caso do Legislativo Ilheense, as atividades da prestadora do serviço de contabilidade são majoradas em virtude de não possuirmos um Setor de Contabilidade permanente, formado por servidores concursados, como hoje já ocorre em muitas Câmaras do porte da nossa, a exemplo de Itabuna. Ainda nos cabe esclarecer, que a CONTÁBIL não responde a nenhuma ação criminal, tão pouco, prestou serviço à Câmara de Vereadores de Ilhéus durante as gestões do ex-presidentes Lukas Paiva e Tarcísio Paixão.

Em um lamentável momento da história em que vemos constantes fake news desvirtuarem os fatos e buscarem atacar as instituições, renovamos nosso compromisso com a verdade, a informação e principalmente com o povo de Ilhéus que se faz representar neste Poder Legislativo.

Condutas imprudentes no trânsito são responsáveis pela grande maioria dos acidentes graves registrados nas rodovias do país

Leia em: 2 minutos

Visando a prevenção de acidentes, os policiais, flagram veículos de carga transportando pessoas de forma irregular em seus bagageiros. Essa situação coloca em risco a vida dos transportados por não proporcionar condições mínimas de segurança.

Muitos desses flagrantes acontecem durante o período de safra, onde trabalhadores utilizam desse tipo de transporte com a finalidade de reduzir seus custos de deslocamento entre o local da colheita e o destino da carga, muitas vezes com o conhecimento dos proprietários dos veículos, apesar de saberem dos riscos que correm.

Em caso de uma frenagem brusca, uma mudança repentina de direção, ou mesmo a ocorrência de um acidente, essas pessoas poderão ser arremessadas para fora do veículo o que pode ser fatal.

Transportar passageiros em compartimento de carga é uma infração gravíssima, prevista no Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 230 II, sob responsabilidade do proprietário do veículo, com a perda de 7 pontos na CNH.

O transporte de pessoas deve ser feito de maneira adequada, dentro da cabine de um caminhão ou carro, utilizando corretamente os dispositivos de retenção como o cinto de segurança, ou cadeirinha para crianças de maneira apropriada. Assim, todos estarão devidamente protegidos.

A Polícia Rodoviária Federal alerta aos motoristas a obedecer às normas de trânsito, a contribuir para um trânsito mais seguro. A redução da violência nas rodovias federais depende da participação de todos.

Para informações, denúncias, comunicação de crimes e acidentes a PRF dispõe do número de emergência 191. A ligação é gratuita e atende 24 horas em qualquer parte do País.

“Água é uma necessidade. A gente precisa da água para molhar os nossos alimentos, para sobreviver. Estamos muito felizes”, destacou a agricultora Maria da Conceição

Leia em: < 1 minuto

A instalação de cisternas de captação de água da chuva melhorou a alimentação familiar e ampliou a renda de agricultores e agricultoras familiares do Assentamento Loreta Valadares, em Ibicaraí.

A ação, executada pelo projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, beneficiou diretamente 20 famílias. Cada uma recebeu uma cisterna de produção com capacidade para 15 mil litros de água, somando um investimento de R$ 218,9 mil.

Com o acesso à água, melhorou a produção de alimentos, uma vez que os produtores que usam essa água para irrigação doméstica podem comercializar seus produtos, melhorando as condições de renda, segurança alimentar e nutricional.

O agricultor Ademar Santos conta que antes a comunidade tinha muita dificuldade com água. “Com essas caixas, agora meu tanque está cheio. É um projeto essencial para todos, com certeza mudou nossa vida”, afirma.

O motorista e todo material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária para os procedimentos cabíveis

Leia em: < 1 minuto

Policiais Rodoviários Federais apreenderam uma arma de fogo e 149 munições, em Seabra, durante fiscalização de combate a criminalidade.

No KM-408 da BR-242, os policiais pararam um veículo VW/Gol 1.0, com placas de Juazeiro do Norte (CE). Durante a entrevista, o motorista de 37 anos que é de origem estrangeira, apresentou um nervosismo incomum e contradições nas respostas.

