Raimundo dos Santos roda a região atendendo clientes

Leia em: < 1 minuto

Ele se chama Raimundo Silva dos Santos, percorre as ruas de Itabuna e também de cidades vizinhas, para atender dezenas de clientes que estão à sua espera. O ofício, amolador de alicates e tesouras, aprendeu há quase duas décadas, com muito orgulho lembra. “Aprendi na minha terra, em Peruíbe (SP), há cerca de 20 anos. Quem me ensinou foi o meu sogro, Sr. Cícero dos Santos. Até hoje lembro com satisfação, ele me deu a filha e ainda me ensinou um ofício”.

Para prestar o seu serviço, basta um chamado das clientes. “Tenho clientes em Itapé, Ibicaraí, Floresta Azul e aqui em Itabuna. Sou muito grato a todas elas”, destaca, lembrando que para ir a outras cidades, ele leva a bicicleta que também funciona como sua ferramenta de trabalho, no bagageiro do ônibus. Quem quiser conhecer o trabalho de Sr. Raimundo, basta ligar para (73) 9 8830-6990.

 

O evento de skate será 100% online e gratuito

Leia em: < 1 minuto

Estão abertas inscrições para Desafio Skate em Casa, que tem como objetivo motivar os atletas e incentivá-los a se manterem ativos, adaptando os treinos em casa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento até o próximo dia 20 de janeiro. A competição online é realizada pela Federação de Skateboard do Estado da Bahia, com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, através do programa Esporte Por Toda Parte.

O Desafio Skate em Casa será disputado na modalidade street em seis categorias: infantil, mirim, iniciante, amador, máster e open. Após a inscrição, cada competidor deverá gravar um vídeo de até 30 segundos executando manobras. Todo material será julgado pela equipe de arbitragem do evento. Os três primeiros de cada categoria serão premiados, além de um atleta masculino e feminino escolhidos pela votação popular. Os participantes concorrerão ainda a prêmios exclusivos que incluem peças como: trucks, rodas e shapes.

A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo através do canal do Desafio Skate em Casa no Youtube, no dia 20 de fevereiro. Nesta ocasião, serão divulgados os vencedores eleitos pela comissão avaliadora e pelo voto popular. Este resultado valerá como classificação para os skatistas federados, sendo contabilizado como parte do ranking do skate baiano de 2020.

O Desafio Skate em Casa é o primeiro evento de skate 100% online e gratuito da Bahia, focado em incentivar a prática esportiva do skate, enquanto uma oportunidade de lazer para todas as idades, gêneros e municípios da Bahia.

ROTEIRO
Período de Inscrições: 8 a 20 de janeiro de 2021
Resultado da Seletiva: 7 de fevereiro de 2021
Votação Popular: 7 a 11 de fevereiro de 2021
Transmissão On-line – Grande Final: 20 de fevereiro de 2021

CONTATOS
www.skateemcasa.com.br 
WhatsApp Institucional

Tags: , ,

A carga foi recuperada em Tanque Novo, Bahia

Leia em: < 1 minuto

Uma carga de material agrícola, avaliada em mais de um milhão de reais, foi recuperada por equipes da Delegacia Territorial, em Tanque Novo. O caminhão havia sido roubado na cidade de Poções, na região sudoeste da Bahia, e foi localizado nas imediações da BR-156, em uma área de mata fechada.

As equipes realizaram as diligências, com a finalidade de encontrar os responsáveis pelo roubo e receptação dos produtos. A carga deve ser restituída ao proprietário.

O vereador Porfírio (PT) concedeu uma entrevista Exclusiva para o Pauta Blog

Leia em: < 1 minuto

Confira a entrevista nesta quarta-feira (20) com o vereador Manoel Porfírio (PT). Comentou sobre vários assuntos, e um deles, sobre o seu apoio ao governo do prefeito Augusto Castro (PSD): “A cidade espera uma grande união. Não sou homem de atropelar ninguém”, disse o vereador petista.

