Entre os dias 9 e 11 de setembro, a Polícia Federal apreendeu quase 40 quilos de drogas no aeroporto internacional de São Paulo. O material estava com passageiros que embarcariam para a África, Europa, Índia e Rio de Janeiro.
Na primeira ocorrência, os policiais conseguiram encontrar nove quilos de cocaína que estavam escondidos dentro de produtos e utensílios. Segundo a PF, os entorpecentes estavam com uma mulher da Namíbia que pretendia seguir para a Angola e só foi possível encontrar o material com o auxílio de cães farejadores.
Em outra ocorrência, os policiais localizaram um fundo falso na bagagem de um passageiro do Suriname que iria para a Índia e tentava levar dois quilos de cocaína. Outros dois homens de Bangladesh apresentaram uma Carta de Transbordo Marítimo falsa às autoridades migratórias e também foram detidos.
Um brasileiro que pretendia embarcar para Paris e outro que queria seguir para Portugal foram flagrados com doze quilos de cocaína escondidos em fundos falsos de bagagens.
Em outra ação, uma mulher da Ucrânia que viajava com destino a Paris foi presa com quinze quilos de maconha. Além disso, uma brasileira que pretendia ir para o Rio de Janeiro foi flagrada pelo controle migratório tentando embarcar com uma porção de maconha.
Em todos os casos, os detidos vão responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.