Foi realizada a revista pessoal e uma vistoria no interior do carro, quando foi encontrada dentro do porta-malas, uma pistola UMAREX 1911, de calibre .9mm, acompanhada de duas caixas “recheadas” com munições do mesmo calibre.

Conforme normativa do Exército, o material bélico consta na lista de produtos controlados e necessita de autorização especial para porte ou posse.

O colombiano disse residir no Ceará e disse ter adquirido o armamento e as munições em um shopping no Paraguai.

Decisões também impedem suspensão de pagamento de salários e licenças // Foto: Reuters

Leia em: < 1 minuto

A Justiça do Trabalho proibiu a Ford do Brasil de promover demissões coletivas em suas fábricas em Camaçari, na Bahia, e Taubaté, em São Paulo, enquanto não houver negociação com os respectivos sindicatos. As liminares (decisões provisórias) foram concedidas entre a noite de ontem (5) e a manhã de hoje (6). A empresa pode recorrer.

Ambas as decisões impedem a Ford de suspender o pagamento de salários e licenças remuneradas enquanto os contratos de trabalho estiverem em vigor, bem como de fazer propostas de forma individual aos trabalhadores. As liminares foram concedidas a pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT), que abriu inquéritos para avaliar os danos sociais do fechamento das fábricas da marca no país.

Em Camaçari, o juiz substituto Leonardo de Moura Landulfo Jorge, da 3ª Vara do Trabalho, estipulou multa de R$ 50 mil por trabalhador atingido caso a empresa promova dispensa coletiva. No caso de Taubaté, a juíza Andréia de Oliveira, da 2ª Vara do Trabalho, proibiu a Ford de alienar todos os bens e maquinários localizados no município, sob pena de multa diária de R$ 100 mil por bem removido.

Ambas as decisões ainda ordenaram a Ford a fornecer aos respectivos sindicatos informações sobre a rescisão de contratos com fornecedores, parceiros e terceirizados. A Agência Brasil tenta contato com a empresa para que comente as liminares.

A Ford anunciou em janeiro o fechamento de todas as suas fábricas no Brasil, após mais de 100 anos montando veículos no país. Em nota à época do anúncio, a empresa citou, entre outros fatores, os impactos provocados pela pandemia de covid-19, que “amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”, segundo a montadora. Da Agência Brasil

Além do governador Rui Costa, Fábio Vilas-Boas, Jerônimo Rodrigues, Eures Ribeiro, Bruno Reis, Léo Prates e Marcelo Oliveira e prefeitos do interior também participaram virtualmente

Leia em: < 1 minuto

A volta às aulas presenciais na Bahia foram discutidos entre o governador Rui Costa e demais autoridades municipais e estaduais por videoconferência com membros da União dos Municípios da Bahia (UPB).

O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende shows e aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (6) e vale até o dia 14 de fevereiro de 2021.

“Ainda estamos vivendo um crescimento que começou no mês de novembro, e o retorno das atividades escolares deve levar em conta as taxas de ocupação de leitos e de mortalidade pela covid-19. A Secretaria de Educação do Estado, em conjunto com a UPB e as secretarias municipais de educação, irá criar um protocolo único de educação e saúde para o retorno às aulas. Solicitei um levantamento dos profissionais da educação acima de 55 anos em todo o Estado, que fazem parte do grupo de maior vulnerabilidade, para que, possivelmente, possam ser incluídos num próximo lote de uma das vacinas que estão sendo aplicadas na Bahia”, afirmou Rui.

O governador acrescentou que “o Estado prevê que quando as aulas forem retomadas, dividiremos as turmas em 50%. O retorno se dará, inicialmente, em um modelo híbrido e com aulas em dias alternados. No dia em que o jovem ou a criança não estiver na escola, ele teria material pedagógico digital e impresso para utilizar em casa”.

Rui ainda disse que irá convidar representantes do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública e do Tribunal de Justiça da Bahia para uma reunião. “Vamos apresentar nossos protocolos, juntamente com a UPB, para que possamos unificar as frentes e criar uma linha de trabalho em prol da educação e priorizando a saúde das pessoas”, concluiu.