 

//

A ferrugem asiática deixou em alerta os sojicultores baianos

Leia em: < 1 minuto

Detectada mais uma vez em 2021 no início do calendário de plantação da soja, antes mesmo do período da colheita na região oeste da Bahia, a ferrugem asiática, a mais importante praga que ataca a lavouras da oleaginosa, deixou em alerta os sojicultores baianos, uma vez que o fungo é responsável por incalculáveis prejuízos no campo.

A ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) dispara o sinal vermelho para que eventuais novas ocorrências não comprometam a safra 2020-2021, com expectativa de recorde histórico na produção, algo em torno de 6,4 milhões de toneladas, segundo dados do IBGE.

A expectativa favorável envolve o monitoramento contínuo da ADAB que fiscaliza o cumprimento do calendário do vazio sanitário (entre junho e setembro) com o objetivo de quebrar o ciclo da praga, período estabelecido em Portaria estadual embasada em critérios científicos que define as temporadas específicas de plantio, colheita e vazio, esta última para que o terreno esteja livre de plantas vivas, evitando que o Phakopsora pachyrhizi sobreviva e se reproduza.

//

Rui Costa (PT), gerenciará um orçamento que está projetado em R$ 49,3 bilhões

Leia em: < 1 minuto

O Governador Rui Costa (PT) sancionou, nesta terça-feira (19), a Lei Orçamentária Anual (LOA) da Bahia para este ano de 2021. A LOA estima a receita e fixa a despesa do Estado, apresentada sob a forma de orçamento-programa. O Orçamento está projetado em R$ 49,3 bilhões. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado. O texto foi aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na segunda-feira (18).

A Área Social está contemplada com R$ 30,1 bilhões, 62,4% do total de recursos orçados para 2021. Têm participação destacada na LOA as funções Saúde (15,7%), Educação (13,1%) e Segurança Pública (10,2%).

A expectativa para 2021 é que a retomada gradativa da atividade econômica no estado impulsione a recuperação dos setores da Indústria e dos Serviços, os mais atingidos pelos impactos causados pela pandemia do coronavírus.

 

Tags: , , ,

//

Hang vinha promovendo, ao lado de outros empresários, tratamentos sem comprovação científica contra a doença

Leia em: < 1 minuto

O empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan e um dos principais apoiadores do presidente Jair Bolsonaro no meio corporativo, está internado no Hospital Sancta Maggiore, no bairro do Morumbi, em São Paulo, após contrair Covid-19.

Hang, ao lado de outros empresários bolsonaristas, tem promovido tratamentos sem comprovação científica como forma de prevenção à covid-19, como o uso da hidroxicloroquina (remédio utilizado no tratamento da malária) e a ivermectina (vermífugo).

O empresário, que tem 3,4 milhões de seguidores apenas no Instagram, também fez postagens críticas à CoronaVac, vacina aprovada no último fim de semana pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De Terra e Estadão.

//

Fábio Vilas-Boas, secretário da Saúde, aplicou as doses da vacina nos quatro primeiros imunizados na Bahia

Leia em: 2 minutos

Uma enfermeira de 53 anos, uma idosa de 83, um médico de 30, todos negros, e uma indígena do povo Tuxá de 31 anos foram as quatro primeiras pessoas a serem vacinadas contra a Covid-19, na Bahia. O governador Rui Costa acompanhou a imunização histórica, que aconteceu na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em Salvador, na manhã desta terça-feira (19).

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que aplicou as doses da vacina nos quatro primeiros imunizados do estado, reforçou os esforços do Governo da Bahia para ampliar a quantidade de imunizantes. “São mais de 376 mil doses de esperança injetadas no povo baiano. Vamos trabalhar daqui pra frente para ampliar o número de vacinas e convencer o Governo Federal de que é necessário ampliar o leque de vacinas, porque estamos perigosamente na mão de um único país. Qualquer problema de ordem técnica, industrial ou política poderá colocar o povo brasileiro em risco”, afirmou.

A enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinha, que atua no Instituto Couto Maia; o médico Uenderson Barbosa, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); a indígena Deisiane Tuxá, que trabalha na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais; e dona Lícia Pereira Santos, idosa que mora, desde 2014, no Centro de Geriatria das Osid, foram as pessoas escolhidas para receber doses dos imunizantes desenvolvidos pelo Instituto Butantã, em parceria com a chinesa Sinovac Biotech.

Todos se enquadram no público-alvo que faz parte da fase 1 do plano de vacinação contra a Covid-19: profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à doença e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais.

A bula da Coronavac aponta um intervalo de 14 a 28 dias entre a primeira e a segunda dose, e por isso é imprescindível que o cidadão a ser vacinado leve o cartão de vacinação.

//

O transporte aéreo das vacinas foram realizados pelos helicópteros da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador

Leia em: < 1 minuto

Os helicópteros da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador finalizam, na manhã desta terça-feira (19), a fase de transporte aéreo das vacinas contra o novo Coronavírus. Quarenta cidades recebem as doses, desde as primeiras horas da madrugada.

Nove aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer) e da Casa Militar seguem se revezando nas distribuições, sem interrupção. Feira de Santana, Barreiras, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Itabuna, Ilhéus, Gandu, Arataca e Brumado foram alguns dos municípios que já receberam as doses.

“Sem as aeronaves, levando em consideração as dimensões da Bahia, gastaríamos muito mais tempo com esse transporte. Empregamos todo o efetivo nessa missão, que esperamos que seja a primeira de muitas”, destacou o comandante do Graer, coronel Renato Lima.

//

Ivonete Nascimento foi a primeira a receber a vacina, em Ilhéus, e ela foi vacinada pelo prefeito Mário Alexandre

Leia em: 2 minutos

“Estou muito feliz e honrado em iniciar a vacinação contra a Covid-19 aqui em Ilhéus”, disse o prefeito e médico, Mário Alexandre, na manhã desta terça-feira (19), após imunizar a Técnica de Enfermagem do Hospital São José, Ivonete Nascimento, de 59 anos, a primeira a receber a vacina na cidade.

“Salvar a vida das pessoas era o que eu sonhava desde o primeiro dia da pandemia aqui em Ilhéus”, continuou o prefeito, ao enfatizar a importância da chegada da vacina para o combate à Covid-19. “Vamos continuar trabalhando para imunizar a população conforme o planejamento, para o bem de cada ilheense dessa terra que tanto amamos. Minha alegria não cabe no meu coração”, completou o prefeito Mário Alexandre, em um dia histórico para a saúde pública de Ilhéus e de todo o país.

Entusiasmada com o momento, Ivonete não escondeu sua satisfação. “É muito emocionante porque eu, entre muitos, fui a primeira a ser contemplada. Isso é gratificante. Eu espero que muitas pessoas tenham essa mesma oportunidade. A ansiedade é grande para a gente se libertar desse vírus”, disse a Técnica, que agradeceu ao prefeito pela vacina.

Chegada da Vacina da Covid-19 no Sesp
O ato, realizado em uma sala do Colégio Fênix, ao lado do CAE III, antigo Sesp, Avenida Canavieiras, deu início à execução da primeira fase do Plano Municipal de Imunização para vacinar os trabalhadores da saúde; os idosos abrigados de 60 a 80 anos ou mais; e indígenas. Antônia Pires, 67 anos, técnica de Enfermagem, e outros 33 profissionais de saúde, também receberam a primeira dose imunizante da Covid-19.

As vacinas chegaram à cidade ainda na madrugada de hoje (19) e foram encaminhadas ao Núcleo Regional de Saúde (NRS) Sul, vinculado à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O prefeito lembrou que a pandemia não acabou e pediu aos ilheenses que continuem com os cuidados e medidas preventivas.

Notícias mais lidas

Outros assuntos