Moreira foi filiado ao PSD, mas escolheu o PDT para concorrer ao pleito

Leia em: < 1 minuto

O empresário Rafael Moreira se filiou ao PDT e vai concorrer ao cargo de vereador em Itabuna nas eleições de outubro. Experiente na política com participação ativa nas campanhas de antigos prefeitos da cidade, Moreira lança a pré-candidatura porque “quer ajudar na área pública”.

Desde o ano passado, o empresário já vinha costurando apoios de lideranças e da sociedade em geral. Bastante conhecido na cidade, acredita que pode fazer a diferença caso consiga ocupar uma cadeira no Legislativo.

“Itabuna é minha paixão. Eu moro aqui porque gosto do povo e da cidade. Quero que Itabuna prospere e cresça ainda mais! Tomara que a população tenha os anseios atendidos e que tudo melhore realmente”, declarou o jovem político.

Pastor Elias alega que prefeito Augusto Castro propôs "esvaziar" o Agir e transferir candidatos para o Podemos

Leia em: 3 minutos

O pastor Elias Fernandes, presidente do partido Agir em Itabuna, desistiu de ocupar a superintendência da Arsepi (Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos de Itabuna) após um desentendimento com o prefeito Augusto Castro (PSD). O cargo estava vago após a exoneração de Humberto Mattos (PSD) para concorrer à prefeitura de Itapé.

Anteriormente, o pastor Elias havia anunciado a pré-candidatura a prefeito, no entanto, firmou uma parceria com o poder público municipal para apoiar a tentativa de reeleição de Augusto. A condição era que ambos se ajudassem nas eleições municipais, mas, segundo o pastor, essa caminhada durou muito pouco por causa de uma proposta feita pelo gestor no último final de semana.

Este Pauta Blog conversou com o pastor Elias na tarde de hoje (8.abril) e ele confessou que pediu para que a nomeação fosse suspensa: 📌 “Eu pedi o meu afastamento do cargo na ARSEPI sem nem assumir, na verdade. Era pra assumir hoje, mas, no sábado, eu pedi a revogação do decreto da nomeação. Eu retomei a minha pré-candidatura [a prefeito]. Não fui para outro lado porque eu entendo que a inteligência emocional me garante que eu não devo, em momento de chateação, tomar qualquer posição. Eu me calei e estou analisando para tomar outra decisão futuramente”.

Questionado por este Pauta Blog sobre o motivo de ter desistido de compor a base do prefeito, o pastor Elias desabafou: 📌 “O prefeito Augusto me propôs que eu passasse os candidatos do Agir para o Major Fábio [Podemos]. Isso quer dizer implodir o Agir! Eu disse que isso não seria possível porque eu venho fazendo dois candidatos e não iria fazer isso com o meu partido. Ele me propôs algumas vantagens para que isso acontecesse e eu disse a ele que isso não seria possível porque eu não sou uma mercadoria e tenho dignidade. Não faria isso por nenhuma vantagem!”.

Em tom de decepção, o pastor admitiu que pretende continuar trabalhando para obter sucesso nas eleições de outubro, independentemente de estar na base municipal: 📌 “Eles esvaziaram o meu partido. Eu confiei e eles fizeram isso! Agora, estamos com 12 candidatos homens e quatro mulheres. Vamos trabalhar nesses seis meses trabalhando o marketing político, pessoal e partidário para trabalhar a motivação deles para que a gente possa fazer, pelo menos, um vereador, mas a intenção deles foi acabar comigo”.

O pastor Elias criticou, também, o posicionamento do Podemos de Itabuna, que, segundo ele, foi o grande responsável por toda a situação: 📌 “Ele [Augusto] fez uma proposta que eu nunca fiz a ninguém de tentar prejudicar um partido para beneficiar outro. A questão do Podemos é que tem verba para campanha e horário político, mas eu não tenho culpa da incompetência do Podemos. O Agir não pode pagar um preço que está pagando porque o Podemos não teve a capacidade de formar um grupo”.

A OUTRA PARTE
Nós tentamos falar com o prefeito Augusto Castro para que ele se pronunciasse sobre as declarações do pastor Elias Fernandes, mas, até o fechamento dessa edição, não recebemos nenhum retorno.

