Evento gratuito e 100% online faz parte das comemorações ao Mês da Mulher e acontece dia 11 de março

Leia em: < 1 minuto

Como parte das comemorações ao Mês da Mulher, o Sebrae realiza uma palestra online sobre “Liderança feminina fazendo a diferença nos negócios” no dia 11 de março, às 9h30. O evento gratuito terá a participação de Alana Sales, que, abordará questões relacionadas ao empreendedorismo feminino e liderança. As inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.ly/imersaosebrae2021.

Alana Sales é empreendedora e mentora de liderança e impulsionamento feminino. As empreendedoras inscritas receberão ainda o e-book “Como fazer o controle financeiro da sua empresa”, que auxiliará no melhor controle das finanças do negócio através de ferramentas ágeis, seguindo uma metodologia descomplicada.

Pandemia interrompeu crescimento da participação das mulheres no empreendedorismo

Leia em: 3 minutos

Pesquisa realizada pelo Sebrae aponta que a pandemia interrompeu um ciclo de crescimento da participação das mulheres no empreendedorismo, registrado desde 2016, e revela que ainda são muitos os avanços necessários para se alcançar a paridade de gênero no mundo dos negócios. O estudo mostra que, na Bahia, 82% das mulheres empreendedoras ganham até um salário mínimo, sendo que 57% são chefes de domicílio.

O cenário de desigualdade é agravado quando se percebe que as mulheres acabam tendo maior dedicação às tarefas domésticas, como os cuidados com crianças e idosos, o que é um obstáculo a mais à atividade empreendedora nesse período.

O estudo do Sebrae aponta que, em 2020, havia cerca de 25,6 milhões de donos de negócio no Brasil. Desse universo, aproximadamente de 8,6 milhões eram mulheres (33,6%) e 17 milhões, homens (66,4%). Em 2019, a presença feminina correspondia a 34,5% do total de empreendedores (o que representou uma perda de 1,3 milhão de mulheres à frente de um negócio).

Hoje, na Bahia, a proporção de mulheres donas de negócios em relação aos homens é de 31%, segundo a pesquisa. O estado representa ainda 6% do total de empreendedoras do país, ao lado do Rio Grande do Sul e Paraná, e atrás do Rio de Janeiro (8%), Minas Gerais (9%) e São Paulo (23%).

Ainda de acordo com a pesquisa, 82% das mulheres empreendedoras da Bahia se autodeclaram negras, a mesma proporção que o estado do Acre e atrás apenas do Amazonas (83%). O estudo mostra também que apenas 16% das mulheres donas de negócios no estado têm ensino superior.

Para o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, a pesquisa aponta a necessidade de um olhar mais atento à situação das mulheres empreendedoras, que foram bastante impactadas pela pandemia. “Esse é um debate que pertence a todos nós, enquanto sociedade. É por isso que o Sebrae dedica uma atenção especial ao empreendedorismo feminino, pois sabe que, para muitas mulheres, ter o próprio negócio representa a conquista da independência financeira. No entanto, ainda precisamos avançar em muitos aspectos para alcançarmos, de fato, a igualdade de gênero no mundo dos negócios”.

OUTROS DADOS SOBRE EMPREENDEDORISMO FEMININO NA BAHIA
➖ 54% têm até 44 anos
➖ 8% são empregadoras e a maioria trabalha por conta própria.
➖ 85% tem de 1 a 5 empregados
➖ 35% trabalham mais de 40 horas no negócio
➖ 19% tem menos de 2 anos de atividade
➖ 23% contribuem à previdência
➖ 35% estão no setor de serviços, sendo que, desse total, 38% estão nos segmentos de alojamento e alimentação.
➖ 36% estão no setor de comércio, 15% na agropecuária e 14% na indústria

CENÁRIO NACIONAL
➖ Os homens estão mais endividados do que as mulheres: 38% deles têm dívidas/empréstimos, mas estão em dia, contra 34% delas. Já as mulheres são mais cautelosas em relação a contrair dívidas: 35% delas disseram que não possuem dívidas contra 30% dos homens.
➖ A maior parte dos homens tem empréstimos bancários (46%) em relação às mulheres (43%). As dívidas com impostos/taxas também foram citadas por 16% dos homens e 13% das mulheres.
➖ A maior parte das mulheres (51%) disse que não buscou empréstimo bancário para a sua empresa desde o começo da crise, enquanto 54% dos homens buscaram.

Neste mês de março, etapas de entrevistas acontece entre os dias 22 e 26

Leia em: < 1 minuto

Novas turmas do Empretec estão previstas para o mês de abril. A etapa de entrevistas será realizada entre os dias 22 e 26 de março. Já o seminário acontece de 12 a 17 de abril.

Os interessados podem se inscrever pelo site. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3320-4361 ou ainda pelo WhatsApp no telefone (71) 99632-7739.

Ainda neste mês de março, uma turma do Empretec já está formada para encontros entre os dias 15 e 20 de março.

Desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), e realizado exclusivamente no Brasil pelo Sebrae, o Empretec é promovido em cerca de 30 países e favorece aos participantes uma experiência desafiadora para quem quer identificar e desenvolver as 10 características de um empreendedor de sucesso. 

