EXCLUSIVO❗Ex-vice-prefeito Enderson Guinho entra no páreo de 2026 como pré-candidato a deputado estadual com aval de ACM Neto e Bruno Reis

O movimento sinaliza uma reorganização do União Brasil no sul da Bahia e reposiciona Guinho no cenário estadual

Leia em: < 1 minuto

O ex-vice-prefeito de Itabuna e presidente municipal do União Brasil, Enderson Guinho, vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em 2026. A pré-candidatura nasce respaldada por dois pesos-pesados do partido: ACM Neto (UB), pré-candidato ao governo do Estado, e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), ampliando o raio de articulação política de Guinho.

O movimento sinaliza uma reorganização do União Brasil no sul da Bahia e reposiciona Guinho no cenário estadual, ligado à juventude e com padrinhos políticos de peso para a disputa de 2026.

Convém destacar que Guinho tem compromisso com o deputado federal Arthur Maia (UB), mas há uma grande possibilidade de uma articulação de Neto indicar a dobradinha em Itabuna com o ex-prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann (UB), que, atualmente, é secretário da Casa Civil de Ilhéus e muito ligado ao prefeito Valderico Júnior (UB).

Com um histórico eleitoral consistente, Guinho aposta na juventude de Itabuna e no eleitorado urbano como base estratégica. Foi eleito vereador em 2016, tornou-se o terceiro mais votado para deputado estadual no município em 2018, com 12.780 votos, venceu a eleição para vice-prefeito em 2020 e, em 2022, obteve 15.780 votos para deputado federal, sendo o mais votado em Itabuna. Em 2024, ficou como segundo suplente de vereador.

Notícias mais lidas

Outros assuntos