//

Conab prevê safra de grãos da Bahia acima das expectativas iniciais de produção e produtividade

Leia em: < 1 minuto

A mais recente estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) traz boas notícias para a agricultura baiana: a safra de grãos no estado deve alcançar 13,4 milhões de toneladas em 2025, alta de 7,9% em relação ao ciclo anterior.

O avanço é puxado principalmente pela soja, cuja produção prevista subiu de 7,4 para 8,7 milhões de toneladas — um salto de 16,5%. A produtividade média também cresceu: de 63 para 68 sacas por hectare. O cenário favorável é atribuído ao aumento de 223 mil hectares na área plantada e às condições climáticas até agora positivas.

A Bahia segue como a maior produtora de grãos do Nordeste. Além da soja, o algodão também teve desempenho expressivo, com aumento de 17,9% na área plantada e 15,8% na produção. O sorgo cresceu 8,7%, enquanto o milho primeira safra está em colheita, com rendimento variado. A segunda safra está em fase inicial de desenvolvimento.

De bermuda e descalço, ACM Neto recebe aliados na fazenda para conversa sobre 2026

Leia em: < 1 minuto

ACM Neto recebeu, descalço, de bermuda e camiseta, um grupo de aliados políticos na sua fazenda na Bahia, no último sábado de Páscoa. Entre os presentes, o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino (PSDB), o deputado estadual Alan Sanches (UB) e o pré-candidato deputado estadual Ditinho Lemos, além do vereador Sinho Lemos (Podemos) e Rogério Gel.

O encontro foi descrito por Genival nas redes como momento de “diálogo e fortalecimento de parcerias”. Na região do Recôncavo, ACM Neto segue bem posicionado para 2026. A conferir.

Notícias mais lidas

Outros assuntos