A ação foi realizada pela Vigilância Sanitária da secretaria de Saúde, Guarda Civil Municipal e fiscais de posturas da Secretaria de Mobilidade e Ordem Pública, fiscais ambientais da secretaria de Meio Ambiente e o apoio da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental

Leia em: < 1 minuto

Dois estabelecimentos comerciais de bares e restaurantes na Passarela do Álcool, em Ilhéus, e seis pessoas foram presas por desrespeito aos protocolos de medidas preventivas no enfrentamento à Covid-19.

No local, muitas pessoas sem máscaras de proteção, ausência de distanciamento social e muitas aglomerações. Os fiscais realizaram ações educativas junto aos munícipes, em sua maioria jovens, com a conscientização para que as medidas preventivas sejam respeitadas. Com a atuação, a grande aglomeração na passarela, foi desfeita.

“A pandemia não acabou. Ainda estamos num estágio muito inicial da vacinação e se a população não contribuir, Ilhéus pode ter um descontrole no número de infectados, podendo haver a falta de leitos. E isso nós não queremos que aconteça. Precisamos ter consciência para enfrentarmos essa doença com sabedoria e, muito em breve, podermos voltar ao normal”, alertou o secretário de Meio Ambiente, Mozart Aragão.

//

"O papel social do Estado é garantir serviços públicos essenciais à população e não pode ser secundarizado”, disse o deputado Hilton Coelho (PSOL)

Leia em: < 1 minuto

Na reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o governador Rui Costa (PT) reafirmou seu compromisso com a privatização da água na Bahia.

Para o deputado Hilton Coelho, “a proposta de abertura de capital da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) atenta contra os interesses da maioria da população, e a justificativa para privatização não corresponde à verdade”, afirma o deputado Hilton Coelho (PSOL).

E diz que não é a primeira iniciativa contra os interesses da população e em defesa da privatização. “Rui Costa, em 2016, criou a Bahiainvest, empresa de economia mista com finalidade de articulação com empresas privadas, que previa subtrair 25% das ações da Embasa para composição acionária da nova subsidiária do Estado. A resistência da sociedade, em especial dos trabalhadores da Embasa, barrou a ação nefasta do governo estadual”, lembra.

E finalizou parabenizando a postura e ação do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA), que imediatamente se colocaram contra a proposta governamental. “A proposta do governador Rui Costa em cogitar qualquer tipo de mercantilização da água é condenada pela história. O papel social do Estado é garantir serviços públicos essenciais à população e não pode ser secundarizado”, conclui Hilton Coelho.

Presidente Jerbson Moraes (PSD) recebeu lideranças em seu gabinete

Leia em: < 1 minuto

Na sessão da próxima terça-feira (9), o Projeto de Lei que cuida do Plano de Cargos e Salários dos Agentes de Trânsito de Ilhéus, que no início do ano sofreu veto parcial do Poder Executivo, vai ser distribuído, pela competência, para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara, que vai apreciar os vetos.

A promessa foi do presidente Jerbson Moraes (PSD), que recebeu em seu gabinete lideranças do Sindicato dos Agentes de Trânsito, Controladores de Tráfego, Agentes de Transporte, Auxiliares, Pessoal de Apoio, Fiscais e Agentes de Zona Azul, do Serviço Público e Terceirizados (Sindatran).

VETO
De acordo com o presidente do sindicato, Valério Bomfim, o PL já foi votado e aprovado, com emendas, pela Câmara passada e encaminhado ao prefeito Mário Alexandre, em dezembro, para ser sancionado. No entanto, no dia 13 de janeiro, o Executivo protocolou a mensagem de veto às emendas, que agora serão reanalisadas pela nova legislatura.

Além de Valério Bomfim e do advogado Jackson Cupertino, estiveram na audiência os sindicalistas Fábio Ricardo, Danilo Cruz e Jailton de Almeida. Também os agentes de Trânsito Fábrio Abreu, Paulo Geovani e Gilson Pedra.

Notícias mais lidas

Outros assuntos