//

Valentin tem 4 anos e precisa realizar cirurgia para descompressão da medula

Leia em: < 1 minuto

Em 2019, o pequeno Valentin, que tinha apenas 2 anos e 9 meses, foi diagnosticado com um câncer, até então, inédito no Brasil. O sarcoma de fusão genética BCOR cresceu na coluna da criança e tomou conta do mediastino, amassando o pulmão e desviando o coração e a traqueia para o lado direito do corpo.

Desde então, a luta da família para que Valentin vença a luta contra a doença tem sido muito grande. Inicialmente, ele passou por exames e procedimentos em hospitais na Bahia e, logo depois do agravamento do quadro, foi para São Paulo.

Hoje, com 4 anos e após meses de quimioterapia e várias cirurgias, o pequeno está sofrendo com outro problema: a compressão medular com cifose e listese das vértebras, que é quando a vértebra escorrega sobre a outra. Agora, mais do que nunca, ele precisa realizar uma cirurgia extremamente complexa para impedir que perca os movimentos dos membros inferiores.

O ‘valente Valentin’ precisa de muita ajuda para realizar a intervenção cirúrgica o quanto antes! O problema é que a família não tem condições financeiras de arcar com os custos da cirurgia e do pós-operatório, que ultrapassam a cifra de R$ 500 mil.

Para quem puder ajudar com qualquer quantia, acesse o link e faça a doação.

CLIQUE AQUI PARA SEGUI-LO NO INSTAGRAM.

No período compreendido entre 1º e 30 de novembro foram ministradas 22.967 doses

Leia em: < 1 minuto

O balanço parcial da vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus aponta que 112.640 pessoas já receberam as duas doses do imunizante até o momento, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. O número representa 72,39% da população elegível para a vacinação.

De acordo com a pasta, no período compreendido entre 1º e 30 de novembro foram ministradas 22.967 unidades da vacina, das quais 3.648 correspondem ao primeiro ciclo (D1) e 13.615 referem-se ao segundo ciclo (D2), além da aplicação de 5.704 doses de reforço (terceira dose).

A estratégia mais recente contempla a aplicação da primeira dose para o público com idade igual ou superior a 18 anos e adolescentes de 12 a 17 anos, bem como dose de reforço para pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose há mais de cinco meses.

A Secretaria reitera que mesmo com o avanço da vacinação é essencial manter as medidas de prevenção, com uso de máscara de proteção e higienização das mãos. Os dados também são divulgados no painel de acompanhamento da cobertura vacinal Covid-19 da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

Vereador Pancadinha (PMN) e o Professor Gué

Leia em: < 1 minuto

Em votação única e com quórum qualificado na última 4ª feira (1°.dezembro), o Legislativo de Itabuna aprovou o projeto de resolução que institui a Ordem do Mérito Esportivo Professor Gué. A honraria, proposta por Pancadinha (PMN), é uma homenagem póstuma ao jogador de futebol Alex Pereira Costa. Matéria retirada de pauta anteriormente para ajustes do autor, a honraria passou de Comenda para Ordem do Mérito.

“Estamos preservando o legado deste grande vencedor itabunense que dedicou a vida para fortalecer nosso esporte. O Professor Gué continuará vivo como referência esportiva, moral e ética para inúmeras gerações”, ressaltou Pancadinha. A Ordem Professor Gué será concedida anualmente, em sessão solene, a dois altelas que se destacarem nos cenários desportivos local, estadual, nacional e internacional.

Alex Pereira Costa, o Professor Gué, teve pasagens por clubes como Itabuna e Bahia (na categoria de base) e depois trabalhou como treinador. Na área social, Gué foi um dos maiores incentivadores da escolinha de futebol da Vila Olímpica, formando quase 100 crianças. O atleta itabunense faleceu em junho passado com 46 anos de idade em decorrência de complicações da Covid-19, deixando viúva, dois filhos e um neto.

Em clima de Natal, Augusto Castro anuncia presentes para a população da cidade

Leia em: < 1 minuto

O prefeito anunciou também, que na próxima 2ª feira (6.dezembro), será inaugurada a rotatória Tancredo Neves que dá acesso ao São Caetano, que terá árvore de Natal com 12 metros de altura, dentro do projeto Natal de Luzes e Sonho – Itabuna. Ele informou ainda que, no mesmo dia vai assinar ordem de serviço para as obras de pavimentação do prolongamento da Avenida Manoel Chaves, que vai ligar o Bairro São Caetano até as avenidas Pedro Jorge Roberto Santos.