Prefeito e secretários se reuniram com representante do governo estadual em Salvador

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Arataca, Ferlú Mansur (PSD), esteve em Salvador para se reunir com um representante do governo estadual e solicitar a requalificação da rede de energia do município. Ao lado do gestor, estavam o secretário de Governo, Renato Freitas, o secretário de Obras e Transportes, Hyan Victor, o secretário de Administração, Vítor Mansur, e o diretor municipal de Energia, Gilson Amado.

Entre as reivindicações, estão a extensão da rede para as casas populares e a sede da Polícia Militar, além da realocação de postes na estrada que liga a BR-101 ao distrito de Anurí e a iluminação pública no trecho que liga Arataca a BR-101.

“Tenho certeza de que, em breve, a gente vai ter uma resposta positiva do governo para mais uma melhoria na cidade de Arataca. Nossa parceria não é de hoje e quem ganha, como sempre, é a população”, declarou o prefeito Ferlú Mansur.

//

Inscrições seguem até o dia 8 de maio

Leia em: < 1 minuto

Nesta segunda (8.abril), a secretaria estadual de Educação abriu as inscrições para o Programa Mais Futuro. A iniciativa beneficia, com auxílio-permanência, os estudantes em condições de vulnerabilidade e regularmente matriculados em cursos de graduação presencial que não tenham concluído qualquer outro curso de nível superior nas quatro universidades públicas estaduais (Uefs, Uneb, Uesc e Uesb).

O Mais Futuro concede três tipos de auxílio-permanência: São R$ 300 para o Perfil Básico, direcionado a estudantes que moram nos mesmos locais onde estudam, e R$ 600 voltados ao Perfil Moradia, para aqueles que moram a uma distância superior a 100 km da universidade onde fazem a graduação. Há, ainda o Perfil Complementar, que contempla estudantes beneficiários de auxílio estabelecido por atos normativos de instituições estaduais de Ensino Superior ou de entes federativos diversos que atendam aos critérios estabelecidos pelos perfis Básico ou Moradia.

O crédito do programa ocorrerá durante oito meses do ano para o estudante beneficiário do Perfil Básico e durante 12 meses do ano para o beneficiário enquadrado no Perfil Moradia. Para se inscrever, basta acessar ou www.educacao.ba.gov.br.

📷 Foto de Claudionor Jr

Melo vai ser pré-candidato pelo Solidariedade

Leia em: < 1 minuto

O advogado Eric Melo anunciou a pré-candidatura a vereador de Itabuna pelo Solidariedade nas eleições de outubro. Melo foi convidado a se filiar ao partido pelo deputado estadual Pancadinha (SD), que é pré-candidato a prefeito.

//

Proibição passa a valer no dia 30 de abril

Leia em: < 1 minuto

A partir do próximo dia 30, estará proibida a venda do álcool 70% na forma líquida. A proibição foi feita pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), portanto, os estabelecimentos têm até o dia 29 para esgotar os estoques.

A comercialização do álcool 70% em outras formas, como em gel, continua sendo permitida. A Anvisa havia liberado a utilização do álcool líquido durante a pandemia da Covid-19, mas o produto é altamente inflamável e perigoso.

Suspeito foi condenado por tentativa de feminicídio em 2021, mas respondia pelo crime em liberdade

Leia em: < 1 minuto

Na madrugada de ontem (7.abril), uma mulher de 35 anos foi morta a facadas pelo ex-companheiro no município de Iuiu, no sudoeste baiano. Eliete dos Santos Silva ainda chegou a ser socorrida pelo Samu, mas morreu no local.

De acordo com a Polícia Civil, o principal suspeito de cometer o crime é Adão Lima da Silva, que fugiu a bordo de uma motocicleta logo após golpear a vítima. Até o momento, ele não foi localizado.

Ainda segundo a polícia, o suspeito já havia tentado tirar a vida de Eliete em 2019, quando foi preso e alegou que teria sido traído pela vítima. Em 2021, ele foi condenado a mais de nove anos de prisão pelo crime, mas, em março deste ano, passou a responder em liberdade.

Notícias mais lidas

Outros assuntos