//

CONFUSÃO❗ Emasa não paga conta da Coelba e tem fornecimento de energia interrompido, mas consegue liminar favorável na Justiça

Emasa ficou 90 dias sem pagar as contas da Coelba

Leia em: < 1 minuto

Depois que a Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento) ficou em débito com a Neoenergia Coelba por 90 dias, o serviço de fornecimento de energia foi interrompido na Estação de Tratamento de Água do Bairro Nova Ferradas. A empresa municipal, prontamente, acionou a Justiça e conseguiu uma liminar favorável que determina que a Coelba restabeleça o fornecimento em, no máximo, 24 horas.

Em nota, a Emasa reconheceu o débito com a Coelba e disse que a situação não foi resolvida completamente ainda porque a Neoenergia se nega a negociar nos mesmos parâmetros que contratos anteriores. Ainda segundo a Emasa, o fornecimento de água na cidade não será afetado porque a ETA está operando com o auxílio de geradores para não prejudicar a população.

A Emasa declarou, também, que existe uma discussão sobre a possível redução do custo de energia no horário de maior consumo já que a empresa municipal vem sendo afetada pelas constantes interrupções no fornecimento de energia.

Na decisão favorável à Emasa, o juiz afirmou que “o fornecimento de energia é um serviço essencial à vida digna”, principalmente quando o fornecimento de água é afetado diretamente por esse serviço. O juiz proibiu a Neoenergia Coelba de suspender o fornecimento até a constituição dos débitos, sob pena de multa diária de R$ 20 mil, limitada a R$ 400 mil.

Notícias mais lidas

Outros assuntos