“Vamos criar condições de segurança para os moradores do Pedro Jerônimo, Daniel Gomes, São Pedro, Maria Pinheiro, Zizo e do Fonseca e ainda do condomínio Aurora. Nossa meta é cuidar das pessoas, facilitar a mobilidade em segurança”, disse. O prefeito falou de seu projeto para requalificar mais praças públicas, sendo uma delas, a de Nova Ferradas, próxima à Rua Epitácio Pessoa.

No próximo ano, as melhorias serão realizadas na Praça Alvorada, no Bairro Sarinha Alcântara, em toda sua infraestrutura e iluminação. “Depois do Natal vamos dialogar com os moradores do Santo Antônio para anunciar a reforma da Praça Alice Monteiro. O mesmo vamos fazer em relação às praças dos bairros de Fátima e Califórnia”, garantiu.

//

Leia em: 2 minutos

O jovem Marcolino Vinícius Vieira, de 27 anos, representa Ilhéus no Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra da Bahia. A posse aconteceu dia 24 de novembro, em Salvador, como parte da programação da Semana da Igualdade Racial Mestre Moa do Katendê.

O mandato é de 2021 a 2024 e ele exulta a representatividade sul-baiana nesse órgão de controle social. “Sou o primeiro jovem negro de periferia da história de ilhéus [nesse posto], um indicativo da credibilidade que a organização jovem da cidade tem alcançado a nível estadual”, diz ele, que recebeu 50% dos votos válidos e tomou posse na semana anterior.

Mas disse ter consciência de que o trabalho a fazer envolve demandas de todo o estado. “Quando tiver alguma necessidade de jovens negros em qualquer dos 27 territórios de identidade da Bahia e dos 417 municípios, [também] cabe a mim fazer o processo de escuta e encaminhamento da política pública quando necessário for. Vamos criar um grupo de trabalho demarço em diante visando essa melhoria”, adiantou.

A chegada dele ao cargo é legitimada pelo Decreto nº 20.299/2021 da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia. Anterior à posse, a nomeação foi assinada pelo governador Rui Costa no dia 06 de outubro, com a devida publicação no Diário Oficial no dia seguinte.Marcolino Vinicius Vieira é “poeta de busu” e vagão de metrô em Salvador, bacharelando em Produção Cultural, Graduando em Gestão Pública e Social, líder do movimento jovem reúne Ilhéus, fundado em 2013. Além disso, é porta voz junto a outros jovens do Coletivo de Juventude Negra de Ilhéus. Sempre promovendo atividades, o grupo fortalece o ideal antirracista -necessário para pessoas de todas raças, cores e aparências Brasil e mundo afora. Do Diário Bahia.

Leia em: 2 minutos

A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Patronal Rural de Ibicaraí, promoveu de segunda a 4ª feira, na região rural do Jacarandá, um curso de plantio, manejo e controle de pragas do maracujá para os moradores daquela comunidade.

O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo do Senar, Endson Santana, que durante três dias realizou trabalho teórico e de campo. As aulas teóricas aconteceram na Associação das Mulheres do Jacarandá, que tem como presidente a moradora Franciele, e a aula prática aconteceu no Assentamento Vila Isabel, no lote de Kleber, onde os participantes viram de perto todo o processo de plantio e manejo da fruta.

Participaram do curso, além do engenheiro Agrônomo do Senar, Dr. Endson Santana, o secretário municipal de Agricultura Fredson Santos, o diretor de Agricultura do município, Erick Alves, o diretor de Desenvolvimento, Fábio Valentim, os estagiários da secretaria de Agricultura, Manoel e Tarcísio, o presidente do Sindicato Patronal Rural, Sócrates Esteves e os moradores da região rural do Jacarandá.

“Temos buscado alternativas para qualificar o homem do campo em nossa cidade. A prefeita Monalisa Tavares acredita na força do campo e tem me pedido muita atenção com o meio rural. Trazer essas políticas públicas para essas comunidades é gratificante. O plantio de maracujá é uma realidade nos assentamentos e estamos levando para a região do Jacarandá. O primeiro passo foi esse curso e a etapa seguinte é inserir essa nova cultura nessa localidade e oferecer assistência técnica para que o cultivo do maracujá vire uma realidade também nessa região”, disse o secretário Fred.

Notícias mais lidas

Outros assuntos