Talvez a população itabunense não faça ideia de que o vereador Dando Leone (PDT) está recebendo os salários, normalmente, mesmo depois de ter sido afastado das funções. O afastamento aconteceu em 20 de junho após a deflagração de uma operação do Ministério Público pelo suposto cometimento de crime de “rachadinha” no gabinete do edil.
Enquanto as investigações seguem, Dando cumpre o afastamento de 180 dias, não trabalha nem presta serviços à população que o elegeu, mas “passa bem” e recebe o salário todo santo mês. A questão é que a própria Justiça determinou a manutenção dos pagamentos porque não se pode antecipar punição sem a decisão definitiva.
Informações obtidas junto ao Portal da Transparência constatam que, nos meses de julho e agosto – quando não trabalhou sequer um dia -, o vereador recebeu R$ 14.441,92 em cada mês. Isto é, sem trabalhar! Enquanto isso, o trabalhador que sai de casa, todos os dias, pra garantir o pão de cada dia, precisa se contentar apenas com um salário mínimo.
Nós, do Pauta Blog, solicitamos informações sobre essa situação à Câmara de Vereadores de Itabuna e estamos aguardando a resposta.
ATUALIZAÇÃO ÀS 16H45MIN DE 13 DE SETEMBRO DE 2023
A Câmara de Vereadores de Itabuna respondeu ao nosso questionamento e reiterou que a decisão judicial não excluiu o direito do vereador Dando Leone continuar recebendo os salários referentes ao cargo para o qual foi eleito mesmo durante o período de afastamento determinado.