Unidades de Barreiras, Irecê e Jacobina estão fora do decreto e mantêm funcionamento normal.

Leia em: < 1 minuto

O atendimento presencial do Sebrae está suspenso a partir desta segunda-feira (22) por conta do decreto do Governo da Bahia, que determinou toque de recolher em 343 municípios para conter o avanço do novo coronavírus. Apenas as unidades de Barreiras, Irecê e Jacobina manterão o funcionamento normal, já que as cidades não foram incluídas no decreto.

A medida vale até sexta-feira (26), podendo ser prorrogada. Nesse período, o atendimento do Sebrae será realizado de forma remota, por meio do 0800 570 0800. Outras informações podem ser obtidas no www.ba.sebrae.com.br e também pelas redes sociais do Sebrae Bahia.

Programação do mês de fevereiro oferece mais de 150 vagas em capacitações

Leia em: 2 minutos

O Sebrae em Ilhéus disponibilizou a agenda de cursos e eventos para os municípios de Ilhéus e Itabuna, neste mês de fevereiro. São oferecidas mais de 150 vagas em capacitações gratuitas e pagas, nas áreas de inovação, mídias sociais, liderança, gestão, empreendedorismo, finanças e planejamento. Informações sobre inscrição ao final da matéria.

Para os empresários que desejam utilizar as redes sociais para alavancar os negócios será oferecida a oficina “Como Vender mais e melhor pelas redes sociais?”. O evento gratuito será oferecido exclusivamente para proprietários e funcionários de microempresas. As oficinas acontecerão nos dias 09/02, em Ilhéus, e no dia 11/02, em Itabuna, das 13h30 às 17h30, na sede do Sebrae em cada cidade.

Na programação, está ainda a Sexta da Oportunidade com o tema “Como Planejar o seu Negócio”, para apresentar os principais cuidados que o potencial empreendedor deve ter na hora de planejar o seu negócio, além de informações sobre o processo de formalização de MEI, apresentação de ferramentas de apoio ao planejamento como o Radar Sebrae e, também, como transformar uma ideia em modelo de negócio. As oficinas são gratuitas e acontecerão nos dias 5 e 19/02 em Ilhéus. Já em Itabuna, as oficinas ocorrerão nos dias 12 e 26/02, sempre das 13h30 às 17h30, na sede do Sebrae nas respectivas cidades.

Para encerrar a programação do mês, entre os dias 22 e 26/02 acontecerão os cursos “Como Atender Melhor seu Cliente”, em Ilhéus, e “Treinamento Gerencial Básico”, em Itabuna. O curso acontece das 19 às 22h, o investimento, por pessoa, é de R$100,00 e pode ser parcelado em até duas vezes, no cartão.

Todos os eventos seguem os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, com a exigência do uso de máscara, distanciamento entre os participantes e disponibilização de álcool em gel. Mais informações e inscrições podem ser feitas através dos telefones (73) 3634-4068 ou 99974-2263 (Ilhéus) e (73) 3613-9734 ou 99974-2262 (Itabuna).

Estiveram presentes: a gerente regional e o gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo e Michel Lima; o superintendente executivo da Caixa Econômica Federal na região Sul, Lucas Ribeiro; o gerente geral, Ricardo Rehem; e o gerente de varejo, Reinaldo Cardim

Leia em: 2 minutos

A gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, se reuniu com o superintendente executivo da Caixa Econômica Federal na região Sul, Lucas Ribeiro, para criar estratégias que possam auxiliar os pequenos negócios da região durante o pré e pós atendimento para solicitação de linhas de créditos com a garantia do Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas (Fampe).

A reunião contou com a presença do gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, além de outros representantes da Caixa: o gerente geral, Ricardo Rehem, e o gerente de varejo, Reinaldo Cardim.

No encontro, foi estabelecida uma parceria mútua entre as instituições para dar suporte ao Fampe. O Sebrae fará indicação aos clientes sobre as possibilidades de acesso ao crédito, assim como, a Caixa e recomendará aos empresários que procurem orientações no Sebrae sobre a tomada de crédito mais consciente.

Para o superintendente da Caixa, Lucas Ribeiro a orientação do Sebrae para a aquisição do crédito faz com que o empresário se planeje e, consequentemente, tenha êxito e melhor utilização do recurso.

Essa parceria é fundamental no momento da pandemia. Além do trabalho assistido do Sebrae, ter o crédito com taxas mais baixas em um momento de socorro, garante empregos e mentem a economia girando. Então, a Caixa e o Sebrae, juntos, nesse momento, formam uma força enorme para todo o empresariado e toda comunidade econômica”, avaliou Lucas Ribeiro.

FAMPE
O convênio assinado entre o Sebrae e a Caixa Econômica Federal, em abril de 2020, faz parte do pacote de medidas das instituições para reduzir o impacto provocado pela crise do novo coronavírus sobre os pequenos negócios no Brasil. As linhas de crédito são destinadas a Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Com a parceria, os empreendedores contam com a obtenção de crédito assistido pelo Sebrae. Nesse sentido, os empreendedores têm à sua disposição tutoriais, capacitações EAD e presenciais, bem como consultorias. O atendimento está voltado às necessidades de cada público específico.

Notícias mais lidas

Outros assuntos