Tudo indica que o deputado estadual Fabrício Pancadinha (Solidariedade) está pavimentando a estrada para caminhar ao lado do governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), em 2026. As recentes reuniões do parlamentar com integrantes do governo estadual indicam que a aliança pode estar cada dia mais próxima.
O que chama a atenção é que, nas Eleições Municipais de 2024, Pancadinha candidatou-se a prefeito de Itabuna com o aval do ex-prefeito de Salvador e ex-candidato a governador, ACM Neto (UB). Inclusive, o deputado foi a razão da ruptura da aliança entre o mandachuva do União Brasil e o Capitão Azevedo.
Passadas as eleições, parece que o deputado ‘’acordou’’ e resolveu reagir, ou seja, dar um novo rumo em sua caminhada política mirando uma fusão com o governo do estado. O parlamentar já se reuniu algumas vezes com o presidente da Conder, José Trindade, e com o secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola, para discutir pautas ligadas a Itabuna.
Resta saber como ACM Neto e, principalmente, o eleitorado vai reagir a essa possível mudança de rota. Pancadinha pode estar tentando salvar a tentativa de reeleição, mas uma oscilação nesse sentido também pode significar uma grande derrota no pleito de 2026.
Pancadinha concorreu pela primeira vez pelo PCdoB; já em 2022, foi eleito deputado pelo Solidariedade